Dançar, bem ou mal, é excelente para o corpo e para a mente

A dança melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a força muscular, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, diz especialista

Maya Santana, 50emais

Lendo este artigo do instrutor físico Márcio Atalla para o Uol, me veio a ideia de reunir minhas irmãs – somos sete – e umas três vezes por semana, juntas, fazermos uma sessão de dança. Nós todas adoramos dançar. Mas, nem sempre temos oportunidade. Tudo que leio sobre o ato de dançar me mostra que esse é um dos melhores exercícios, pois mexe com o corpo inteiro. O melhor é que a gente se diverte e se exercita ao mesmo tempo. Márcio Atalla afirma que os benefícios em todos os aspectos são impressionantes, quando se dança regularmente. No caso do físico, a dança melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a força muscular, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

Leia:

Confesso que não sou exatamente um pé de valsa, mas boa parte das pessoas adora dançar. E dançar é bom pra caramba! Ir a uma festa e dançar a noite toda é muito divertido e relaxante, além de deixar nosso corpo em movimento.

Quando praticada como atividade física regular, os benefícios da dança são ainda mais impressionantes: ela gera efeitos em todos os aspectos de saúde e bem-estar.

As conquistas abrangem a parte emocional, social, física e cognitiva. Na parte física, há melhora na condição cardiorrespiratória, aumento de força muscular e um grande desenvolvimento na coordenação motora e equilíbrio. O gasto calórico, dependendo da aula, pode ser bem alto, o que ajuda a manter o peso. Além disso, a dança promove impacto, com saltos e outros passos, o que é excelente na manutenção da massa óssea, ajudando na prevenção de osteoporose.

Com o avanço da idade, perdemos em maior quantidade as fibras musculares do tipo 2, que são as de contração mais rápida. Mas quem dança ou dançou a vida toda consegue manter a agilidade dos movimentos, e essa perda é menor. Sem contar no equilíbrio, na flexibilidade, coordenação motora e na consciência espacial, fatores que ajudam na prevenção de quedas, um dos grandes perigos à saúde e autonomia das pessoas mais velhas.

O funcionamento cognitivo é bastante requisitado nessa atividade. Estar no ritmo da música, contar e decorar os passos são formas excelentes de ativar a função do cérebro, e o melhor, sem nem perceber. Ainda há liberação de uma série de neurotransmissores, como a serotonina, que promovem sensação de bem-estar, de alegria, o que pode ser uma ótima arma para tratar depressão e ansiedade.

Tem mais: dançar raramente é uma atividade solitária. Então, o fator social conta bastante. Novas amizades surgem dentro da sala de aula, em ambiente conectado pela música e pela arte de dançar. No solo, dança a dois ou em grupo, o efeito na autoestima e na autoconfiança é igualmente importante.

Então, para quem me pergunta sobre dança, respondo: dançar, sim, faz muito bem à saúde. É uma atividade física. E se você gosta, por que não escolher a dança para ser a sua atividade física, fazer parte da sua vida?

24 comentários

  1. Muito boa essa atividade traz varios benefícios pra alma e pro corpo

  2. Amo dançar e dando sempre que eu posso : se possível um final de semana sim e o outro também

  3. Se eu soubesse o significado das coisas…não precizaria dançá-las…
    Dança…Corpo…Alma…Mente

  4. Gostaria muito de uma indicação de dança, ñ necessariamente dança de salão, até gosto, já fiz e já dancei muito em escolas desse tipo com o meu marido. Tenho 65 anos, adoro dançar e estou buscando atividade nesse gênero mas que me motive pra não desistir dps de 1 mês.

    • Sônia, vc mora no Rio de janeiro? Posso te indicar um trabalho corporal com dança, movimento e expressão . Aliás, t em Campinas, são Paulo, Rio … Rosa. Pode procurar pelo nome aula de movimento expressivo do sistema Rio aberto. Abc.

  5. Que lugares vocês indicam para ir dançar, tenho 53 anos.

    • Se vc residir em São Paulo vc pode ir ao Zais ou Juventus ,as 4as feiras, ou Atlético Ipiranga ou Piratininga.
      Neste caso, digo aos conservadores.
      Se vc preferir estilo balada tem outras indicações.
      Eu prefiro as que indiquei à vc

  6. Tudo bem … excelente matéria, dados sensacionais porém o principal, que eu Acho, é a solução e infelizmente vcs NÃO deram….Teria sim que ser acrescentados locais etc para se praticar a dança…de que adianta saber do bem que faz se vcs NÃO citaram pelo menos alguma pista, já que existe problemas de mídia etc….ahhhh sinto muito mas faltou….ficou a desejar….#prontofaleisim. Boa noite e obrigada.

    • Eu também acho,Falaram tanto e não informaram onde tem local pra as pessoas interessadas procurar.

      • Vilma, o objetivo do artigo é mostrar que dançar faz bem. O local onde vai dançar é que as pessoas têm que procurar, porque cada um mora em um lugar – Rio, Porto Alegre, Manaus, Natal, etc. Então, necessário pesquisar. O. Google ajuda muito. Forte abraço para você e tomara que encontre um local bem legal para dançar

      • A ACM é um excelente lugar, faço aula lá. Dança de salão, e músicas ritmadas!

    • Maya, nas academias vc encontra uma variedade de danças. Na minha academia tem dance Mix,. Ritmos, etc. Bom, esses são os nomes dado pela academia onde faço. E tudo q a matéria fala, eu posso dizer que é bem assim!
      Procure uma academia onde mora e se informe, ok?

  7. Sônia, vc mora no Rio de janeiro? Posso te indicar um trabalho corporal com dança, movimento e expressão . Aliás, t em Campinas, são Paulo, Rio … Rosa. Pode procurar pelo nome aula de movimento expressivo do sistema Rio aberto. Abc.

  8. Sônia Gonçalves caldas

    olá pessoal adorei , dançar faz parte da vida a incorporar na vida da gente é muito bom , não sei dançar nada só me mexo e pronto, mas quando estou com animo . pois aos 65 anos tem dia que eu não consigo me mexer , isto é frequente .. mas vezes ouço a musicas ai sim, mais amei a matéria ..obrigado

  9. Eu me entrego totalmente quando danço. Parece que não sou eu aquela mulher ansiosa e depressiva.Tenho muita tristeza .pois vivo com um homem que bebe e isso me faz mal.Entao é dançando que extravasoos meus sentimentos , minhas angústias.Quando a festa termina parece que o mundo acaba para mim.Fico triste e mau humorada.

  10. En Buenos Aires las personas mayores.somos amantes del baile.Hay muchos lugares donde bailar y es importante para el cuerpo, ademas somos muy sociables y conocemos gente y nacen amistades y hasta romances. Yo tengo 76 años y bailo muy bien desde mi juventud. La danza me mantiene joven de espiritu. Recomiendo la danza a todos.

  11. Que tal publicar endereços possíveis de dança para maiores de idade em São Paulo???

    Agradeceria, muito.

  12. Dou aula dança ventre turca
    (11)94102-0929
    Aisha Ganza

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*