8 fatores que levam ao envelhecimento mais rapido do rosto

De nada adianta gastar tubos de cremes de beleza e muito dinheiro em tratamentos estéticos se você não mudar alguns hábitos

Maya Santana, 50emais

Todos os maus hábitos listados neste artigo da revista Donna, responsáveis pelo envelhecimento precoce do rosto, são do conhecimento de todo mundo. Quem não sabe que cigarro faz mal? Que beber além da medida fragiliza e envelhece? Mesmo assim, é sempre bom lembrar que esses hábitos são danosos à saúde, para que a gente não caia na tentação. Uma das principais causas do envelhecimento, por exemplo, chama-se açúcar. É um produto que vicia, está comprovado. No entanto, para pessoas como eu, mesmo ciente de seus efeitos negativos, é dificil não comer doce. Mas vamos à relação dos fatores que realçam as marcas deixadas pela passagem do tempo.

Leia:

Não existe mulher que não se preocupe com a aparência da pele. E, com o passar do tempo, os cuidados com a saúde da cútis devem ser ainda mais intensos. Rugas, linhas de expressão, flacidez e falta de luminosidade tornam-se os principais inimigos da pele com o chegar da idade. Mas de nada adianta gastar tubos de cremes de beleza e muito dinheiro em tratamentos estéticos se você não mudar alguns hábitos.

Cigarro, estresse e açúcar demais estão no topo da lista de hábitos que causam o envelhecimento precoce da pele, por exemplo. A seguir, a biomédica esteta Natalie Lucasech lista outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce.

1 – Cigarro
A constante absorção de nicotina prejudica a circulação do sangue na pele, tornando-a ressecada e sem a umidade natural produzida pelo organismo.

2 – Estresse
Quando o estresse se torna crônico, tem repercussões biológicas que afetam a pele, acelerando visivelmente seu envelhecimento: pele com menos brilho, mais fina, com menos elasticidade e com o aparecimento de linhas finas, rugas e manchas de idade, flacidez. Outro dano colateral é a redução da quantidade de colágeno produzida pelo corpo, o que faz a pele perder sua elasticidade.

3 – Exposição excessiva ao sol
O sol é importante para a saúde, pois a partir dele o corpo pode obter a vitamina D, essencial a muitas funções do organismo. Entretanto, a exposição solar exagerada e sem proteção, ao longo da vida, pode aumentar os riscos de manchas e câncer de pele.

4 – Produtos inadequados

Usar produtos inadequados para seu tipo de pele ou produtos corporais na face pode, muitas vezes, prejudicar a região.

– Isso acontece porque algumas formulações são muito agressivas, alteram o pH natural, ressecam a pele ou o contrário, estimulam a oleosidade do local, obstruindo poros e causando manchas, acne e até descamação – explica Natalie Lucasech.

5 – Dormir pouco
Durante o período de sono, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde.

– O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios, como o de crescimento e insulina, consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura – comenta a biomédica.

6 – Não tirar a maquiagem
Se a limpeza da pele no fim do dia não for bem feita, removendo totalmente a maquiagem, os resíduos vão obstruir os poros e impedir que o tecido fique oxigenado. Sem poder respirar, a pele fica oleosa e sem vida. Podem ainda surgir ainda cravos e espinhas.

7 – Má alimentação
Para a especialista, a alimentação é essencial na hora de cuidar da pele.

– Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, vitaminas A, C, E e coenzima Q10 reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem.

8 – Álcool em excesso
Ninguém precisa evitar aquela taça de vinho durante o jantar, já que ele contém uma importante ação antioxidante. Porém, vale ressaltar que o excesso de bebidas alcoólicas barra a absorção de vários nutrientes e provoca o aumento dos terríveis radicais livres.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*