República para idosos, alternativa de moradia depois dos 60 anos

O casarão em Santos onde funciona uma república para idosos

O casarão em Santos(SP) onde funciona uma república para idosos

Há poucos dias, postei aqui um artigo com o título Idosos buscam alternativas para morar sozinhos. Nele, vi pela primeira vez a expressão “república para idosos”. Sabia que há condomínios para pessoas mais velhas, casas especiais, asilos… mas república não conhecia. Fui procurar saber, principalmente, a diferença entre república e asilo. O melhor texto que encontrei foi esse, postado no blog aterceiraidade.com. Para quem se interessar, aqui está o site da Prefeitura de Santos, em São Paulo, a primeira cidade do Brasil a ter repúblicas para idosos.

Leia:

Certamente você já deve ter ouvido alguém falar que a terceira idade é uma fase da vida caracterizada por muita solidão. Mas, ao contrário do que alguns acreditam, nesse período os idosos nem sequer pensam em levar uma vida sozinhos em suas casas.

A alternativa encontrada por alguns está em morar na casa dos filhos. Outros, porém, aproveitam a aposentadoria para realizar viagens e conhecer diferentes locais, seja em solo brasileiro ou ao redor do mundo. Mas para quem não gosta de ficar viajando e também não é adepto de ficar abrigado na casa do genro ou da nora, a opção mais viável tem se tornado as repúblicas para idosos.

As repúblicas ficaram muito conhecidas pelo fato de hospedarem jovens que iam estudar ou trabalhar em cidades distantes das que moravam. Entretanto, elas também têm atraído pessoas mais velhas, devido à facilidade de pagamento das mensalidades que são acessíveis ao bolso de quem já é aposentado. Em algumas moradias deste tipo, o valor não ultrapassa R$150 se somado com as despesas da água, luz e gastos de gás.

Alicia e Arlete numa das repúblicas de Santos

Alicia e Arlete numa das repúblicas de Santos

A primeira república específica de atendimento ao público da terceira idade surgiu em Santos, no litoral de São Paulo, em 1995. O sucesso do projeto foi tamanho que, ao longo desses 19 anos, se estendeu para diferentes cidades do Brasil como: Belo Horizonte, Divinópolis, São José do Rio Preto e Curitiba. Nessas moradias autônomas, os residentes ficam responsáveis pelos cuidados com a limpeza e dividem as tarefas igualmente para todos.

As vantagens de viver em comunidade quando se está em idade avançada, são muitas. Uma delas é evitar o aparecimento da depressão, um transtorno mental que afeta a autoestima de ambos os sexos e faz com que a pessoa se sinta triste e desmotivada. A oportunidade de conhecer novas pessoas é mais um benefício. Isto porque, como a casa está sempre cheia de pessoas, é possível fazer novas amizades na convivência do dia a dia, o que ajuda a espantar a solidão e melhorar o humor.

A diferença entre residir em uma republica e um asilo está no convívio social. Nos asilos, como os idosos não podem sair, o convívio acaba ficando limitado a apenas dentro do ambiente. Ou seja, não participam da sociedade, não conhecem novas pessoas e não têm vida produtiva e ativa culturalmente.

Nesse ambiente, eles ficam recolhidos e são mantidos pelo poder público ou por grupos religiosos.

Diferente dos asilos, nas repúblicas eles têm a liberdade para sair no momento em que desejam. Com isso, proporciona uma independência para frequentar bailes, festas da terceira idade ou para participar de programas sociais. Assim, o ambiente das repúblicas possibilita que a terceira idade mantenha a vida social ativa, além de estimular a convivência social.

93 comentários

  1. Quem se responsabiliza pelos idosos? E se acontecer alguma coisa dentro ou fora, quem cuida/se responsabiliza? Ficam todos dentro da mesma casa? É misto (fem./masc.)???

