“Me deixa ficar velha!”

A atroz Cássia Kiss assumindo os seus cabelos grisalhos

A atriz Cássia Kiss assumindo os seus cabelos grisalhos

Mirian Goldenberg –

Amigas podem ser a maior fonte de pressão e de preconceito com relação ao envelhecimento feminino.

Já reparou a dificuldade feminina para saber o que se pode (ou não) fazer depois de uma determinada idade?
Devo ou não pintar o cabelo? Posso deixar o cabelo comprido? É ridículo ter franja ou fazer rabo de cavalo? Qual é o comprimento adequado da saia? E o tamanho do biquíni?

Uma arquiteta de 57 anos disse: “Parei de pintar o cabelo. Sofri um verdadeiro massacre das minhas amigas. Dizem que estou parecendo uma velha, que desisti da minha vida sexual, que deixei de ser mulher. Os homens até gostam, me acham diferente. Só as mulheres me criticam”.

Uma professora de 60 anos contou:”Adoro ir à praia. Sempre fui de biquíni. Agora parece que sou uma velha ridícula, caquética, pelancuda, que não obedece à regra de usar maiô ou até mesmo de não ir mais à praia. Recebo muitos olhares de censura e comentários violentos de algumas amigas. Elas parecem policiais perseguindo as mulheres que querem envelhecer naturalmente”.

Ela mostra que as amigas podem ser a maior fonte de pressão e de preconceito com relação ao envelhecimento feminino.

“Todas as minhas amigas já fizeram plástica ou colocaram botox. Minha melhor amiga fez correção nos olhos, colocou botox, preenchimento ao redor dos lábios e ainda operou o nariz. Virou outra pessoa. Cada vez que ela me encontra insiste que eu tenho que fazer plástica, que estou com as pálpebras muito caídas, que vou ficar muito mais jovem. Ver o rosto dela tão plastificado me fez decidir não mexer em nada. Sinceramente, eu me acho mais bonita e mais jovem do que ela”.

Muitas não resistem à pressão e acabam fazendo um dos “tratamentos mágicos”, como uma advogada de 47 anos:”Tenho uma amiga que faz de tudo para parecer mais jovem. Ela me convenceu a fazer um tratamento mágico que prometia rejuvenescer minha pele. Gastei uma fortuna e não teve qualquer resultado. Tem tanta promessa no mercado do tipo “pareça dez anos mais jovem” que nós acabamos fazendo loucuras. Muitas mulheres ficam deformadas”.

Ela pergunta: “Será que não está na hora de parar com essa obsessão pela aparência jovem e aceitar a beleza de todas as fases da vida? Dá vontade de gritar: ‘Por favor, me deixa em paz, basta de tantas cobranças e loucuras. Me deixa ficar velha!'”.

Este artigo foi publicado originalmente na Folha de São Paulo. miriangoldenberg@uol.com.br Mirian Goldenberg é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de “A Bela Velhice” (Editora Record) www.miriangoldenberg.com.br

167 comentários

  1. Maria Helena Dantas de Vasconcellos Sena Vilão

    Tenho medo de envelhecer ,estou triste por sentir dores cabelo branco,olhar minhas pernas,bom tenho 61 anos sou Professora e tem criancas que falam quantos anos VC tem? Fico com vergonha.um beijo

    • Não fique vc está tendo a oportunidade de viver . Não de ouvidos a ninguém. ..viva sua vida e seja feliz!!!!

    • Tenho 65 anos me sinto muito feliz vivendo cada fase de minha vida e aproveitando todas …..

      • EU ESTOU COM 76 ANOS ANOS, ACHO QUE TEMPO PASSOU MAIS NÃO ESQUECI! SOU VELHA NÃO SOU SENHORINHA LINDA

        • aridea barbosa bento

          A idade esta na cabeça tem gente de 20 com cabeça de 80 Sou muito feliz sempre muito bom,viver esta entre os vivos tem pessoas Que nao conseguem chegar vamos viver sem preconceitos com saude isso sim e Importante!

      • Tenho 59 anos amo meus cabelos brancos agradeço a Deus toda manhã por mas um dia de vida , tenho 8 filhos que amo de paixão ,e sou feliz sei que Deus é muito bom para comigo,pós tô tendo o privilégio de está viva e envelhecedo ,muitas não tiveram está sorte,de envelhecer.tudo fizeram pela vaidade.

      • Não sei qtos. Anos tenho de fato.hay dia que tenho 12,18,35,60.So sei que sou linda e sensual. To podendooooo rsrsrs .como não quero morrer agora vou envelhecer ….

    • Serenella Picciafuoco

      Não entendo porque vc deveria “ter vergonha”….
      Eu estou com 72 anos, também sou professora (aposentada), nunca fiz nem farei plasticas ou botox, meus cabelos são naturalmente grisalhos / prateados ( elogiadissimos), me orgulho da vida que tive e me ufano de ter vivido intensamente meus 72 anos. Amei minha profissão e não vejo porque “ter vergonha”…..acaso, vc acha que teria sido obrigação sua ter morrido antes???
      Na sua idade eu já era VOLUNTARIA EM CIDADANIA, função que ainda exerço. Acho que vc não está se dando o seu devido valor.
      Está precisando SE AMAR MAIS.
      Como haverá de amar o seu proximo como a si mesmo…..alguém que não se ama adequadamente….??????
      Vc ainda é muito nova. Que o digam os centenarios contemporâneos. ….

      • Amei sua resposta. Tenho 64 anos. Aposentada há 3. Sou muito feliz por estar VIVA. Nunca pensei em mexer no meu corpo. Me amo assim mesmo. São as marcas da vida.

      • Muito bem!!!
        Argumentação serviu até pra mim!!!
        Mas a própria pressão é mais difícil que a do meio. Acho que precisa analisar como você se aceitará mais feliz.

      • Maria Beethania Lengruber

        Serenella, é vc ?
        Vc trabalhou no Feliciano Costa em Nova Friburgo?

        Será q te achei ? Faça contato !

        • Serenella Picciafuoco

          Oi !!!
          Sou eu, sim !
          Mas só agora – 29/10/2016 é que vi sua pergunta……
          Adiantará a resposta ?
          Tenho “perfil” no Facebook, moro em Guarapari
          Isso me diferencia de outra omonima que mora na Itália.
          Apareça !!!
          Saudades.

      • Telma Barbosa dos Santos

        Tenho 59 anos quando decidi não pintar mais o meu cabelo, todo mundo queria saber se eu estava bem, Porque diziam que eu sempre foi muito vaidosa, Em toda minha vida devo ter ido talvez ,umas 20 vezes isto quando os momentos sociais mi obrigavam. O bom que eu moro em lugar a onde e comum as mulheres da minha idade se permitirem usufruir dos seus 50 ou mais anos. Em ALTO PARAISO em GOIAIS achamos que temos o direito a uma vida saudável e natural.

      • Que lindo!!! Tenho 45. E ainda nao tenho rugas. Mas já vejo a ação do tempo em meu corpo. Mas, pra mim, envelhecer é natural. É com certeza a melhor opção. Nunca farei BOTOX, plástica, esses tratamentos milagrosos. Vivi e vivo intensamente cada fase da minha vida.

      • Realmente, vc tem toda razão….l

      • Maria das Graças Soares Martins

        Querida, Serenella, adorei seu comentário. Tenho 66 anos e curto casa dia da minha vida. Também já fui voluntária e trabalho com educação de jovens até hoje. Gostaria de saber como funciona o serviço voluntário em cidadania, ao qual você se referiu. Abraços. Graça Martins..

