28 de fevereiro de 2012

Os múltiplos benefícios da borra de café


Dá brilho ao cabelo, fortalece plantas e tira odores


O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).

Você também pode usar este método para remover o cheiro de freezers ou refrigeradores. Basta deixar a borra dentro de um recipiente semi-aberto.

Para plantas, é um excelente adubo


Remover o odor de ralos e pias
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? O café usado é a solução. Jogue meia xícara de borra de café dentro do ralo e depois despeje cerca de 5 xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente. Se o odor voltar, repita a operação.

Adubo orgânico
O café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para produzir seu composto caseiro para adubar suas plantas. Ele contém nutrientes importantes para o solo e para a planta. Basta misturar a borra a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e adicioná-los à terra. Está pronto seu adubo caseiro.

Afugenta o mosquito da dengue


Combater à dengue
O café é um forte agente no combate ao Aedes aegypti. Ele contém propriedades que impedem o desenvolvimento da larva e espanta o mosquito, descartando o uso de inseticidas. Além de não prejudicar a planta, a borra de café ainda vai adubá-la. Coloque a borra de café direto no vaso da planta, ou você pode diluir com um pouco de água. Troque a borra a cada semana.

Tingimento
O marrom do café pode ser um belo corante para seus tecidos. E é bem fácil extrair a cor da borra. Basta pegar um punhado dela em um recipiente com água bem quente e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, já está pronta sua tinta.

Ajuda a fixar a cor do cabelo escuro


Brilho aos cabelos
Para ficar com os cabelos mais macios e brilhantes, deve esfregar a cabeça com a borra do café e água durante alguns minutos. Num curto espaço de tempo, os cabelos mais escuros ganharão uma nova vida, pois terão uma coloração mais intensa. Por outro lado, ao esfregar o couro cabeludo com a borra que sobrou do café você evitará o aparecimento da caspa.

Repelente
O seu gatinho de estimação costuma usar o seu jardim como banheiro ao invés de sua caixinha? Saiba que o cheiro incomoda o gato e pode mantê-lo longe do jardim. Prepare uma mistura de borra de café com casca de laranja e jogue sobre o solo. O café, mais o odor cítrico da laranja, vão resolver este problema.

É bom também para afugentar formigas


Fertilizante
Essa mesma mistura de café e casca de laranja também pode servir como repelente para formigas que insistem em atacar suas plantas. O cheiro e a acidez do café funcionam como um inseticida natural, espantando para bem longe as formigas e outras pragas, sem fazer nenhum mal à planta.

O café jogado ao solo não prejudica as plantas, pelo contrário, serve como adubo natural. Quando você for plantar algo em seu jardim, experimente colocar a borra de café junto com as sementes. Esta dica funciona muito bem com cenouras rabanetes.

Categoria: Especiais  Comentários: (1) Compartilhar: Compartilhe esse post no Twitter  Compartilhe esse post no Facebook

 

 

1 comentário


  1. toninho reis

    E para finalizar estas otimas dicas , tomarei um cafezinho com queijo, valeu bjs.



Leave a Reply

 


Desenvolvido por V1 Digital
50 e mais - Todos direitos reservados © 2010-2011 Maya Santana