Sem dinheiro, Martha Rocha, 82, vai para uma casa de repouso

Conhecida como a “eterna Miss Brasil”, ela foi a primeira a conquistar o título de beleza, em 1954. Foto: reprodução da internet

Maya Santana, 50emais

Confesso que para mim foi uma grande surpresa saber que a ex-miss Brasil Martha Rocha, uma das mulheres mais lindas do mundo, frequentadora do Jet Set internacional por tanto tempo, optou, aos 82 anos, por morar em uma casa de repouso, em Volta Redonda. A vida faustosa de outros tempos ficou, definitivamente, para trás. Falta de dinheiro foi o que motivou a troca de endereço. Símbolo da beleza curvilínea da metade do século 20, Martha nasceu em Salvador – foi a primeira mulher a ganhar o título de Miss Brasil no concurso oficial, como existe hoje, que começou a ser realizado regularmente em 1954 -, e por pouco não se tornou Miss Universo. Ficou em segundo lugar no concurso internacional, realizado nos Estados Unidos, que, na época, tinha enorme prestígio. Foi aí que chegou a fama.

Ainda bem jovem, casou-se com o banqueiro português Álvaro Piano, de quem logo ficou viúva – ele morreu em um acidente aéreo – depois de ter dois filhos, Álvaro Luiz e Carlos Alberto. Mais tarde, em 1961,casou-se novamente. Desta vez com o empresário carioca Ronaldo Xavier de Lima, pai de sua única filha, Cláudia Xavier de Lima, renomada artista plástica. Antes disso, trabalhou como modelo e garota propaganda em estúdios de Hollywood. De volta ao Brasil, chegou a gravar dois discos com uma das estrelas da música de então, Emilinha Borba. Há rumores de que, passando por dificuldades financeiras, ela teria pedido ajuda à filha mas, não se sabe o motivo, o amparo não veio, obrigando a octogenária ex-rainha da beleza a buscar uma casa de repouso para viver.

Martha foi internada no ano passado para tratar uma pneumonia

Não me sinto diminuída
Foi através do facebook que a própria Martha resolveu tornar pública a sua situação: “Meus amigos, participo que estou morando numa pousada para idosos por questões financeiras. Não me sinto diminuída, humilhada por isso. Pelo contrário, pois minha dignidade segue sem mácula. Beijos, meus amores, onde Deus os tenha os colocado”, escreveu ela.

Possivelmente, em função da reação das pessoas a esse comunicado, a ex-miss publicou outro post: “Pensei muito antes de postar minha situação, por temer ser mal interpretada. E é exatamente o que está acontecendo,” explicou ela, continuando: “Se, em 1995, com a fuga de Jorge Piano – seu cunhado, dono de uma das maiores casas de câmbio do Rio de Janeiro – com todo o meu dinheiro, nem pensei em pedir ajuda. Superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso de Miss Brasil.” Fechando o pequeno texto, ela afirma: “Para mim, meus amores, este assunto está encerrado. Ponto final.”

Um ponto final que significa, na verdade, depois de mais de oito décadas de existência, o início de um outro capítulo – menos glamouroso – na vida dessa baiana, chamada carinhosamente de “eterna Miss Brasil.”

Veja como Martha Rocha foi recepcionada no Brasil quando retornou dos Estados Unidos, depois do concurso de Miss Universo, 1954, no qual ficou em segundo lugar:

30 comentários

  1. Denise Correia de Menezes cordeiro

    dignidade é tudo. vc ê um ícone. foi vítima d um larápio covarde. mas não perdeu a classe. nossa eterna misse Brasil. belíssima.que importa é está bem cuidada. seja feliz nessa nova etapa. bjos.

  2. Beleza pura, natural, sem botox, implantes e outras visitas mais…. Porém hoje a mulher mais bonita do Brasil é um homem……afff

  3. Você continua linda e nos te amamos muito . O importante é sua dignidade.Um abraço carinhoso..
    Edinar Corradini

    • Belíssima, nossa eterna miss Brasil.
      Vc levará alegria, glamour, charme e vida a este lugar . Aí , aonde vc está agora, precisam muitíssimo de tudo isso . Nada nesta vida é por acaso. Vc tem muito a dar.
      Bjs e abraço

  4. Maravilhosa, uma mulher digna, que está mostrando que ter independência e amor próprio é fundamental, que seus dias sejam de muita felicidade.

  5. Não foi a primeira miss Brasil….

    • Sim, Heráclito, ela foi a primeira Miss Brasil, em 1954. Abraço para você!

