Brasil terá maior número de pessoas com Alzheimer do mundo

No Brasil, o número de pessoas com Alzheimer passou de de 1,2 milhão. E, a cada ano, surgem 100 mil novos casos.

Em torno de 1,2 milhão sofrem da doença no Brasil. E surgem 100 mil novos casos todo ano.

Maya Santana, 50emais

Eu fiquei assustada com a informação dada no vídeo abaixo pelo Dr.Fábio Moulin, neurologista, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, de que, num futuro que ele não precisou, seremos o país com maior número de pessoas sofrendo de Alzheimer, a forma mais comum de demência. O dado, segundo ele, é da Organização Mundial da Saúde e tem a ver com o envelhecimento da população: “O Brasil será o maior país em incidência e prevalência de Alzheimer”, garantiu, explicando que “Alzheimer não é doença de um cérebro, de um indivíduo. É doença de uma sociedade.” O especialista assegurou que nem todas as causas de Alzheimer são genéticas. “Ao contrário, estima-se que 50% dos pacientes com a doença poderiam não tê-la tido, se tivessem feito da vida algo diferente do que fizeram”. No vídeo, Dr. Fábio afirma que Alzheimer pode ser evitado ou, no mínimo, retardado. Uma das dicas que dá: “Só aprender uma nova língua atrasa o aparecimento da doença em cinco anos.”

Veja o vídeo:

Não deixe de ler a crônica da jornalista e escritora Leila Ferreira

O mal de Alzheimer afeta principalmente as pessoas mais velhas, não tem cura e só agrava com a passagem do tempo. A ciência ainda não descobriu a origem do Alzheimer. Neste outro vídeo, Dr. Dráuzio Varela explica a doença e suas consequências para o paciente e para a família:

Clique aqui para ler “Crônica de uma filha que perdeu a mãe para o mal de Alzheimer”, da jornalista e escritora Leila Ferreira.

Um comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*