  2. aparecido sabino da costa

    moro com mimha familia só que eu tenho um poblema de coluna que não da mais para trabalhar fico muito tempo deitado quando tenho dor por fazer algum esforço mais percebi que as coisas mudaram para mim filhos já me trata mal não fazem nada que eu gosto vivo num quarto só quer dizer já não sou bem vindo já vou dar trabalhogostaria de morrar em uma repulblica como essa de santos será que consigo me ajudem

  3. Maya,
    essa é uma ótima alternativa para as pessoas com idade.
    Deve ser estimulado o processo de criação dessas Repúblicas com preços populares.
    Dentro da própria República, o estimulo as pessoas que trabalhem com crochet, bordados, costura, etc.
    Com lugar certo para venda da produção dos trabalhos.
    Se tornando um ótimo lugar para se viver sentindo-se útil e ativo.
    Abraço
    Therezinha Delgado

  4. Olá, Maya! vc conhece pessoas que estão se organizando para morarem juntas em Portugal? gostaria de saber mais…obrigada!

  5. Oi. Tenho 60 anos, moto em BH e tenho muita vontade de morar em Santos. Gostaria de saber ae você sabe de algum lugar que não tenha fila de espera, mesmo que seja mais caro. Talvez alguma republica particular.

  6. Boa noite! Para todos meu nome é Viviane,moro em São Paulo zona leste,próximo a Arena Corinthians,desde 2009 trabalho com republica para jovens tenho hoje uma casa Feminina e outra masculina e estou abrindo uma nova republica ,porém ,para 3º idade,baseada dentro deste projeto do texto citado acima.Estamos terminando algumas reformas de adaptação na casa, para iniciar funcionamento.Caso tenham interesse em moradia entrar em contato através do meu ZAP 11-981702563 email pensao2@yahoo.com. Tenho certeza que será uma grande experiencia nessa Republica e faremos que muitas pessoas,passem a não ficar mais sozinhas e sim, permitir que tenham uma qualidade de vida melhor.Faremos hospedagem mensal no valor de $350 mensal ,já incluído o aluguel,água,luz,gás,internet , roupa lavada 2x por semana ,limpeza geral da casa e troca de roupa de cama todas as sextas -feiras. Referente a alimentação cada morador será responsável em comprar e preparar sua alimentação.produtos de higiene pessoal também será de responsabilidade de cada morador.Teremos como administradora desta republica uma Assistente social e como apoio alternativo e sem custo nenhum, voluntários como: auxiliar de enfermagem,Psicologo e terapeuta ocupacional.

  7. Boa noite,
    Gostaria de saber se os quartos ou dormitorios são individuais ou coletivos?
    Grata.

  8. Olá! Tenho muita vontade de criar uma República como essa em Curitiba. Cada vez que escuto histórias sobre idosos e seus filhos, fico mais decepcionada com o egoísmo desses filhos. Ainda tenho 56 anos, mas quero começar a me preparar para o “depois dos sessenta”.

    • Oi Denise
      Também moro em Curitiba e tenho interesse em conversar e conhecer pessoas que têm interesse neste tipo de moradia.tenho 60 e também quero me preparar para no futuro continuar com autonomia e liberdade e convivência com outras pessoas.