    • Querida quem não envelhece…..morre jovem….feliz daquele q conseguir envelhecer…pense nisso

    • A minha juventude está na alma, a casca externa mostra a maravilhosa caminhada de 65 anos, bem vividos. E me sinto linda assim, com o branco dos cabelos, ruguinhas e gordurinhas inconvenientes kkkkkk

      • Tenho 66 anos,cabelos brancos misturados com os naturais.Tenho rugas ,a pálpebra já caiu,o bigode chinês apareceu,uma certa papada,o corpo flácido mas nada me incomoda.Uso biquíni,faço ginástica,trabalho,assumo meus netos assim como minha solidão com tranquilidade.A única coisa que me incomoda é ver que os homens da minha idade não me olham,preferem garotas.Assim também me incomoda ser paquerada por mais jovens.Gostaria de ter a companhia de um parceiro,mas não vou morrer por isso.A vida segue e é boa.Sou feliz

        • Boa noite!
          Tbm sinto isso, tenho 58, e os homens não me olham faz muito tempo…
          Cortei os cabelos bem curtinhos e deixei de pintar.
          Gostaria de ter me valorizar mais… É como vc diz, homens da nossa faixa etária preferem as mais jovens.

    • Dalva de Araujo Nascimento

      Compreendo sua angústia, mas eu recomendo à você ler um livro, “O Mito da Beleza”, este livro é muito
      difícil de conseguir, comprei-o no sebo, mas já o vi em PDF. Tenho certeza que depois de lê-lo sua opinião e sentimentos com relação a velhice e a beleza será completamente diferente.

      Boa sorte!

    • tenho 65 e estou muito bem, sempre me dao 20 anos a menos, por isso vou retardando fazer plastica, mas se vc nao esta satisfeita consigo mesmo, va a luta. Tenho uma dia q tem 80anos e parece q tem 40anos, varias e varias plasticas, e tudo parcelado no cartao de credito. Espero q meu comentario ajude vc. bj

    • Meu amor, sabe quantos milhoes de pessoas NAO chegaram e NAO chegarao a tua idade??? Disfruta da vida, vc já passou há muito tempo da fase de se preocupar com o que os OUTROS pensam a teu respeito!! SE LIBERTA!! VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO E DEIXA AS OPNIOES DOS OUTROS PARA “OUTROS”.

      • Gostei da resposta, eu vivo meus 54 anos bem vividos, estou trabalhando fora ainda apesar de ser aposentada, faço auto escola já fui reprovada no primeiro exame e vou tentar de novo. Posso fazer tudo que quiser não vejo empecilho apesar de grisalha. Amo minha vida dou muito feliz.

    • Maria Helena, não tenha vergonha de envelhecer! Agradeça a Deus por estar vivendo! Aproveite cada dia e seja feliz!

    • Tenho 50 anos, parei de pintar os cabelos há mais de 10 anos e realmente foram muitos os comentários alguns pró e outros contra a decisão. O mais interessante foi: seu cabelo não combina nada com seu rosto e seu corpo. Minha resposta em agradecimento foi: esta é a intenção. Passei no ENEM pra Nutrição e estou esperando a UFJF voltar a funcionar para começar. Faço um curso de Homeopatia, onde a pergunta para desarmar o cliente é: Como você se sente? Eu me sinto na melhor fase da minha vida.

    • Tenho muito tristeza por ter envelhecido. Sempre fui muito vaidosa e fico muito triste quando me vejo no espelho. As rugas num rosto q foi tão bonito e agora não há nada que eu possa fazer!!!
      Tendo a SOLIDÃO como companheira dia a dia, é muito triste!!!

      • Wanda Garcia Pantwliadis

        Não tenha medo de envelhecer !!! Temos sorte , pois se envelhecemos é porque estamos vivas , os mortos não envelhecem e porosos é bom envelhecer ! Dizem que as pessoas bonitas sofrem mais ao envelhecerem ,pois acham que estão perdendo a beleza ! Não é fácil mesmo envelhecer…….mas , sem dúvida , podemos envelhecer sendo discretas, cheirosas, elegantes , dentes limpinhos para belos sorrisos , e mentes boas pra fazermos da nossa velhice, que é irreversível , uma fase bonita pra ser vivida . Lembre-se sempre : só envelhece quem está vivo !!!!!l

      • Eu TB sinto a mesma coisa.

    • Não estou nem aí. Celebro minha vida todos os dias!!!

    • Li o comem de Andreia. Pernas. Sim são elas tbem que me mostram o tempo…. tenho 58 anos… não tenho medo algum da velhice… mas minhas pernas… aimmm elas começaram a mostrar q o tempo está passando correndo.

    • Boa noite, estou quase com 60 anos, não tenho problemas com minha aparência, não faria nenhuma plástica nem tratamentos milagrosos, acho que toda idade tem sua beleza, sou feliz , alegre de bem com a minha vida de sessentona….

    • Liga nao! To com 46 ja me chamam de tia kkkk

    • Francisco José Aragão lima

      Não adianta não Aparentar, todos têm que Aceitar ficarem velhos, viva o lubrificante vaginal e o viagra! Bjos safada

    • Tenho 45 e muito deprimida por estar envelhecendo, apesar de dizerem que pareço ter menos mas não é o que eu vejo no espelho. Não quero mais me cuidar, evito olhar no espelho, não me reconheço como sempre fui. Não tenho filhos, marido, namorado. Quero só ficar em casa.

      • Minha dica: pratique um esporte. Seus estímulos mudarão. Sou sessentona, não tenho agregado. Mas o kiaikido me rejuvenesce. Experimente.

      • Angélica, não fique deprimida !! Tenho 51 anos, trabalho, vou todos os dias para academia. Faça academia vc vai sentir a mudança, é super gostoso e fará novas amizades !! De um Up em vc mesma, faça atividades física, é tudo de bom !!!

    • Digenir Chaves Fugazza

      Meninas todas a idades são lindas. Só precisamos aceitar.Agradecer todos os momentos vividos. Eu tenho 72 anos indo para os 73 no final do ano. Só faço o que gosto e exatamente a 15 anos não coloca mais tintas no meu cabelo. Aceito minha idade e as deficiências vindas junto com o tempo.Aprendi a trabalhar com os jovens e muitas vezes me sinto muito mais jovens que eles.

    • Luiza Helena de Andrade Bugalho

      Responda assim, tenho muito mais idade do que você,mas já tive a sua idade e um dia você vai ter a minha!

    • Se quer mudar, faça por vc e não por pressões sociais.

    • Eu tenho 55 anos
      e estou com vontade de morrer
      Sinto como se a vida tivesse acabado

  2. Andrea Morais Carvalho

    Eu também sofro essas cobranças, mas não me abalo. Aos quase cinquenta e dois anos, quero assumir os meus mais de cinqüenta tons de cinza e estou platinando aos poucos. Sou avessa a moda e odeio usar o que todos usam, então tô acostumada a ser diferente e censurada!

    • TENHO 50 ANOS E AS PESSOAS ACHAM QUE SOU MAIS VELHA. FICO TRISTE.AS MULHERES SÃO CRUÉIS COM AS OUTRAS. PENSO QUE NÃO DEVO LIGAR PARA ESSAS CHATAS. EU TENHO UM MARIDO BOM E QUE ME AMA. SERÁ QUE ELAS SÃO AMADAS?

      • Geralmente são as “amigas ” que adoram criticar a aparência – roupas, cabelos e principalmente o peso , querendo jogar seus próprios complexos nos outros. Parecem até a música da ”Erva Venenosa” : ” a alegria alheia incomoda…”. Já os homens , estes não enxergam tantos ” defeitos”, prova de que isso é coisa de gente recalcada ( e mal amada ) mesmo.

