Jane Fonda chega aos 80 anos trabalhando e esbanjando energia

Jane Fonda nasceu em Nova York, EUA, em 21 de dezembro de 1937

Ana Maria Cavalcanti, 50emais

Jane Fonda chega aos 80 anos impecável. Continua elegante, com muita garra e em grande forma física e profissional. A Netflix acaba de lançar seu mais recente filme, Nossas Noites, sobre um casal de idosos que se une para enfrentar a solidão, no qual Jane contracena com Robert Redford, 81. Ela também foi indicada ao Emmy de Melhor Atriz pela sua atuação no seriado da Netflix Gracie & Frankie. Um grande sucesso. Tanto que já foi anunciada para março do ano que vem a quarta temporada do seriado. Na festa do Emmy, em setembro, Jane apareceu com um vestido longo, rosa, colado no corpo magro. Mais: o cabelo tinha uma franja e um rabo de cavalo longo. Uma ousadia, sem dúvida.

Na festa da entrega do Emmy, há dois meses

Gracie & Frankie foi ao ar pela primeira vez em 2015. É uma das primeiras séries tratando da vida na terceira idade. Os quatro atores principais têm mais de 70 anos. Resumindo a história: dois casais de amigos – Jane Fonda e Martin Sheen, e Lily Tomlin e Sam Waterston – vivem tranquilamente há 40 anos. Até que um dia os quatro saem para jantar e os maridos confessam para as duas que eles estão apaixonados um pelo outro e vão se casar. A série mostra como a vida segue com esta nova versão da família.

A veterana atriz, filha do renomado ator Henry Fonda (a mãe, a socialite Frances Seymour Ford, suicidou-se quando ela tinha 12 anos), e irmã do também ótimo ator Peter Fonda, começou sua brilhante carreira há quase 60 anos, em 1960. Já era um símbolo sexual em 1968, quando fez Barbarella, dirigida por Roger Vadim, diretor francês com quem viveu de 1965 a 1973. Conquistou uma coleção de prêmios, inclusive dois Oscars de Melhor Atriz, por sua atuação em Klute (1972) e em Amargo Regresso (1979). Sempre bela e ativa, casou-se quatro vezes e teve três filhos.

Foi pelo magnata Ted Turner, dono da CNN, que ela deixou o cinema

Por causa de um amor, no caso Ted Turner, o todo-poderoso fundador do Canal de TV internacional CNN, Jane deixou o cinema, em 1990. Passou a fazer vídeos em casa, através dos quais ensinava exercícios para manter a boa forma física. Com seu corpo escultural, tornou-se uma espécie de “guru”. Vendeu 17 milhões de cópias de vídeos apenas nos Estados Unidos. Foi somente 15 anos depois, em 2005, divorciada de Ted, que ela voltou à telona. E com a corda toda. Seu primeiro papel depois de tanto tempo, foi em “A Sogra”. A volta ao cinema não poderia ter sido melhor: o filme foi aquele sucesso de bilheteria.

Com Robert Redford, 81, no seu mais recente longa “Nossas Noites”

Atriz, escritora, ativista política de esquerda, ex-modelo e guru de exercícios físicos, Jane Fonda também é conhecida como ferrenha defensora ferrenha dos direitos da mulher. Mas sua saúde nem sempre ajudou. Ela já teve câncer de mama, tem problemas na coluna e duas próteses, uma no fêmur e outra no joelho. “Tenho tanto metal em meu corpo que sou a própria mulher biônica,” diz ela.

Com o pai, Henry Fonda, e o irmão, também ator, Peter Fonda

Apesar disso, Jane Fonda continua se esforçando para projetar uma imagem impecável. Está sempre magra, já fez várias plásticas e se exercita fazendo Pilatis. Seu segredo para chegar aos 80 tão bem? Ela não hesita: “Ainda tenho muita paixão, energia e curiosidade pela vida”.

Veja outras fotos da Jane Fonda:

Em Barbarella, 1968 – traje de Paco Rabane

No filme Klute, que deu a ela o primeiro Oscar

Em Amargo Regresso, 1978, que lhe rendeu o segundo Oscar

Apresentando sua série de exercícios, nos anos 90

Ela usa cada vestido mais espetacular que o outro, como este vermelho e preto

Veja as costas do vestido com o qual ela compareceu à festa do Emmy , em setembro

Todo branco – um dos vestidos mais bonitos

Traje de rainha: desfilando um Versace

Outro vestido de muito bom gosto

Cannes, 2012 : um arraso

Um comentário

  1. UMA MUSA , MULHER ENCANTADORA E TALENTOSA, PARABENS NOSSA GERACAO AGRADECE

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*