  9. Bom dia a todos!
    Achei muito interessante o assunto em comento.
    Tenho 62 anos, gozo de perfeita saúde, sem vício, vivo na cidade do Rio de Janeiro há mais de 45 anos, pós-graduado Latu Sensu em ciências jurídicas em Docência Superior, advogado militante há mais de 30 anos, atuo de forma autônoma, mas a advocacia de uns 15 anos para cá perdeu o status e está difícil se manter como advogado… .
    Tenho outras habilidades: como jornalista, tenho um bom conhecimento acerca de alimentação natural e fitoterapia, músico, cantor, compositor, apresentador de televisão, com mais de 60 cursos extras em várias áreas mas por por não ter família e, principalmente, alguém que possa me ajudar a me encontrar (fazer um direcionamento o que devo fazer), estou passando por um período muito difícil da minha vida.
    Os honorários devido a poucas causas não estão dando para me manter, a justiça como é do conhecimento da maioria da população e da falência do Estado, também não ajuda, há muito não sei o que é liberar um alvará em Juízo.
    Gozando de perfeita saúde, com muita disposição e conhecimento, tenho buscado ajuda, disse ajuda, não favor, um lugar onde possa desenvolver as minhas habilidades e conhecimentos adquiridos, fazendo parte de uma família, onde possa somar, multiplicar e agregar valores, vez que tenho uma boa formação intelectual e moral, vindo de família tradicional do interior da Bahia, é o que venho buscando.
    Se alguém puder me ajudar a encontrar esse lugar, essas pessoas que desejam uma pessoa dinâmica, alegre, de trato fácil, que onde chega, faz amigos e multiplica com entusiasmo e disposição, basta me contactar pois vivo sozinho, com os meus instrumentos, composições e algumas causas na área cível pois sou advogado civilista, nunca tendo atuado no direito penal por não ter simpatia por esse ramo do direito.
    Para tanto, coloco-me à inteira disposição de quem realmente deseja me dar essa força, vez que não tenho impedimento algum de deslocamento e locomoção seja para qualquer parte do Brasil.
    Meu e-mail: marccodyzio@globomail.com ; telefone fixo: 21 3313-6494 e Celular: 21 991365454
    Fico no aguardo de manifestações, desde já agradecendo a Deus pela oportunidade de aqui postar essa matéria e, como creio que não existe ACASO, por certo terei exito nessa busca que no meu sentir, como creio nos provérbios: Uma mão lava a outra e ambas lava um todo”
    Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos indique o caminho a seguir,
    Atenciosamente,
    Afrodizio Marques Pinheiro

    • Fiquei maravilhada com essa possibilidade…de viver em comunidade com pessoas que comigo atravessaram as mesmas histórias , que chegaram aqui com esse orgulho de ser antes do ter….Bom saber que alguém está se preocupando conosco….

      • A solução para a solidão na aposentadoria é exatamente essa: nos unirmos na criação de repúblicas, de comunidades onde as despesas sejam compartilhadas, os compromissos e as alegrias dos relacionamentos que se ampliarão com a convivência. Tenho bastante interesse. Moro só numa casa própria, com 4 quartos, já daria para pensarmos em começar?

    • Boa noite…n teria interesse de dividir despesas? Sou aposentada tenho 60 anos saudavel e ativa gostaria mto de morar em uma cidade de maior porte….mas sozinha n e facil…qualquer coisa email andradevilela@gmail.com……obrigada aguardo

      • Ola Lucia meu nome e Monica moro em Sao Paulo zona Oeste,e sou sozinha,estou procurando alguem p dividir apto.Se vc tiver interesse meu tel e 11988440979.Abrs

  10. Olá, Maya.

    Sou portuguesa, vivo nos arredores de Lisboa e este é um assunto em que penso há muito tempo. Será que podia dar o meu contacto à Paula Freire ou a qualquer outro residente em Portugal que também queira interessado neste tipo de hipótese?
    Muito obrigada e muito boa sorte para os vossos projectos!

    Isabel Silva

  11. MARIA VERA NICE BARRETO

    Boa tarde, gostaria de saber endereço e ou telefone de república para terceira idade aqui em Belo Horizonte.
    Tenho 59 anos, pensando que seria bem interessante viver assim, pois teria companhia. Abraços.

    • Querida Maria Vera, não temos informação sobre esse tipo de república em Belo Horizonte.Teria que fazer uma boa pesquisa, porque, com certeza, existe alguma. Espero que você encontre. Grande abraço e tudo de melhor para você!