    • Isso aí, também sou assim, detesto fazer o que todos fazem. Odeio ditadura de moda, estética etc. Vc é das minhas, parabéns !!!

  3. Credo, basta ter auto confianca e dizer: NAO, obrigada! Acho que estas mulheres parecem bonecas mal feitas e de baixo nivel! Particularmente, assumi a idade (70 em Dezembro) e me sinto otima! So pinto o cabelo pois eu mesma nao gostei do branco! Como nao uso maquillagem, parecia abatida! Sou muita franca pois acho melhor do que fazer rodeios. Tenho amiga me dizendo que vai me emprestar o dinheiro, para eu dar um lift… Eu disse que dinheiro nao era o problema! A outra aproveitando a dica veio me pedir que entao eu pagasse pra ela! Respondi que meu marido nao tinha obrigacao de pagar plastica pra quem quer que seja! Cada loucura! Estou rodeada de pessoas com peruca, peito, nariz, rosto e tudo o mais, falso! Jamais quis competir com a juventude da minha filha ou de outra jovem! Quando uma jovem mal educadoa vem com aquela de: “Ah, mas vc esta velha, feia, caida!” Respondo logo:Sorte sua, caso contrario vc nao teria a minima chance com os homens! Silencio!

  4. Realmente,vivemos em um mundo em que o que nao e belo,nao e bom,as pessoas mais jovens esquecem que ja tivemos a idade delas,a junventude,e que envellhecer e inevitavel,que mais cedo ou mais tarde elas chegaram la tambem.toda a idade tem sua beleza e hoje nos meus 55 anos me sinto muito bem e feliz.ah!!!adorei o texto show de bola envellhecer com saude e dignidade e tudo .

  5. eu digo assim: ” VELHA É SUA AVÓ ”
    provérbio chinês

    • Maria Fernanda Laurito

      …eu vou ainda mais longe que a Sônia que responde a críticas com o provérbio “velha é sua avó”…digo: VELHA É SUA BISAVÓ…MAS HÁ EXCEÇÕES!

  6. Infelizmente o povo se preocupa demais com a vida dos outros. As amigas principalmente.
    Cuidados para não envelhecer devem ser feitos desde cedo, como uso de filtro solar, do pieling cuidar da alimentação e malhação. Fazendo tudo isso a partir dos 20 anos, com certeza os frutos desses cuidados serão colhidos a partir dos 40. Estes tratamentos te deixarão com aparência de 6 a 10 anos a menos.
    Cirurgia plástica na minha opinião, deve ser feito sempre que algo estiver incomodando e se não incomoda não faça. Os sinais de envelhecimento acontece aos 35 anos, quando a pálpebras começa a cair. Aqui já cabe um retoque em seu rosto.
    Deixar para fazer tratamentos estéticos tarde não resolverá o problema e a cirurgia plástica tarde ficará muito aparente.
    Nós precisamos de manutenção, tanto quanto sua casa. Pense nisso!!!!

  7. Penso que é uma decisão muito pessoal. O que realmente importa é não cometer exageros.
    Você pode estar com uma aparência ótima e linda pare seus 60 anos por exemplo; Mas nem por isso você vai sair de micro saia, botina e top.
    Porque essa é uma roupa adequada para uma menina. Excessos srmpre são ruins…para tudo.

  8. conceição sansão pontes

    Em Dezembro faço 60anos. Eu sou muito vaidosa , pintava os cabelos de 15/15dias com medo dos brancos aparecerem .Depois do câncer de mama ,fui obrigada deixar os brancos, pôr causa dos tratamentos. Sabe que eu estou amando o meu novo visual .Meus cabelos esta todo prateado naturalmente .As pessoas tem que saber que existe coisas mais impotatante na vida que a cor dos cabelos .”A vida “!!!!

  9. Acho que cada um deve viver sua vida. No meu caso mexo no que me incomoda , sem grandes mudanças. A opinião dos outros não me interessa ! Tenho noção do ridículo ! O que me faz bem me deixa feliz e você sendo feliz fica mais bonita!

  10. Eu tenho 55 aninhos, Poderia ter começado a me cuidar antes do cinqüenta anos, mas as prioridades eram minha filha e meu trabalho. Hoje não, EU SOU eu primeiro, por último e sempre, cuido de mim e me amo do jeito que sou. Não mudei e nem mudarei nada em mim, mas faço meus exercícios físicos, busco os melhores alimentos para ter uma vida saudável coloquei a leitura na minha vida diária, tudo para me sentir bem melhor do que ja me sinto, mas tudo no seu limite, o equilíbrio é fundamental para a vida com paz, amor e felicidade. Beijos para todas as mulheres que sabem viver a vida com sua beleza.

  11. Sensacional este tema!!! adorei até porque eu vou fazer 60 ano que vem kkkk
    e nunca fiz nada só tinjo os cabelos!!!!!

  12. quando você tem uma alta estima equilibrada e passou todas as fases da vida com proveito, fazendo tudo que a idade permitia, não se pode ficar ouvindo coisas infantis das amigas. Cada período da vida tem seus encantos…quem não envelhece morre cedo, é a realidade. Tudo que vem do seu eu mais profundo escute. esqueça as opiniões elas só servem para os adolescente que andam em” bandos” e ainda estão se firmando. Ter amigos é maravilhoso mas não é salutar seguir a risca as suas frustações….elas são peculiares de cada pessoa. Seja você, seja criativa, crie, invente………..e seja feliz mesmo com 60,70,80.Com cabelo branco ou pintado.

  13. Vou fazer 60 em outubro meus cabelos são grisalhos e eu aprendi a amo los não me sinto velha porque maravilhoso é ter vida e saúde pra seguir em frente

  14. Acho que a vida tem etapas, devemos assumir cada uma delas felizes por termos oportunidade de estarmos vivas e com saúde para vermos nossa família completa

  15. Nelia Regina Pereira

    Caraca!!! Tenho 60, fui loira uma boa parte da minha maturidade, aí um dia cansei… Deixei a raiz crescer e passei máquina 4… Muita gente pensou q eu estava doente…hehehe Foi uma libertação, kilos de creme para manter os cabelos sedosos, pintar de 15 em 15 dias, se não fica com cara de relaxada… Meus cabelos estão saudáveis, lindos, acinzentados… Não fiz nenhuma correção no meu corpo e esse ano já fiz duas tatoos… Amo meu corpo do jeito que está agora, sempre amei. Já fui gordinha, já fui sarada, hoje sou madura… Sou solteira aberta para um relacionamento, mas sem correr atrás, quem me quiser, será do jeito que estou… Se não quiserem; estão perdendo!!!

  16. Tenho 53 anos sou muito feliz com minhas ruguinhas faz parte do meu 53 anos bm vivido o segredo da velhice é manter o espirito jovem o que esta por fora é um simples detalhe eu me amo o segredo da vida e simples e se encotrar com nosso interior a velhice é maravilhosa so depende de nós eu me amo…………

  17. Em setembro se Deus permitir,farei 60 anos. Estou deixando meus cabelos brancos por opção e estou adorando!!! Uso tudo que tenho vontade e nunca fiz nem uma correção no meu corpo. Sempre falo :sou o que sou, o que os outros falam não me interessa, pago minhas contas e não dependo de ninguém!!! E viva a nova idade!!!! ‘ Bjs.

  18. Bibi Ferreira disse uma frase que responde bem as críticas dos jovens”A juventude é provisória mas a velhice é permanente “pra quem tiver a sorte de envelhecer né?

