Você chegou aos 60 anos? A vacinação contra a gripe já começou

A vacina oferecida pelo SUS é contraindicada para quem tem alergia a ovo

A vacina oferecida pelo SUS é contraindicada para quem tem alergia a ovo

Maya Santana, 50emais

A minha amiga Tinda Costa, sempre na dianteira da vida, foi quem me alertou: Hoje, segunda-feira, 17 de abril, começa a vacinação contra a gripe. Antes das 8 da manhã, lá estava ela na fila, aguardando sua vez de ser imunizada. É muito raro eu ficar gripada. Talvez por isso esteja sendo displicente: apesar de já ter chegado aos 66 anos, esta será a primeira vez que vou tomar a vacina. Há toda uma mobilização para que nenhum idoso do país deixe de comparecer a um posto de saúde para tomar sua dose.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas no Brasil inteiro. Este ano, os professores da rede pública e privada foram incluídos na lista dos que têm o direito de serem vacinados gratuitamente, pelo SUS, que também inclui idosos (a partir dos 60 anos), Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais da área da saúde,indígenas,
pessoas que estão presas e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

De acordo com informações oficiais, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. O ministério da Saúde informou que 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões já foram distribuídas aos estados.

Não podem ser vacinados
A vacina oferecida pelo SUS é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico. E não se esqueça que os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos. Isso, porque a imunidade contra os vírus cai e também porque o vírus da gripe sofre constantes mutações. Clique aqui para mais informações sobre a vacinação.

Compartilhe este postShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Um comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*