    • Maria Vera
      Me chamo Patricia trabalho com hospedagem para estudantes e gostaria de conversar com você^.
      estoun pensando ha alguns dias sobre o assunto.
      Gostaria de trocar ideias;
      31 3 4918298
      31 993796688

  12. Moro Em Vitória-ES, aqui não temos ainda este tipo de república. Quanto custa o valor que devemos pagar. Tenho 63 anos é já não aguento mais fazer muitas coisas do dia a dia.
    Agradeço uma resposta, pode ser pelo meu e mai.
    Obrigada.

  13. Eu tenho.57 anos e tenho medo de envelhecer sozinha e pavor da aposentadoria, Que será inevitável..Mas tenho um apartamento de frente para o mar em Santos e bem grande..Que pensando bem seria ótimo encontrar uma companhia para morar lá.

  14. Eu moro numa casa grande numa região muito tranqüila com muita natureza a 15 km de S. Paulo. Tenho 3 suites que posso oferecer a 3 senhoras saudáveis e independentes com refeições e serviços inclusos. A quem se interessar, darei todas as informações pelo email florindacampos@bol.com.br exclusivo para este assunto.

    • qual e o local em tenho 62anos e quero muito morar sozinha sou forte saudavel faco de tudo moro no butanta fica muito longe perguntando para ines

    • Denise Mafra Gonçalves

      Inês,

      Gostei da sua proposta de moradia compartilhada. Tenho um filho morando em São Paulo e esta experiência de morar a 15km dele, seria interessante…Podemos conversar? Pretendo me mudar só no ano que vem. Meu email é o mafra.denise@gmail.com

      Fui eu que mandei esta mensagem para o grupo:

      Eu tenho 58 anos e pretendo me aposentar em agosto de 2018! Sou uma pessoa interessante, podem acreditar pois é o que dizem a meu respeito! Sou bem humorada, gosto de conversar, rir, ser voluntária, ouvir música boa, dançar, ir a peças de teatro, praias, lugares novos, cinemas, tomar uma cervejinha, sem exagero.
      Depois de me aposentar, com certeza, ainda quero ser útil, fazer algo de que goste, viver em outro local, pelo menos por uns tempos…Quero também conhecer novas culturas e formas de convivência. Quem sabe, talvez, encontrar companhia… Hoje, moro em Brasília, sozinha com meu cachorrinho, e ainda trabalho. A partir do ano que vem, em meus planos está fazer uma experiência de moradia em Portugal ou em alguma outra cidade do Brasil, onde possa ficar em paz e me sentir bem, fazendo o bem! Alguém quer programar o futuro em alguma dessas experiências comigo? Vamos conversar?

      Um abraço, Denise

  15. boa tarde !!!

    será que tem por aqui pessoas de Campinas e Região ???

    tenho interesse em montar uma republica para pessoas acima dos 50 anos de bem com a vida !!

    importante será os interesses em comum !!
    interessados favor enviar e-mail

  16. Denise Mafra Gonçalves

    Olá!
    Eu tenho 58 anos e pretendo me aposentar em agosto de 2018! Sou uma pessoa interessante, podem acreditar pois é o que dizem a meu respeito! Sou bem humorada, gosto de conversar, rir, ser voluntária, ouvir música boa, dançar, ir a peças de teatro, praias, lugares novos, cinemas, tomar uma cervejinha, sem exagero.
    Depois de me aposentar, com certeza, ainda quero ser útil, fazer algo de que goste, viver em outro local, pelo menos por uns tempos…Quero também conhecer novas culturas e formas de convivência. Quem sabe, talvez, encontrar companhia… Hoje, moro em Brasília, sozinha com meu cachorrinho, e ainda trabalho. A partir do ano que vem, em meus planos está fazer uma experiência de moradia em Portugal ou em alguma outra cidade do Brasil, onde possa ficar em paz e me sentir bem, fazendo o bem! Alguém quer programar o futuro em alguma dessas experiências comigo? Vamos conversar?

    • Eu gostaria muito Denise, também me encaixo neste perfil, tenho 58 anos, sou separada, moro sozinha. Meu telefone é 35 998528473.