  19. Eu assumi os cabelos brancos aos 40 anos e voltei a deixar agora aos 50. E num país que acha cabelo branco é velhice, sempre aparentamos mais idade, o que pouco me importa

  20. Mirian, minha eterna jovem professora…

  21. Viver muito é espectativa e envelhecer é consequência. Mas a vida não acaba por isso.O importante é buscar qualidade de vida, sem receitas precisas, sem neuroses e com um pouquinho de bom senso, independentemente da idade, pois tudo que norteia a estética é muito pessoal. Tenho 52 anos, sou vaidosa e compreendo quem não é, pois é trabalhoso. Procuro me vestir e falar de acordo com as mais variadas situações e ambientes, tentando levar a vida de forma mais leve.

  22. … passei alguns meses só cortando o cabelo para tirar a tinta e consegui em 2 de junho 2015, quando fiz 65 anos, ter meus cabelos naturalmente brancos… foi o visual mais elogiado e o cabelo parecia até a minha respiração que não damos conta… tive os aplausos de todos os amigos e até desconhecidos me paravam para saber que tom eu tinha aplicado, quem cortou, se eu era alguém da mídia… puro charme…eu adorei o que é mais importante, porém não me identificava pois sou muito clara, com olhos azuis e originalmente cabelos escuros… voltar a pintar teve a ver muito mais com minha necessidade de usar condução… os transportes não paravam e me deixavam plantada no ponto de ônibus… sempre fui de conquistar/reivindicar, tanto para mim, e mais para os outros, direitos e lembrando os deveres… optei por usar minha energia em causas emergentes…

  23. Tenho 71 anos e sou muito feliz ,temos que agradecer por chegar a uma idade mais elevada vamos dizer assim . E maravilhoso viver e saber viver bem e aceitar com amor , eu acho uma bênção que agora podemos viajar passear com amigas rir muito até mesmo da gente , o importante é saber se vestir com a idade que têm , o resto é festa .

  24. 67 anos neste corpo saudável, não tomo remédios, mas multi vitamina, faço yoga quase todos os dias, sou vegetariana desde os 28, a comida é meu remédio, tomo atitudes positivas, não dou trela ao pensamento negativo, ando de bicicleta, ando… Não pinto nada, não uso adereços e gosto de roupa branca ou colorida. Gosto de dançar, adoro ser velha e gosto de me relacionar com todas as idades. Faço o que gosto e vivo frugalmente. Moro em pequenas vilas no Brasil e nos EUA, sou pássaro migratório que foge do inverno. Acho viver divertido, e vivo em gratidão. Gostei do texto, grata…

  25. Já postei o texto no Fece dizendo que “Encontrei as minhas companheiras!!! Feliz do jeito que sou! É muito bom aceitar a beleza de todas as fases da vida.” Desde muito jovem uso cabelo colorido, já pintei de muitas cores, tanto todo o cabelo quanto mechas coloridas. Quando os brancos começaram a aparecer, pintava todo de castanho e costumava fazer mechas vermelhas e louras. Como adoro cabelo colorido, hoje em dia uso a base branca com mechas vermelhas ou roxas, abandonei o louro e o branco tomou o lugar, acho lindo!

  26. Que maravilha.! Penso que cada um deve provurar o te faz bem mas me fascina o movimento de estarmos nos cuidando sempre e assumir como de fato sou. Quanto as pessoas que gostam de dar pitacos na vida alheia acreditando ser a verdade universal, fazer o que né? Sao inconvenientes ee precisam aprender que so deveriam emitir opinião quando forem solicitadas. Temos muitas informações disponíveis para buscarmos quando sentirmos necessidade mas se nossa percepção for tardia para enterdermis que cuidarmos da alimentação , dos exercícios físicos da nente daa emoções desde sempre acredito que eh melhor e burcar trabalhis terapêuticos pra se aceitar, pois o tempo perdido não volta atrás.

  27. Penso que ao invés nos preocuparmos muito com isso ou mesmo permitir que outras pessoas nos deixem “para baixo”, devemos cuidar sim do nosso corpo, proporcionando a ele saúde, bem estar… tendo uma alimentação saudável e sempre que possível, fazer exercícios físicos, yoga ou aquilo que gostarmos de fazer… ter uma atividade, ter um amor, sentir prazer de estarmos vivos! afinal já fomos jovens também… todas as pessoas passaram, passam ou passarão por todas as fases da vida… enfim… acredito que o mais importante não é a fase em si… e sim como a vivemos…

  28. O assunto é bom, nós mulheres maduras, que entramos nos “enta”, vivemos numa sociedade que cobra, beleza, juventude, magreza e felicidade eternas, como se isso fosse possível, somos cobradas na cor dos cabelos, se engordamos etc quanto mais vivemos, mais colhemos os frutos dessa vivência, que são, cabelos brancos, rugas, quilinhos a mais etc e o mais importante a ” sabedoria”, a liberdade de optar, de dizer não, de ir sozinha (se quiser), de olhar pra trás e ver quanta coisa realizamos, quanto amor distribuímos, nossa! escrevemos nossas histórias e ajudamos a construir tantas outras, é assim que vejo minha vida, tenho 57 e cheia de novos projetos pela frente, beleza, todas temos, vem de dentro, está no olhar e no sorriso fácil e no saber ver o novo com curiosidade e alegria

  29. Tenho 58 anos, 4 filhos, o ultimo tive aos 46 anos, sou casada com um hmem de 34 anos .
    Ha não ser pela Menopausa q chegou tem um ano e meio, uns quilinhos a mais, eu nem estou ai p idade que tenho. Sou eu, e só, dentro do tempo que a vida me dá, na sua hora no seu lugar. Vivo um grande amor, moro onde sonhei morar, conquistei metas, ainda rio de doer a barriga, ainda escondo “comprar a mais”, ainda minto o preço da bolsa, sapato, ainda namoro muito, ainda cozinho gulosimas p meus filhos, ainda escrevo meus textos, ainda planto flores e temperos, ainda faço sexo deliciosamente, ainda coleciono porcelanas antigas,ainda tenho enxaquecas terriveis, ainda ouço Heave Metal, ainda amo loucamente, ainda sou gente feliz e triste ainda creio piamente em Deus. Envelheci mas a Rejane não foi embora continua aqui,em mim, e é assim que deve ser até o fim!

    • Não tenho nenhum problema com minha idade, com meu envelhecimento. .. Não sou nenhuma beldade, nem tenho dinheiro pra fazer rejuvenescimento, apenas me sinto bem; acho que temos um ciclo de vida e a minha está correndo certo como deve ser…e que esse meu sentimento se deve ao fato de que vivi e vivo intensamente e aceito todas as fases de minha vida, não pulei fases… isso é muito importante na vida de qualquer pessoa

  30. Olá meninas, desculpe me intrometer aqui…
    Esse tema muito me interessa….eu quero envelhecer e viver isso, vejo as mulheres da minha idade, 35 anos, enchendo a cara de preenchimentos e botox, e alguma já fazendo plástica! Fico chocada, mas respeito. Porém,
    eu não quero isso pra mim, por isso, sou bombardeada todo dia com esses ‘conselhos de amiga’. Gente, o que é bom pra um , pode não ser pro outro!
    Aqui, entra mais uma vez aquele velho dilema de ‘respeitar’ a escolha do próximo, seja ela qual for…desde assuntos mais complexos como sexualidade e religião até a cor e o corte de cabelo.
    Respeito é bom e mostra pro outro que você o ama do jeito que ele é.

  31. Ótimo texto! Parabéns!

