25 sinais de que você está definitivamente ficando mais velho

Não são só as marcas no rosto e o embranquecimento dos cabelos que mostram o avanço do tempo

Maya Santana, 50emais

Aos 66 anos de idade, beirando os 67, é claro que sei que envelheci e continuo envelhecendo a todo instante. Mas, ler este artigo de Guillermo Alonso, do El País, me fez me sentir um pouco mais velha: me encaixo em tudo que ele enumera. Alguns pontos do artigo apresentados como sinal de envelhecimento são muito engraçados, como este: “Os seus cabelos decidiram abandonar a sua cabeça e se mudar para outros lugares do seu corpo nos quais nunca deveriam ter estado.” Essa afirmação, além de hilária, é absolutamente verdadeira: e aqueles pelos que começam a aparecer no nariz? E os longos fios embaixo do queixo – resquício solitário de uma barba que nunca tivemos? É preciso levar tudo com um certo humor.

Leia:

Todos envelhecemos. Todos os dias. Quando você acabar de ler este texto será um pouco mais velho do que ao começar. E, paradoxalmente, embora esta seja a melhor das possibilidades (pense em qual é a única alternativa a se tornar mais velho), a passagem do tempo e ultrapassar certas décadas e cifras simbólicas sempre causaram temores e inquietação para todos nós. Existem realmente as crises da idade ou são uma invenção do marketing?

“É possível que essas crises estejam mais relacionadas com momentos de transição social do que com a manifestação de traumas não resolvidos”, explica Violeta Alcocer, neuropsicóloga clínica. “Cada década tem seus próprios marcos e mitos; aos trinta parece que a obrigação é ter um companheiro estável e formar uma família, aos quarenta se espera de você certa estabilidade profissional, aos cinquenta é preciso enfrentar sinais evidentes de envelhecimento físico, como o aumento do peso ou a calvície… É quase inevitável que em torno dessas idades as pessoas se façam determinadas perguntas sobre seu projeto de vida.”

Há algum marco em que a pessoa comece a sentir o peso da idade? As manifestações físicas são óbvias, mas fala-se de outros momentos mais emocionais. Por exemplo, esse em que atingimos a idade de nossos pais quando nos tiveram. “Esse marco da idade dos seus pais existe e pesa bastante”, confirma Alcocer, “se você estiver consciente disso, ou não”.

1. Facebook, tudo bom. Twitter, mais ou menos. Instagram, quase nunca. Snapchat não tem nem ideia do que é isso.

2. Os filmes começam a parecer longos demais. Os episódios de mais de 50 minutos começam a parecer longos demais. As comédias na TV com episódios de 22 minutos têm a duração ideal, mas te incomodam as risadas enlatadas.

3. Mas, curiosamente, você se surpreende repetindo cada vez com mais frequência: “Como o tempo passa depressa”.

“O tempo passa depressa quando temos muita atividade”, alerta a psicóloga. “Conviver com crianças ou adolescentes também pode influir nessa sensação, já que seu ritmo de amadurecimento é mais veloz que o de uma pessoa de quarenta ou cinquenta.”

4. Você não conhece a versão de ‘Aquele Abraço’, de Anitta, mas somente a original de Gilberto Gil

5. Quando os seus amigos te propõem ir a um novo local tomar uma bebida e você só pergunta se a música é alta demais e se há sofás.

6. O mesmo banco que até pouco tempo atrás te enchia de telefonemas para te convencer das virtudes da sua Conta Jovem telefona agora com voz mais solene para falar da necessidade de fazer um seguro de vida.

7. Você não saberia dizer a que se dedicam exatamente um ‘youtuber’ ou um ‘influencer’, só que ganham muito dinheiro e que às vezes você sente vontade de dar-lhes um cascudo e lhes dizer que não sabem nada sobre a vida.

A neuropsicóloga acrescenta como outro fator importante para envelhecer com saúde “substituir a rejeição e a intolerância pela curiosidade. Do ponto de vista neurológico, nosso cérebro vai perdendo o interesse por aprender e pela novidade à medida que completamos mais anos.” E acrescenta: “Por isso, algumas pessoas se tornam cada vez mais intransigentes”.

8. É sábado e às 9 da manhã você já está acordado. É domingo, e também.

9. O menu de opções de travesseiros dos hotéis, algo que você não sabia que existia até segundos atrás, de repente é uma questão essencial para as suas viagens.

10. E você chegou à conclusão de que há algo importante em que vale a pena gastar todas as suas economias: um bom colchão.

11. Faz tempo que os jogadores bilionários são mais jovens que você, mas você tem a sensação de que o último que ficou na moda poderia ser seu filho.

Neymar, de 26 anos, recebe salário mensal de 3.069.520 de euros (cerca de 12.300.000 reais). Isto é, 16.000 reais por hora. 16.000 reais. Por. Hora. O que você fazia com 26 anos?

12. Ganhar meias e roupa de baixo confortável como presente de Natal já não é uma tragédia, mas uma enorme alegria.

13. Você conhece algumas canções da moda entre os adolescentes, e só pedacinhos porque tocam de vez em quando durante os reality shows que você encontra às vezes ‘zapeando’

Um total de 84% dos jovens entre 16 e 24 escuta música principalmente pelos celulares, enquanto somente 30% das pessoas na faixa dos 55 e 64 anos fazem isso, segundo o informe Music Consumer Insight. Clique aqui para ler mais.

Um comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*