‘Viagem com Maya Santana’: 13 dias para ver o melhor de Portugal

A excursão começará no dia 8 de setembro próximo. O retorno ao Brasil está previsto para 21 de setembro

Maya Santana, 50emais

Viajar, conhecer outros países, outros povos, idiomas e culturas. Esse parece ser um dos grandes sonhos dos brasileiros, homens e mulheres, sobretudo aqueles que já passaram dos 50 anos. Talvez por estarem mais livres de compromissos, com os filhos já criados e a aposentadoria garantida. Essa realidade se reflete no 50emais. Viagem mostrou-se um dos temas preferidos das milhares de pessoas que, diariamente, visitam o blog, desde que foi criado, há oito anos.

E os artigos sobre Portugal são os que mais atraem leitores. Despertam muito interesse não só de brasileiros que querem se estabelecer em terras portuguesas, fugindo da crise no Brasil, mas daqueles que vão como turistas, curiosos para fazer o caminho inverso ao de Pedro Álvares Cabral e explorar a terra dos nossos antepassados.

Depois de refletir sobre todos esses fatos, decidi aceitar o convite da agência de Viagens Céltica, de São Paulo, para participar de uma excursão a Portugal, à qual, se você se interessar, também poderá se juntar.

Vista noturna do Porto, norte do país, onde a excursão vai começar

O embarque está previsto para o próximo dia 8 de setembro e começaremos nossa aventura pela região norte do país, onde está a cidade do Porto, famosa, entre outras razões, pelo delicioso vinho que produz. Percorreremos o país durante 13 dias, inclusive, atravessando a fronteira para conhecer Santiago de Compostela, na Espanha, cuja catedral é o destino final dos peregrinos que percorrem o lendário Caminho de Santiago. Após desfrutarmos do melhor de Portugal, embarcaremos em Lisboa e retornaremos ao Brasil em 21 de setembro.

Durante o tempo em que morei na Inglaterra, trabalhando para a BBC, fui algumas vezes a Portugal. Mas nunca fiquei o suficiente para reduzir minha enorme curiosidade pelo país, de fundamental importância na nossa formação.

Com o roteiro traçado pela Céltica, vejo a oportunidade de desfrutar, com mais tempo, guiada por alguém gabaritada, da reconhecida gastronomia portuguesa, dos recantos históricos de Lisboa, de outras cidades e vilarejos medievais como Fátima, Sintra e Óbidos – e das centenárias tradições do pais, na raiz de muitos dos nossos hábitos e costumes. Portugal é hoje um país moderno, arejado, que, de maneira geral, recebe bem e incentiva o turismo de brasileiros.

Lisboa: o bonde é uma ótima maneira de conhecer a cidade

Se você se interessou, clique aqui para conhecer o roteiro completo e todos os outros detalhes da viagem. Depois, decida se gostaria de fazer parte dessa excursão, a primeira com a participação nossa, aqui do 50emais.

Assista ao Globo Repórter sobre Portugal, apresentado em 20 de abril de 2018, portanto, há menos de um mês:

11 comentários

  1. Maya, existem planos para outros destinos também? Adoraria me arriscar por terras mais distantes e com línguas diferentes, mas ainda não tive coragem de me lançar. Num projeto assim, tendo uma pessoa experiente como você na dianteira, acho bem mais provável.

    • Bete, esta será nossa primeira excursão. Com certeza, faremos outras para países mais distantes. E será muito bom ter a sua companhia. Vamos anunciar tudo. Você será informada. forte abraço pra você.

  2. Quero mais informações para as viagens à Portugal. Setembro para mim não vai dar

  3. Rita de Cássia Souto Breve

    Bom dia! Para ir em excursão é necessário passaporte? Perdoe minha falta de conhecimento…

  4. Maya, gostaria de saber se há algum diferencial p/ as pessoas da “melhor idade” com certos cuidados p/ não tornar o passeio muito cansativo e termos conforto e segurança. Muito obrigada.

  5. Gostaria de saber sobre valores, de onde partirá o vôo, se haverá seguro saúde incluso.
    Obs: moro em Balsas MA.

  6. Guilhermina Ferreira Lima

    Boa tarde! Gostaria saber os detalhes da viagem, roteiros, valores etc. Obrigada, Guilhermina.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*