  32. acho que devemos seguir nos mesmos. Sei quando devo ou não usar uma roupa, cortar o cabelo etc. Faço o que quero, adoro música e já fui e vou em festivais de música canto, danço. Não gostou problema seu porque eu gosto. Me sinto
    jovem disposta pronta pra tudo. Idade !! Tenho e dai ! Cada um vive como quer. Sabe o que vou fazer que não fiz há
    anos !!! A Rota 66. Vou realizar um sonho de jovem que fui e que sou. Sei que vou adorar.

  33. Amo estar chegando já aos meus 58 anos, e sabe porque estou feliz , pq estou tendo oportunidades de ver meus netos crescerem, e isto e muito bom, inclusive estou usando meus cabelos mais longos e com franjas , estou muito jovial e feliz, não importa o que os outros pensem, sou e muito feliz!

  34. Tenho 48 anos e vou envelhecer em paz. Meu namorado de 31 acha que devo ter feito um pacto para me manter jovem. E eu apenas digo que sou amiga do tempo. Jamais lutei contra ele. Nunca fiz tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas. Faço exercícios todos os dias, uso meus cremes para a pele, filtro solar no rosto, evito o sol, mas desde a adolescência. Olho minha mãe com 69 anos e acho que serei linda na idade dela. Somos a mesma cara. Sou gordinha, adoro meu Plus site, hj 44 por ter feito dieta por conta da hipertensão. Meus cabelos são pouco brancos mas Adoraria te-los grisalhos ou branco total. Sempre me aceitei como sou, gosto do que vejo no espelho e não quero mudar minhas expressões e minhas características. Que façam pressão! Sempre fui mais eu. Era aos 15, imagine perto dos 50?

  35. EU SOU MAIS FRANCO POSSIVEL,PARA OS QUE ME CHAMAM DE VELHO POIS O SOU EU SO RESPONDO”VÃO A MERDA.E VIVO;

  36. A foto que encabeça o artigo não me parece muito feliz: esta atriz assumindo os cabelos brancos não está lindíssima graças a plásticas rejuvenecedoras? Seria mesmo um exemplo de quem assume/aceita a passagem do tempo? O risco, aqui, é de constranger os leitores a uma tarefa impossivel: aceitem a passagem do tempo mas mantendo o paradigma de que devem continuar lindos e jovens. Assim acho que não contribuímos muito…

    • Lia, a atriz cuja foto ilustra o artigo ao qual você se refere é Cássia Kiss. Se você der uma boa olhada na foto, verá que ela não fez plástica.
      Muito obrigada pelo seu comentário.Grande abraço.

    • A atriz da matéria é vegetariana, não come doces ou refrigerantes, busca um estilo de vida natural e nunca utilizou qualquer tipo de procedimento estético.Para compor seus personagens necessita de grande quantidade de maquiagem para parecer mais jovem.Não é descartada como muitas por ser excelente atriz, pois se não fosse já estaria provavelmente sem trabalho.Esta é uma das pouquíssimas atrizes que assumem a sua idade sem dramas.Admirável Cássia Kiss.

  37. Olá, Vou fazer 58 anos e me sinto super jovem, mas sofro de preconceitos com minhas Amigas que me criticam dizendo que não tenho mais idade pra isso ou aquilo, acho que elas querem que eu fique em casa cuidando de netos. Eu sempre fiz atividades demais, uso biquíni pequeno como sempre, cabelos longos, faço corridas longas, zumba (adoro) e meu marido me acha linda, então. ..tô feliz! Por que usar cabelos curtos para ficar mais nova, se as novas usam eles longos? Saúde e viver feliz é o que importam pra mim, Abraços

  38. Legenda da foto: “a atroz Cassia Kiss…..” ATROZ???
    Foi de propósito ou sem querer?

  39. Um dos maiores fatores de controle do conportamento das mulheres são as próprias mulheres.
    Gosto de pintar o meu cabelo e ser ruiva, não grisalha, é parte da minha identidade. Não faço botox porque não gosto mas quero me tatuar, coisa que adiei por muito tempo e tem mais a ver com meu estilo. Acho que o mais importante é que eu desejo – e por isso continuo a ser desejada. Vamos morrer, mesmo, que cada uma faça do seu corpo o que bem entender e deixe de ser polícia do corpo das outras.
    tenho 57

  40. Olá, eu não tenho 60 ou 70… mas acho que cada ser deve envelhecer com dignidade com ele e não em relação à sociedade.
    Se rugas, cabelos brancos, gorduras te incomodam…resolva o problema e seja feliz.
    Se nada te incomoda…viva feliz.
    Comentários vão existir de monte, mas só de ouvidos os que reconhecem o seu bem estar e felicidade.
    Como em outro postar foi perfeitamente colocado.
    “Quem não envelhece morre jovem”

  41. Mirian , velhos são os trapos ;
    Tás lindissima como sempre , jinho grande aqui de Portugal !

  42. Tenho 67 anos, nunca fiz plastica nem esta nos meus planos fazer. Tenho rugas mas cada uma delas conta uma historia. Sinto-me muito bem na minha pele, vivo a Vida com muita alegria e não “me troco” pela maioria das mulheres que com 40 anos ja estão todas recauchutadas rsrsrs. Uso biquini, como de tudo e adoro viajar para lugares com natureza e simplicidade. O SEGREDO é saber envelhecer sem medos e com dignidade.

  43. Yeda a de Moraes souza machado

    Quero ser uma velha moderna! Adoro a modernidade! Detesto rotinas..vivo.sem horário para nada,nem para comer e dormir.Sou tb rebelde a formalidades.Minha informalidade predomina.A minha maior beleza que procuro é poder viver livremente.

  44. Tenho 55 anos, de janeiro/2015 para cá não pintei mais o cabelo.
    Grisalho, muito lindo!!!! Lógico, a pressão existe, faço de conta que não ouço.
    Sou feliz!

  45. Curta a página Tenho cabelos brancos, e daí?

  46. Eu acho que as mulheres ja sofrem tanta cobrança da sociedade.
    se é mãe de um filho , cobram pra ser mãe me mais um
    Se trabalham , cobram pq ela não é uma boa dona de casa, se é dona de casa cobram pq é “amélia”.
    Homem com cabelo branco é charmoso, mulher é velha , relaxada…
    Qual a lógica de tudo isso? Onde as pessoas querem chegar cobrando tanto dos outros ?
    Mulheres são lindas novas velhas , gordas magras … Aliás , todos devemos muito as mulheres. Afinal saímos de dentro de uma , que teve o corpo todo zuado só pra nos ter…
    Vamos agradecer mais a elas e cobrar menos ! Ou melhor… não cobrar nada !

  47. Perfeito, magnífico, sua sensatez de raciocínio demonstra o quanto você é equilibrada psicologicamente e cronologicamente. Quisera que todos tivessem esse raciocínio assim não teríamos tantos ridículos querendo beber a água da juventude.

  48. Se serve de inspiração para vcs… tenho 30 anos e já tenho uma forte mecha de cabelos brancos na frente, e outros misturadinhos. Minha mãe tem 51 e parou de pintar há uns dois anos. Eu achei linda! E tb me acho linda assim. É diferente. E autêntico. E a opinião de outras pessoas é algo que pertence à elas. Não à nós. Então, sejamos felizes, sem sofrer pressão. Se pintar te faz sentir bem, legal! Se não pintar te faz sentir bem, legal tb. Nenhuma das posturas é melhor do que outra, apenas libertária e mais natural é não pintar. Além do que quebramos um paradigma já que os homens são charmosos grisalhos…. Oras, as mulheres tb! Se vc se sentir bem, mulher, vc estará sexy, confiante, e feliz! E o que importa na vida?