    • Você está certo.A primeira Miss Brasil chamava-se Iolanda Pereira se não me falha a memória.

      • Iolanda Pereira foi Miss Brasil e foi Miss UNIVERSO. Era gaúcha, de Pelotas. Podem pesquisar.

        • Sônia, “Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele.” Esse texto está na Wikipedia. Quando se diz que Martha Rocha foi a primeira Miss Brasil é dentro do concurso que começou em 1954 e existe até hoje. O mesmo acontece com a Miss Universo. É isso que causa confusão. Forte abraço para você e muito obrigada pelo seu comentário.

      • Cledi Vargas Cortês

        A primeira miss Brasil, foi uma gaúcha, de Peltotas/RS, chamada Iolanda Pereira.

  6. Não importa a nossa condições financeiras e nem aonde moramos,o importante é ser feliz

  7. O mais importante vc tem: dignidade e consciencia tranquila. E o que importa. Seja feliz nessa próxima etapa, com novos amigos e muita história pra contar.

  8. O que importa é uma consciência limpa e uma beleza interior que lhe permitam um sono tranquilo, seja lá qual for o seu endereço. Em prédios de alto luxo, em camas eletrônicas de 50.000,00 há muitos que passam as noites acordados, atormentados por uma consciência pesada, como deve viver, ou viveu, quem roubou o seu dinheiro. O que importa é se ter paz.

  9. Tatiana Lustosa Dallalibera

    Uma mulher maravilhosa! Uma pessoa adulta lidando com a vida como ela é! Com altos e baixos! Em cada situação uma experiência! Para mim será sempre a miss Brasil da misses! Com dignidade e distinção! Para isso lembro-me da poesia INVICTUS! NEM QUE A CABEÇA SANGRE, MAS ESTÁ ERGUIDA!

  10. Maria Alcenira Nogueira Verissimo

    Sou mais jovem do que MARTA, mas tenho um carinho especial por ela . Tenho 68 ANOS DE IDADE. Quero ir para om ABRIGO. Quais são os critérios daí ? GRATA por TUDO. Aguardo as informações. BEIJOS.

  11. Ivana Muniz Redigulo

    Você foi e será nossa eterna miss Brasil. Lembro que desde criança, minha mãe falava que vc só não ganhou o miss universo por duas polegadas a mais.Sempre linda. Que Deus esteja sempre ao seu lado.

  12. O que dignifica uma pessoa,nao e so a beleza externa e sim a beleza interna,e vc mostrou isto e sua dignidade.seja feliz,e o que importa

  13. MARTHA! Incomparável beleza e
    dignidade!
    Seu incomparável glamour,
    presença e formosura, estarão
    sempre presentes no imaginario brasileiro.
    Para nós, dessa geração, e muitas outras, você é nossa
    MISS ETERNA… rainha do coração de todos brasileiros.

  14. apesar de sua beleza nao foi feliz

  15. Aos 18 e aos 82, o importante é ser sempre maravilhosa!! Deus te ilumine.

  16. Uma mulher linda por dentro e por fora digna e honrada o Brasil só tem a agradecer a vc que Deus a abençoe nessa nova etapa de sua vida ..

  17. Você mostrou à todos a sua dignidades seja feliz que Deus te proteja.

  18. A dignidade pessoal é o nosso maior património moral,cara e sempre serå bela Marta Rocha.Meus respeitos.

  19. Nasci em 58 e cresci ouvindo coisas boas sobre vc e admirando sua beleza. FUm estes parte da minha infância e até hoje também através da torta que leva seu nome.Espero, eu também um dia poder pagar uma casa ..Não digo repouso. .Mas de companhias. Um beijo no seu coração!

  20. Elenir dos Santos Mello

    Meu abraço. Dignidade e aceitação das interperies da vida ninguém está livre…Importante é estar feliz consigo mesma…

  21. Vantagem de POUSADA DE IDOSOS é o compartilhamento de memórias social e política. Deve ser bom quando o idoso, mesmo lá, não perde o convívio de familiares e está bem amparado. Desvantagem fica para a família que é sempre percebida como desnaturada. É difícil desassociar esta ideia, porque na realidade, sendo idoso, perdemos sutonomia e quem interna, realmente são os familiares. Tô certa?

  22. Marta essa nova jornada vai lhe dizer quem de verdade são seus amigos. Deus te ilumine sempre. Você é uma mulher iluminada.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*