Anime-se: meia hora de caminhada ajuda sua saúde e a autoestima

Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício

Maya Santana, 50emais

Nem sei quantos artigos já publiquei aqui no 50emais sobre os fantásticos benefícios da caminhada. Já contei várias vezes também que caminho religiosamente toda manhã. No meio da caminhada, costumo dar uma corridinha. Ao todo, me exercito em torno de uma hora e 15/20 minutos. Sempre pela manhã, que é quando tenho maior disposição. Se deixar para mais tarde, sei que não vou. São estas atividades matinais que me dão a energia necessária para enfrentar o dia bem disposta, sem preguiça. Acho que, depois de uma certa idade, são os exercícios físicos que nos salvam. E, como mostra esta reportagem de Alexandre Sinato para o Uol, não é necessário muito tempo. Como lembra Eduardo Netto, diretor-técnico da academia Bodytech, vale sempre aquela máxima: “Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício.”

Leia:

Trinta minutos. Pode parecer pouco, mas esse é o tempo necessário de caminhada para que uma pessoa comece a ter benefícios em sua saúde. Não importa se ela está fora de forma ou é sedentária há muito tempo: meia hora caminhando é sedentária há muito tempo: meia hora caminhando é o suficiente para que o organismo comece uma mudança interna importante.

Uma máxima resume bem a explicação por trás dessa estratégia. “Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício, não importa qual a frequência”, defende Eduardo Netto, diretor-técnico da academia Bodytech.

Mas, claro, a regularidade é fundamental em termos de saúde. Na caminhada não é diferente. De acordo com Netto, no primeiro dia de atividade já haverá um início de melhora da pressão arterial, por exemplo, mas os benefícios duradouros surgem entre oito e 12 semanas depois, aproximadamente.

“Hoje em dia, para melhorar a qualidade de vida, a pessoa não precisa ir a uma academia ou fazer um treino formal, basta mudar as atividades diárias, como incluir uma caminhada. Para quem busca melhor qualidade de vida, até um exercício de 20 minutos já é positivo. Para emagrecer, no entanto, é preciso acumular mais tempo”, acrescenta Eduardo Netto.

Aumento na autoestima
Entre os ganhos gerados pela caminhada frequente estão o melhor condicionamento cardiovascular, a redução da incidência de diabetes e de doenças causadas pelo sedentarismo e até uma maior autoestima. Clique aqui para ler mais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*