Calendário reúne doze das maiores artistas, poetas e escritoras

Adélia Prado, poeta e escritora mineira, está no calendário

Maya Santana, 50emais

Eu fiquei encantada com este calendário tão criativo, reunindo algumas de nossas mais extraordinárias artistas, poetas e escritoras. São 12 nomes de grandeza universal, cada uma com sua notável contribuição para a arte, em seus vários campos. São elas: a escritora e poeta mineira Adélia Prado, a escritora francesa Anaís Niin, a escultora francesa Camille Claudel, a nossa adorável poeta Cecília Meireles, a escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira Clarice Lispector, a pintora mexicana Frida Khalo, a poeta portuguesa Florbela Espanca, a poeta, dramaturga e ficcionista paulista Hilda Hilst, a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles, a escritora francesa Marguerite Yourcenar, autora de Memórias de Adriano, a também francesa, escritora e filósofa existencialista Simone de Beauvoir, e a excepcional escritora inglesa Virginia Woolf.

A engenhosa ideia de criar esse calendário foi de um grupo chamado A Confraria das Lagartixas, composto, como ele próprio se define, de “mulheres inquietas que buscam o prazer de mergulhar em letras, livros, estantes, bibliotecas, labirintos de histórias que as tiram da terra para viajar num universo paralelo, em busca de sabe-se lá o quê.” O vídeo me foi enviado pela querida colaboradora do 50emais Ana Maria Cavalcanti, que o encontrou na página de Cida Moreira, no Facebook.

Veja o belo calendário:

Vejam que maravilha este calendário das mulheres poetas deste mundo…boa noitinha!!!!!

Publicado por Cida Moreira em Quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Pena que o ano não tenha pelo menos 30 meses. Assim, poderiam ser incluídas outras mulheres da estatura das que compõem o calendário, como Elizabeth Bishop, Carolina Maria de Jesus, Marianne Moore, Marguerite Duras, Cora Coralina, Jane Austen, Nélida Piñon, Toni Morrison e tantas outras tão maravilhosas.

De qualquer forma, sou muito grata à Confraria das Lagartixas por nos brindar com algo tão bonito.

6 comentários

  1. Boa noite,
    Como consigo comprar o calendário?
    Obrigada

  2. Maravilhoso.Nós mulheres sempre nós, a nos fazer um ato de carinho e amor.
    Parabéns pra Vcs, e viva o talento.Bjs

  3. Que pena que nao tem impresso!!!

  4. Os poetas nos salvam da loucura de todos os dias, nos “enlouquecendo” com palavras que nos levam até os céus e parece então estarmos levitando e quando de novo pousamos, o caminhar fica mais leve.
    É isso que a poesia nos faz…torna possível voltarmos para a realidade recheados de afeto e assim bem armados e protegidos do risco de nos embrutecermos com os fatos absurdos de nossa sociedade atual.
    Pois como diz Adelia Prado: “De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo.”
    Uma dose diária de poesia deveria fazer parte de nossa cesta básica, para alimentar nossa afetividade.

  5. Nao acredito que nao tem impresso. Que pena

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*