  49. Ana Lúcia C. Bezerra

    Estou aqui para dizer o quanto me sinto bem em estar envelhecendo ou seria ganhar mais experiência? Haha. Cheguei aos 43e já estou iniciando reposição hormonal. Sinceramente não pretendo fazer nenhuma plástica nem hj nem nunca me sinto feliz assim quero continuar assim , mesmo com meus cabelos brancos pintados hahaha.

  50. Tenho 63 anos , nunca fiz plástica . A única coisa que me incomoda e o abdômen, mas já não sou mais a mesma gatinha que tinha uma abdômen sarado, Faço academia e Pilates porque me mantém saudável, com as articulações lubrificadas, e me ajudam a manter saudáveis meus joelhos. Nao tenho corpo sarado , mas tenho corpo firme porque também cuido da alimentação. Me sinto bem, faço meus exames anuais e sou saudável. Adoro ir a praia e uso biquini pequeno, jogo beach tennis, participo de torneios e me sinto jovem. A juventude esta na nossa mente. O que acreditamos que somos se manifesta.. Sou aposentada mas faço minhas atividades, me divirto, faço minhas orações de gratidão aos meus PAIS E ANTEPASSADOS, pela vida e por tudo que me ensinaram, com sua sabedoria. E assim vivo feliz , grata pro tudo que sou, inclusive ser jovem. Vivam com alegria e gratidão que a juventude se mantém. Meu querido Pai já dizia aos seus 82 anos..que “O segredo da juventude e ser alegre.”

  51. Isis Rejane Gamboa dos Reis

    Estou adorando envelhecer naturalmente. É ótimo acostumar-mos conosco em cada fase da nossa vida, Principalmente prestar-mos mais atenção nos aprendizados que a idade vai nos proporcionando. Vou fazer 64 em dezembro de 2015, e não me sinto nem um pouco velha, só uso o que me sinto bem e não me preocupo com as bobagens da moda,como fiz durante toda a minha vida. Uso e faço o que o meu bom senso manda. Ainda não me arrependi.

  52. Alô mulheres maduras do Brasil!
    Sou, também, mulher madura de 62 anos, do norte de Portugal, encontrei este artigo no FB . Admiro muito a atriz Cássia Kiss, da fotografia, e mais fiquei fã quando li esta reportagem sobre saber envelhecer.
    Na verdade, sempre que vejo as novelas da noite e “admiro os rostos lisos e bem tratados ” de algumas atrizes mais velhas, não gosto. Apesar de os rostos ficarem super lisos, dão-me a sensação de rostos de cera, e não acho que isso faça uma mulher mais bonita e jovem.
    Há alguns anos, numa clinica muito conceituada de Lisboa, num convite que tive para fazer um teste ao rosto, aconselharam-me a preencher as rugas nos cantos dos olhos, testa (estas são as eternas rugas de expressão desde a juventude) e nos cantos da boca, que se manifestaram por volta dos 50 anos.
    Mas eu não quis. Já me preocupe mais com elas, agora, são as marcas do tempo, da vida, das alegrias e tristezas que fazem parte do amadurecimento, irreversível, mas saudável.
    Em relação ao cabelo, pinto-o há muitos anos, aquando dos primeiros cabelos brancos, que não eram demais, num tom da minha cor natural, pelo que me habituei e passados todos estes anos, continuo a pintar.
    Mas se por algum motivo tivesse de deixar de pintar, fazia-o.
    Há mulheres, jovens e mais velhas que ficam muito sedutoras com o cabelo grisalho ou branco, que gosto, desde que bem tratado.
    Nos dias que correm, ser madura é, na minha opinião, saber viver com qualidade de vida, viver os momentos, transmitir segurança, conhecimento, partilhar afetos. Com saúde, tudo é possível para se ser feliz.
    Estando eu reformada, tenho mais tempo para mim, para as minhas aulas no ginásio, para conviver, para as minhas leituras, passeios na praia, enfim, usufruir da vida.
    O corpo muda, o rosto muda, mas a vida posso nós muda-la, do jeito que mais gosto e até quando acabarem os meus dias.

  53. Esqueci-me de referir que a maioria das minhas amigas são mais novas que eu, nunca me criticam de nada. Pelo contrário, elogiam a minha agilidade e disposição.
    Por vezes, sou eu própria que digo que já não tenho à vontade disto e daquilo e elas incentivam-me a continuar a ser como sou.
    🙂

  54. Parabéns à Cassia Kiss, a qual, escapando da ditadura dos cabelos tingidos, assumiu os seus cabelos grisalhos! Ela ficou mais bonita, jovial, o seu rosto iluminou-se. Não há descompasso entre seus cabelos e o envelhecimento natural do rosto. Que pena que escapar a essa ditadura seja tão difícil para a imensa maioria das mulheres que envelhecem!

  55. Tenho 51 anos e sou muito feliz com a minha idade. Até fiz plástica recentemente, na mama, por questões funcionais. Mas acho feio ver uma pessoa com um rosto incompatível com sua idade. Uma pele tão branca e esticada. Vc pde ser feliz com 50, 60, 70… o importante é ser saudável e VIVER!

  56. Os tempos mudaram. Ter 50 ou 60 anos hoje e muito diferente de tempos atras.
    No tempo dos nossos pais sim a velhice vinha com os nùmeros.
    Mas li aqui nos comentarios, pessoas de 50 anos dizendo como tem enfrentado a velhice. Que absurdo.
    No mundo em que vivo pessoas com 50 60 anos estao produtivas, trabalhando, dancando e viajando.
    Nada dessa melancolia que li.

  57. Somos o produto de nossa cultura… Viver em uma cultura maxista condiciona, limita, menospreza, oprime sobretudo a mulher. Mas, enquanto estamos imersos nao nos damos conta. Eu necessitei sair do país e viver em uma cultura diferente para ver que somos mais que um corpo, somos alma, somos VIDA. e ESTA É PARA SER BEM VIVIDA!!!

  58. Feliz da pessoa que chega na idade em que chegei, 68 anos graças a Deus com saúde não me importo de ter as marcas do tempo, natural o importante é ser feliz e agradecer a Deus sempre por mais um dia que amanhece e abro os olhos. Aí eu digo obrigada meu Deus por me acordar.

  59. Tenho 65anos com rugas pernas de velha como dizem algumas amigas mas me aceito,ja fui bonita e jovem agora e a vez de minhas filhas sou feliz apesar dos comentarios maldosos.

  60. Samira rsrsrsrsrsrs… Concordo, tenho cabelos brancos, uso rabo de cavalo e daí? O que importa em mim não é a cor dos meus cabelos ou o tamanho, se sou magra ou gorda, pelancuda ou lisinha, eu vivi muitos anos pra estar como estou, como vou renegar tudo isto? Seria renegar a minha própria existência… Existem pessoas que tem uma boa aceitação a mudanças e eu acho bonito, não se permitir a acompanhar a velhice olho no olho é um direito de quem não a aceita, mas há de se respeitar o direito de quem não tem preocupação com o estar envelhecendo sem mudar as cores dos cabelos e com as rugas que estão marcando o seu rosto. O que realmente importa no ser humano é o que ele tem no coração e tudo que se agrega num bom caráter… Adorei a reportagem.

  61. vera lucia caldas amancio

    Sou muito feliz com meus 68. anos criei 6 filhos tenho 3 netas lindas brinco e curto muito .Saio passeio bastante Meus filhos falam Mãe fica em casa você não se cansa ? Falo quando eu estiver arranjo uma cadeira de balanço e vou fazer croche (longe de mim so lá pelos 80 anos kkkkkk ) beijosssssssssssss!

