Como Frida Khalo tornou-se tão conhecida no mundo inteiro?

A artista mexicana ganha cada vez mais admiradores à medida que o tempo passa

A artista mexicana ganha cada vez mais admiradores

Maya Santana, 50emais

À medida que o tempo passa, Frida Kahlo, a pintora mexicana casada com o pintor Diego Rivera, ganha mais admiradores. Frida morreu jovem, aos 47 anos, depois de passar longos anos sentindo dores, consequência de um acidente na juventude. Nesta quinta-feira, 6 de julho, completa 110 anos que ela nasceu. Com sua força, Frida Kahlo atravessou os tempos, tornando-se uma das grandes figuras das artes plásticas do México. Transgressora, era daquelas que viviam à frente de seu tempo. Foi uma mulher extraordinária, como mostra esta reportagem de Laís Modelli, para o site da BBC Brasil.

Leia:

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida por Frida, seguido do sobrenome alemão herdado do pai, Kahlo, completaria 110 anos no dia 6.

Desde a sua morte, em 1954, em sua casa na Cidade do México, vida e obra da pintora se tornaram famosas principalmente pela América e Europa.

Além das pinturas e esculturas feitas durante sua curta vida, fotografias, vídeos, documentos, desenhos, cartas e até o diário íntimo da artista viraram objetos de interesse público.

“O conceito de usar a si mesma como tema de sua obra elevaram Frida a um lugar excepcional”, aponta o escritor mexicano Francisco Haghenbeck, autor do livro O segredo de Frida Kahlo.

As principais obras da pintora são seus autorretratos – especialmente uma série de quadros em que ela aparece de corpo inteiro, muitas vezes sangrando, sofrendo e em hospitais.

Frida com Diego Rivera. Eles se divorciaram, mas tornaram a se casar

Frida com Diego Rivera. Eles se divorciaram, mas tornaram a se casar

Na última década, os objetos artísticos e pessoais da mexicana têm circulado o mundo em diversas exposições. E a imagem de Frida também se transformou em um ícone pop: seu rosto estampa camisetas, canecas, ímãs de geladeira, bolsas e diversos produtos.

“Kahlo reúne em uma só pessoa e obra vários elementos que contribuíram para que sua imagem se tornasse em mito: o exótico, o mundo subdesenvolvido como pano de fundo e o ser mulher, além de um talento plástico inegável e original”, disse à BBC Brasil a professora da Universidad Autónoma Metropolitana de Xochimilco, Eli Bartra, autora de Frida Kahlo. Mujer, ideología, arte.

Veja imagens de Frida e Diego Rivera:

Mito
Segundo Bartra, o mito em torno de si começou a ser construído pela própria artista em vida. “Nos lugares por onde passou, na Europa e nos Estados Unidos, a vida e a obra de Frida despertaram muito interesse. Com sua morte, estes lugares deram continuidade a construção do mito.”

“Logo veio o interesse das feministas alemãs, por causa de sua origem alemã e por causa do nome ‘Frida’. O movimento de ‘chicanos’ (mexicanos que moram nos EUA) também passou a se interessar pela figura da artista por acreditar que ela representava uma mexicanidade por excelência”, explica a pesquisadora. Clique aqui para ler mais.

Um comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*