Pesquisa aponta pessoas que fazem o Brasil envelhecer melhor


Fernanda Montenegro
Com 88 anos e em cena na novela O Outro Lado do Paraíso, a atriz é uma das brasileira que melhor envelhecem. Foi citada por 76% dos entrevistados

Maya Santana

Na sua opinião quem são as pessoas que realmente ajudam o Brasil a envelhecer melhor? Um instituto quis saber as respostas e fez uma pesquisa: deu Fernanda Montenegro, 88, na cabeça, seguida de personalidades, estrangeiras entre elas, como os atores George Clooney, 56, Emma Watson, 27, e o dono da Microsoft, Bill Gates, 62. Outros destaques são Maria da Penha, que deu nome à lei que pune abusos contra mulheres, e a jogadora Marta Silva. Da turma mais jovem, o grande representante é o jogador Neymar, do clube francês PSG. Entre os escolhidos, um ou outro eu não assino embaixo. Se fizesse uma lista minha, incluiria o Papa Francisco, Paulinho da Viola, Fernando Gabeira, Bibi Ferreira, e mais um punhado de gente, inclusive minhas seis irmãs.

É preciso mencionar que, além das personalidades citadas abaixo, outras três foram apontadas na enquete: Silvio Santos, proprietário do SBT, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, e o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner.

Leia o artigo do Estadão sobre a pesquisa.:

Fernanda Montenegro, Marta Silva, Bill Gates e William Bonner são algumas das personalidades que estimulam o brasileiro a viver melhor, segundo a pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento – versão 2017”, realizada pelo Instituto Qualibest.

Maria da Penha
Ao enfrentar o drama e o medo da violência contra a mulher, Maria da Penha tornou-se uma referência para 22% dos brasileiros

De forma geral, os entrevistados apontaram que a trajetória de pessoas como Marta Silva, jogadora de futebol, representam uma perspectiva de futuro e evolução da sociedade: a atacante desfez estereótipos e foi indicada a melhor jogadora de futebol do mundo.

Marta da Silva – A jogadora quebrou estereótipos por ser uma mulher jogando futebol. Ganhou tanto destaque que foi indicada à melhor jogadora do mundo pela FIFA.

Bill Gates – Para 47%, o presidente da Microsoft está deixando o legado mais significativo para os jovens


George Clooney
Até se pensou que ele seria sempre solteiro, mas agora é casado e até pai de gêmeos. Com 56 anos, continua um eterno galã. além de ator, produtor e diretor de filmes. No entanto, tudo isso não foi suficiente para ser maioria entre os brasileiros: apenas 69% dos entrevistados lembrou de Clooney como um homem que está envelhecendo bem.

A população idosa – pessoas com 60 anos ou mais – tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de idosos subiu de 4,7% para 8,5% entre 1960 e 2000. O Censo de 2010, o último realizado, identificou que a população já era de 10,8% de idosos, o equivalente a 20,5 milhões de brasileiros. Em 2030, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil terá 32 milhões no Brasil.


Pelé
Trajetória de superação das barreiras sociais e culturais fez com que Pelé fosse lembrado por 13% dos brasileiros como um dos homens que colaboram com o envelhecimento do país

Emma Watson
Embaixadora de Boa Vontade da ONU é referência para 16% das pessoas, que a veem como um exemplo de determinação para as novas gerações

Neymar Jr
Embora seu impulso e vontade de crescer tenham lhe causado alguns problemas, foram justamente essas características que fizeram Neymar ser um símbolo de determinação para as novas gerações, segundo 17% do público.

Nesse cenário, a campanha “Envelhecer Sem Vergonha”, da qual a pesquisa aqui descrita faz parte, propõe que a sociedade repense o que é envelhecer. O diretor médico da Pfizer, empresa do setor de saúde, afirma que as discussões sobre envelhecimento estão cada vez mais prioritárias. “Há contradições importantes entre o que o brasileiro almeja e o que faz para garantir um cenário positivo. É essencial convocar todas as gerações para um debate aprofundado sobre o tema”.

Um comentário

  1. Nesta lista está faltando a talentosa Bibi Ferreira que, aos 95 anos, se apresenta e canta divinamente!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*