  62. Ainda estou longe da velhice, mas sei q é um caminho no natural. E qdo chegar fico com a resposta da Fernanda Montenegro qdo foi perguntaram: como é fazer 80 anos? Ao q ela respondeu: melhor q não fazer! Genia! Bjo a todas!

  63. Olá,muito bom esse artigo,O que achei interessante ,foi as pessoas se orgulharem da idade que possuem,algumas com dinheiro para ajudar a melhorar a aparência,outras não,uns satisfeitos com a idade ,outros detestando.a maioria fazendo alimentação saudável exercícios etc…Nascemos,Crescemos,Morremos,nesse trajeto de Vida fazemos escolhas ou as vezes somos obrigados a viver o que a vida nos impõe à viver.Mas eu sei, que um coração alegre formoseia o rosto,Quanta gente bela,”tudo em cima”,porém triste depressiva?.Quanta gente desdentada,enrugada,faltando parte do corpo e feliz?…”A Beleza Está no Valor,Que Damos à Vida.Seja ela a idade que for …”Áh,tenho 53 anos,mãe de 4 filhos,35,34,32,23 e vovó de 2 netas,12 e 1 mês… Já fui casada 3x ,há 3 anos, estou casada pela 4ª vez, com um homem,14 anos mais novo,Sofro de esclerose múltipla e sou feliz como sou*

  64. Tenho 53 anos e amo meus fios prateados, deixei de pintar os cabelos faz 4 anos, antes era perto retindo, hoje são mechados por fios brancos, estou envelhecendo e daí? Gosto deles, acho lindo, claro que muitos dizem que ficaria melhor se pintasse, que ficaria mais jovem, mas parecer mais jovem pra quê? Quero estar bem! Tenho a idade que tenho, trabalho com alunos com idades entre 12 e 14 anos, amo que faço, aprendemos, nos irritamos e nos divertimos juntos, a cada aula a cada texto, sofro as dificuldades da profissào também, já tive 20, hoje tenho 53 e graças a Deus e a mim também é a vida que segue!

  65. Tenho 44 anos,alguns cabelos brancos e rugas de expressão…não uso cosméticos,sou alérgica,e qualquer coisa que eu use fico inchada…mas eu não ligo,acho que é muito mais bonito ser natural,e viver cada momento da vida,o envelhecimento faz parte da vida,e há beleza em qualquer fase da idade…acho feio plástica,botox…pois a pessoa perde a identidade,fica diferente,e artificial…

  66. Gostei das manifestações. na realidade envelhecemos conforme vivemos e isso é uma escolha pessoal.
    Convido a visitar o http://vivaavelhice.blogspot.com/

  67. adorei o tema, tenho 38 anos e não vejo a hora de fazer meus 40 , velho é o mundo nós temos experiéncia de vida !

  68. Olá,tenho 65 anos e há umas semanas é q me pego reconhecendo rugas no rosto.Nao estão má abalando…Decidi não pintar mais os cabelos.Percebo q não tenho o q e nem de quem esconder..Acredito q meu bem estar vem de mim mesma ,pois tenho temperamento alegre.e da minha escolha de vida:Tenho 10 filhos,a mais velha tem 41 anos e o caçula 6 aninhos.Dois saíram da minha barriga e quando me perguntam quais,”aproveito” e digo q já nem lembro mais!Estou separada dos dois maridos e vivo com 5 filhos menores de idade,q muito me ensinam e nos amamos.Bjs

  69. Rosália Mendes de Melo Souto

    Olá, Tenho 51 anos, sou professora à quase 34 anos, 25 anos de casamento e 4 filhos. Gosto da minha idade,curto essa fase da minha vida e amo muito tudo em mim. Vivo cada momento à seu tempo sem atropelar etapas,sem me preocupar com certas futilidades. É claro que devemos cuidar da nossa saúde, sem paranóia e exageros,porque excessos também prejudicam, não só a saúde, mas também nosso modo de viver. O que vale na vida é um estado de espírito elevado, um coração contrito e uma alma leve, com pensamentos positivos e muita fé. Quanto ao mais, o tempo se encarrega do resto, pois o mesmo é muito dinâmico. Não adianta ir contra a Lei da Gravidade. Sejamos felizes com o que temos e agradecemos por isso.Amo à vida, viver do jeito que ela é, simples, linda, alegre e feliz. Tenham um excelente final de ano e vivam intensamente do jeito que vocês são. Se preocupem só em amar, amem intensamente, o amor revitalizará quaisquer circunstância no viver. Viva o amor!

  70. Tenho 59 anos, confesso que não gosto nem um pouco da minha aparência atual, não gosto de olhar no espelho nem tirar fotos, ontem fui obrigada a tirar uma foto e fiquei muito triste ao me ver assim tão envelhecida, e com um olhar tão triste. Não sou mais nem a lembrança do que fui. Acho que as pessoas tem todo direito de fazerem tudo que puderem para se sentirem bem consigo mesmas. Pena que esses tudos, custam tão caros, e muitas pessoas assim como eu não tem condições de pagar.

  71. Amigas senhoras

    Todas nós iremos envelhecer. Outra opção é morrer. Então vamos viver da melhor maneira possível e aproveitar
    o que aprendemos durante a vida. Estamos no outono , ele é sereno, calmo .Não temos mais tantos compromissos, horários, filhos pequenos, etc. Podemos ser livres! Respirar! Meditar!Passear! O segredo é estar bem consigo mesma, com o corpo que acompanha a idade, não precisamos da opinião dos outros. Sinta-se segura e não queira parecer mais nova!
    Atitudes, experiência , sabedoria, equilíbrio, isso sim fará a diferença.

    • É Solange, é por aí mesmo. Já que estamos nesse barco, vamos remar ao sabor do ventos e ondas, e porque não dizer do tempo também! Podemos ser o nosso melhor amigo, ou pior inimigo, a escolha é nossa. Atitudes positivas mudam a vida para melhor. Como você disse estamos no outono, e liberdade é a palavra chave desse estação. Beijos e boa envelhescência para nós.

  72. Excelente artigo para que possamos analisar de forma madura, sobre as marcas inevitáveis do tempo.
    Cheguei aqui por que estava pesquisando por “fotos e envelhecer”, pois uma querida amiga está deprimida achando que a vida não vale mais nada e que a vida perdeu o sentido agora que ela completou 60 anos. Eu tenho 58 e espero chegar lá também. Somos privilegiados por nascer e fazer parte desse mundo, envelhecer então… faz parte da arte.
    Algumas pessoas têm medo da velhice, entram em depressão por não conseguirem aceitar essa fase da vida, que ao mesmo tempo que inquieta à tantos, é recebida por outros como uma verdadeira benção e uma alegria em conseguir acompanhar o tempo, por muito e muitos anos. Presente esse, que muitos não receberam.
    Então, cheguei à conclusão, que as fotos são as piores lembranças para estas pessoas (essa minha amiga tem fotos de quando era jovem em todos cantos da sua casa,nas redes sociais, só coloca fotos na casa dos 30). Pois bem, fiquei me peguntando; seriam as fotos, além do sincero espelho, os piores inimigos dessas pessoas? Além das amigas vaidosas, lógico!
    Posso parecer radical demais, porém, acho que muitos que têm esse tipo de divergência com tempo, e que o traz tatuado no rosto e corpo, deveriam se desfazer dessas doces lembranças que são as fotos de sua juventude, para que não transformem sua envelhescência em um prato de sabor amargo a ser degustado dia após dia, sem nenhum prazer e gratidão.

