Por que a primeira dama da França vem sofrendo tanto bullying

O fato de Brigitte Trogneux ter 24 anos a mais do que o marido contrinua sendo assunto na França e em países europeus

O fato de Brigitte Trogneux ter 24 anos a mais do que o marido contrinua sendo assunto na França e em países europeus

Maya Santana, 50emais

Já publiquei aqui no 50emais pelo menos três artigos comentando o preconceito explícito manifestado em relação à diferença de idade entre o novo presidente da França, Emmanuel Macron, 39, e sua mulher, Brigitte Trogneux, 64. Não é só aqui no Brasil que o preconceito machista tem voz grossa e fala alto. Nos países considerados mais civilizados da Europa, como a própria França e a Grã-Bretanha, uma parte da mídia fez e faz todo tipo de chacota com o fato de o presidente ser tão mais novo, desde que o casal começou a participar da campanha eleitoral, que terminou com a vitória dele, em maio. O assunto continua reverberando. Até por que Macron está em evidência pela vitória acachapante de seu jovem partido nas eleições legislativas do último domingo. Vale a pena ler este artigo de Mariana Amaro, do Uol, sobre as agressões gratuitas, de cunho absolutamente preconceituoso, contra uma mulher que tem a maior importância na vida do presidente francês.

Leia:

Os franceses têm fama de liberais e costumam dizer “c’est dans les vieux pots qu’on fait les meilleures soupes” ( “é nas panelas velhas que fazemos as melhores sopas”, em tradução livre do francês). É uma referência de como a experiência de vida é valorizada por lá. Ou melhor, era. Podia até ser assim no passado, mas não em 2017.

A imprensa francesa não é nada simpática quando o assunto é a primeira-dama. No encontro com Melania Trump, na Bélgica, o que ficou em evidência foi o comprimento da saia de Brigitte

A imprensa francesa não é nada simpática quando o assunto é a primeira-dama. No encontro com Melania Trump, na Bélgica, o que ficou em evidência foi o comprimento da saia de Brigitte

Desde que Marine Le Pen, candidata de ultra-direita perdeu as eleições presidenciais para Emmanuel Macron, o que tem ganhado grande destaque na imprensa francesa é um detalhe superficial. A diferença de idade de 24 anos entre o novo líder francês e sua mulher, Brigitte Macron, não para de ser assunto por lá – e em alguns veículos europeus também.

E se o presidente fosse bem mais velho?

Ela tem 64 anos, ele, 39. A título de comparação, Donald Trump tem 70 anos, e Melania Trump tem 47. Ele é 23 anos mais velho, mas muito pouco se falou a respeito disso. Michel Temer, por exemplo, é 42 anos mais velho que a Marcela Temer — e isso não foi motivo de piada nos jornais brasileiros. “Para a mulher, pesa o fato, simplesmente, de ela ser mulher”, diz Ailton Amélio, psicólogo e autor dos livros “Relacionamento Amoroso” e “Para Viver Um Grande Amor”.

Brigitte lê todos os discursos de Macron, critica o que deve ser modificado, participa de reuniões de sua equipe. Mas, para o jornal britânico “Daily Mail”, Brigitte é simplesmente “uma vovó”. “Sim, ela tem sete netos, mas essa é apenas uma forma sutil de reforçar o fato de ela ser mais velha”, diz o psicólogo.

Já para o site francês “Au Feminin”, o que importa é que Brigitte “usa saias curtas demais para sua idade”. E que ela não trocou de roupa entre um evento da tarde e outro à noite.

“Perderam o senso de realidade”, reclamou Macron

Os dois no dia da vitória: ele é o mais jovem presidente da França

Os dois no dia da vitória: ele é o mais jovem presidente da França

Brigitte era professora de Emmanuel Macron, no início dos anos 90, em Amiens, no nordeste da França. Na época em que se conheceram, ela era casada e tinha três filhos. Dez anos depois, recém-divorciada, reencontrou Macron e, em 2007, eles se casaram.

Seguindo a vida política do marido, Brigitte parou de lecionar para ajudar na campanha. Agora, no papel de primeira-dama, Emmanuel prometeu que “Brigitte estará ao meu lado como sempre esteve, mas também terá um papel público.”

Participe da nossa campanha para tornar o 50emais ainda melhor. Clique aqui.

Compartilhe este postShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

2 comentários

  1. Ana Maria Valadao Negri

    Acho que o Amor e encontro de almas… “Onde a alma se encanta , ela fica”!!!
    Os preconceitos sao sempre mais com as mulheres com relação aos homens. Alma nao tem idade, se eles se amam e se completam, o importante e ser Feliz e fazer o outro feliz!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*