October 24, 2014
Register     Login

Alimentos de sabor ruim, mas ótimos para a saúde

Um dos campeões de impopularidade é o jiló, porque tem sabor amargo

Sempre tem quem goste, mas a maioria das pessoas faz cara feia ao ver um prato de quiabo, ou só de sentir aquele cheiro tão característico da jaca. Outro que nunca vai conseguir ser campeão de popularidade é o jiló, cuja amargura foi até registrada em uma música de Luiz Gonzaga, segundo quem a saudade “amarga que nem jiló”.

Infeliz, ou felizmente para quem os aprecia, muitos desses alimentos renegados são bastante nutritivos e deveriam, sim, aparecer ao menos eventualmente no cardápio de todo mundo.

Há quem diga que o chuchu é tão sem graça que é o quarto estado da água

Se eles fazem bem, por que as pessoas não conseguem achá-los gostosos? Segundo nutricionistas, há uma série de fatores que levam as pessoas a considerar um alimento gostoso ou não, desde características biológicas – todos nascemos com uma predileção natural por doces – até culturais e psicológicas – os franceses adoram escargots, enquanto a maioria dos brasileiros não consegue nem pensar em pôr um caracol na boca.

Detestado por uns, o quiabo é um fruto rico em vitamina A e potássio.

Toda essa rejeição, no entanto, pode ser contornada, garante a nutricionista Mirela Douradinho Fernandes, da empresa de suplementos naturais Naturalis. “O paladar está muito relacionado com os hábitos alimentares: indivíduos que não têm hábito de ingerir frutas certamente terão uma resistência maior em aceitar esses sabores. Por isso, é importante desde o primeiro ano de vida já começar a ofertar uma dieta balanceada e variada para as crianças”, afirma. Leia mais em www.uol.com.br

Deixe um comentário


4 Comentários

  1. nenez disse:

    Gosto muito de jiló……….

  2. Silvia Cascabulho disse:

    Amo jió… é bom demais… se deixar, como todos os dias!!!!

  3. ÁUREA GONTIJO disse:

    amo jiló

  4. MARIA GORETTI disse:

    GOSTO MUITO JILÓ,MAIS USO POUCO POR FALTA DE RECEITAS