  73. Tenho 50 anos e as pessoas me acham mais velha. FICO TRISTE, MAS PENSO : TENHO UM BOM MARIDO QUE ME AMA.

  74. Ser velha é uma tremenda m…..nao adiante se iludir velhice é feia de doer.

  75. Tenho 56 anos, nunca tive problema com a minha idade, sou feliz, acredito que tudo tem o seu tempo, tive uma infância feliz, depois 15 anos, 20 anos, casei, tive filhos, hoje todos criados. Eu não consigo entender porque tanta preocupação, porque sofrer se a vida é tão passageira, como é bonito ver uma pessoa com idade arrumadinha, cheirosinha de bem com a vida, não é ela que é feia com suas rugas é a cabeça da pessoa mal resolvida. Com certeza toda pessoa que tem complexo com a idade não quer morrer cedo, então vamos seguir as regras e aproveitar a idade avançada para crescermos espiritualmente, porque é o aprendizado que levamos conosco, e não a ilusão. Certa vez uma mulher me falou… estou com 38 anos vou completar 39 anos não quero envelhecer, simplesmente falei pra ela : mais tem um jeito de não envelhecer é morrer cedo, você não fica velha mais também não ve suas filhas crescerem, se formarem, casarem , não conhece seu netos enfim tudo que construiu até os seus 38 anos é jogado no lixo
    quem não quer ficar velha, não estude, não trabalhe, não case e não construa nada, porque a natureza é uma só e é perfeita.
    Amo ver casal de idosos de mão dadas…é lindo!
    , adoro quando uma pessoa com mais idade me da um sorriso …me da paz.
    Sinceramente …vamos pensar mais no que Deus nos deu e nos dá…vamos viver mais a realidade.
    Isto não quer dizer que com 56 anos ou 60, 70 80 não devemos ter vaidade, muito pelo contrário.
    Todo ser de uma certa forma é vaidoso, falo daquela vaidade que é o suficiente para nossa vida.
    Pintar cabelo ou não pintar é de cada pessoa…eu por exemplo pinto, me sinto bem, mais não tenho ilusão que pintando o cabelo fico um pouco mais nova.
    Gente não aceitar a velhice é uma tremenda pobreza de espírito…Pense…Nasce cresce e morre…Isto é real.
    Cada um no seu tempo…se não que graça a vida teria…Digo isto porque não sou eu que estou impondo nada e sim é a lei natural da vida.

    • Há tempo para ttodas o propósito debaixo do Céu. … há tempo de nascer e tempo de morrer… tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou… ttipo de guardar e tempo de deitar fora… tempo de estar calado e tempo de falar…
      EElesiastes 3..! Deus tudo fez formoso em seu tempo … a obra Dele é perfeita , e só devemos usufruir, naturalmente, de tudo que nos é agraciado a cada dia…
      Nascemos, vivemos, e está incluso o envelhecer. .. com dignidade, aperfeiçoando o caráter, espírito e …. cuidando, sim, de nosso templo do Espírito, que é o nosso ccorpo. Zelar para que tenha uma higidez, bem –estar, e se pintar o cabelo ou não, me trás a alegria de viver e estar em paz com Deus…. que mal tem ???
      São secundários esses detalhes, minhas caras…. prossigamos com mais naturalidade e cuidando do lado espiritual, pois somos apenas passageiros, nesta viagem….. Tenho 59 anos e tive a graça de ser descendente indígena; nao tenho cabelo branco Ainda!!!! Minha mãe os teve lá pelos 70 rsrs.. … alegria. … aaformoseia o rosto!!!

  76. eu sempre quis ser velha, ahhaahha, desde criança, gostava de ser criança, mas achava que ser velho era melhor ainda, rsrs

  77. Gostei do artigo, pois temos que ser o que realmente somos independente da idade pois acredito que todas temos nossa beleza que pode ser apreciada dependendo do ponto de vista de quem olha.
    Beijos a todas as amigas

  78. Genteee…. olha só: envelhecer é inevitável, não nos foi dado opção. Mas ser RELAXADA é outra coisa, totalmente diferente. Eu, particularmente, detesto ver uma mulher ou homem de meia idade que aparenta já ter dobrado o cabo-da-esperança. Acho que devemos nos cuidar, investir em nós mesmos de todas as maneiras, cada um investe como gosta e pode. A vida já despenca a gente, e ainda por cima perder a auto-estima??? Tô fora! Eu pinto o cabelo, passo cremes, uso perfumes, faço música, trabalho… se eu deixar como a natureza está querendo, eu aparento ter uns VINTE anos a mais. Me faz muito bem me cuidar e parecer sim, mais jovem, ou pelo menos, conservada. Em primeiro lugar, para eu mesma me ver no espelho e gostar do que vejo! Vcs preferem conversar com um velho decrepto ou com um coroa charmoso e bem cuidado? Qual dos dois é mais interessante??? Então, os outros pensam igualzinho qndo vêem uma mulher detonada e sem amor próprio. ‘Já pode enterrar’… é o que TODOS pensamos.

  79. Tenho 57 anos sou bisavó de um casal de crianças lindas e tenho muito orgulho de ser bisavó com cara de mãe.

  80. Amadas, aos 32 anos Eu me separei do meu esposo. Mesmo jovem, eu me sentia uma velha. Nunca apareceu alguém que se interessasse por mim. Hoje estou com 51, cabelos grisalhos, e por incrível que pareça muito mais feliz. A beleza está na forma de como nós olhamos para a vida. Deus me deu a oportunidade de conhecer Senhores maravilhosos, estamos desenvolvendo belas amizades e provavelmente em breve estarei casada novamente. Para as amadas que se sentem tristes com as marcas da idade, Eu gostaria de dizer que o segredo da nossa beleza está na nossa maneira de ver e viver a vida. Amem-se que serás feliz.

  81. Minha mãe tem 82 anos é super ativa e cuida da alimenração e da saúde ñ é nem nunca foi escrava da moda porque vive em um sítio na grande São Paulo e tem um estlo de vida nada consumista, mas ñ suporta ficar com os cabelos brancos. Cada um é um ser neste mundo e tem que fazer o que lhe faz bem e ñ o que te obrigam. Eu pinto cabelo e cuido para ficar sempre linda para o MEU ESPELHO! Já estou indo para os 50 , ainda tenho dente de leite kkk e gostaria que meu corpo tivesse a mesma idade da minha alma que parou lá nos 30 sem neuras e sem pressão de ninguém. Quanto a cirurgia plástica até faria se tivesse grana e coragem mas a última licença premio que recebi fui para o velho mundo rever familiares e respirar cultura. Viagens é a minha fonte de jjuventude mas juro que se ganhasse na mega sena faria uns procedimentos estéticos sem culpa e ninguém teria nada comisso.

  82. Tenho 48 anos, e já utilizei todos os recursos que a plástica oferece no corpo e rosto. Não fiquei com a cara plastificada não, é só ter bom senso, sempre tive um rosto bonito e estou conseguindo manter a beleza dentro do contexto da minha idade. Sou natureba, não como carne nem farinha de trigo, não bebo álcool, etc……faço musculação com profissional, algumas cirurgias plásticas no corpo para mantê-lo harmônico e bonito ,e sou muito feliz. Trabalho minha mente em sintonia com o sagrado e mantenho o meu corpo muito saudável. Nem lembro que tem 48 anos, ou melhor não tem qualquer peso p/mim, ao contrário só me trouxe serenidade, autoestima e realização profissional. Além do que, me cuidando mantenho meu marido apaixonado rsrsrsrs

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*