Neste time de basquete, todas as jogadoras passaram dos 80 anos

Todas octogenárias, elas disputam partidas pra valer

Todas octogenárias, elas disputam partidas pra valer

Maya Santana, 50emais

As pessoas não só estão vivendo mais, como vão inventando formas de tornar esta última etapa da vida proveitosa e desafiante. Não imaginava que um dia fosse dar aqui notícia sobre um time de basquete cujas integrantes são octogenárias, duas delas já passaram dos 90 anos. Elas fazem parte do San Diego Splash, time de basquete da cidade americana de San Diego, na Califórnia. Desde que o canal especializado em esportes ESPN fez uma reportagem com elas, há alguns dias, o time virou notícia na midia do mundo inteiro. É mais do que inspirador ver um grupo de mulheres como este esbanjando vitalidade.

Leia mais detalhes sobre o San Diego Splash:

Elas podem ter mais de oitenta anos, mas suas almas são jovens. Essa é a essência do San Diego Splash, um time exclusivo para mulheres acima de oitenta anos que amam o basquete. Atualmente, nove senhoras vestem a camisa azul e branca do time, que já possui dois títulos no National Senior Games, competição exclusiva para idosos.

Antes tarde do que nunca, muitas delas estão realizando um sonho de infância – afinal, se ainda hoje as mulheres têm que lutar por igualdade de direitos, imagine quando estas senhoras eram jovens – já outras estão seguindo no esporte que as conquistou. Seja qual for o motivo, as jogadoras se reúnem para dar o seu melhor sempre que entram em quadra.

“Se você consegue se levantar e mover suas pernas, você é bem-vinda”, diz Marge Carl, de 87 anos e uma das “caçulas” da equipe. E esse é o espírito, afinal a prática de esportes é benéfica para o corpo e ajuda a ter uma vida mais longa e saudável.

As competições são divididas em quatro temporadas, que duram entre oito a dez semanas cada, nas quais cada time joga duas partidas de trinta minutos, no estilo 3×3, utilizando metade da quadra, por semana. O Splash pode ter as atletas mais velhas da San Diego Senior Women’s Basketball Association, mas isso não é desculpa para fazer corpo mole, pois elas jogam para valer. Aliás, jogam para vencer.

Veja elas em ação:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*