    • Eu adoraria, Denise. Estive em outubro em Lisboa e amei, mas Portugal tem aldeias e cidades encantadoras. Tenho 64 anos, sou psicóloga, arte-terapeuta, escrevo nas horas vagas, amo música. Atualmente moro a 80 km de Recife numa cidadezinha turística bem interessante, mas onde falta vida cultural. Gostaria que entrasse em contato comigo. Um abraço.
      eleonorafv@gmail.com
      81 997882912

    • eva teresinha cordeiro porto

      SOU TERESINHA ,SOU GAUCHA GOSTARIA DE MORAR COM UMA SENHORA ,PELA SOLIDÃO QUE VIVO ,E GRITANTE!!!! OU REPUBLICA GOSTARIA DE SABER QUAL A MAIS ADEQUADA OSTO DE TER MEU QUARTO SE FOR POSSÍVEL ,TENHO 68 ANOS ESTOU MUITO SÓ SOU VIÚVA MEUS 2 FILHOS CASARAM MINHA VIDA E SOFRIDA ,SOU SAUDAVEL CABELEIRA ,QUANDO FECHEI O SALÃO FOI PIOR AINDA TEM ALUEM PRA ME RESPONDER ,POR FAVOR POSSO PAGAR MINHA PARTE ….OU REPUBLICA MAIS PROXIMA DO RIO GRANDE DO SUL IMAIL SALÃODAMULHER@OUTLOOK,COM TEL 53999599296 .PODE SER RECIFI OBRIGADA LIGUE OU DEIXE SEU TELEFONE TENHO TAMBEM 5332432254 RS,INTERIOR

  17. Ana Cristina Valentim Mendes

    Maya será que você poderia procurar pra nós alguma reportagem sobre república em Portugal?

  18. Moro em Curitiba e li no texto que existe uma republica desta aqui. Alguém tem informações?
    Respondi para Denise de Curitiba mas não sei se foi a mensagem.
    Tenho interesse em construir junto com outras pessoas um tipo de moradia semelhante a este.
    mcristinahl@gmail.com

  19. Ola Denise Mafra, Ola, meu dilema eh o mesmo, como não sou casada e não tenho filhos preciso definir o que vou fazer, onde vou morar enfim, muitas duvidas. Tambem moro em Brasilia e estou prestes a aposentar me procure para conversamos. Obrigada

  20. Onde encontro uma republica para terceira idade em São Paulo. Pois trabalho com pensionato para jovens a uns 15 anos. Estou querendo parar alugar a casa e ir morar em uma republica para terceira idade.

  21. Tenho 63 anos , professora aposentada , sou solteira , sem filhos . Irmãos casados . Moro com sobrinhos e cunhada . Mas gostaria de morar em uma comunidade , com pessoas da minha faixa etária . Assim viveria minha vida e deixaria de ser preocupação para outros . Só tenho meu salário , plano de saúde : Ipsemg e um outro funerário , além de boa saúde , otimismo , alegria de viver e fé na vida . Sabe onde encontro uma Comunidade , simples , amiga e acolhedora ? Obrigada .Mariana Frazão

    • Mariana, querida, não sei onde você mora. Acho que você teria que pesquisar para ver se há algum grupo desse na área em que vive. Grande abraço pra você e muito boa sorte!

    • Bom dia Mariana,
      A um mês me mudei pra Santos depois de uma separação. Moro em uma kitnet pequena de fente para praia sozinha e ainda estou tentando me acostumar a morar sozinha pela primeira vez. Confesso que está difícil acostumar por isso estou pensando procurar alguém pra fazer companhia e ao mesmo tempo dividir despesas. Aqui e um lugar lindo e muito bom pra viver. Se tiver interesse me responda. Tenho 61 anos sou aposentada sem vícios e de fácil convivência.
      Abraços
      Lucia

  22. tenho uma pousada a cerca de 80 km de BH., procuro pessoas afins para transforma-la numa comunidade alternativa

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*