Você está pensando em se mudar para Portugal? Antes, leia isso

Área central de Lisboa a capital européia que virou moda,

Maya Santana, 50emais

Nos últimos tempos, publiquei vários artigos aqui no 50emais sobre as facilidades e benefícios que os brasileiros têm quando vão viver em Portugal, inclusive os aposentados. Portugal virou moda no mundo inteiro. Até a cantora Madonna está morando lá. À medida que a crise econômica no Brasil foi se agravando, muitos brasileiros deixaram o país e se fixaram, principalmente, em terras portuguesas. Muita gente saiu e continua saindo em busca de uma vida melhor. Mas começa a haver um movimento de retorno ao Brasil. E este artigo do Estadão, de Ruth Manus, brasileira que mora em Portugal desde 2014, explica por quê. Portugal não é o paraíso que muita gente pensa.

Leia:

Antes de tudo: Portugal é fantástico e eu amo esse país no qual vivo há 4 anos. Nunca quis sair do Brasil, mas me apaixonei por um português e a única forma de ficarmos juntos era eu vir para cá. Sou feliz aqui, mas vejo, muito assustada, a quantidade de brasileiros que está criando uma perigosíssima ilusão quanto à vida em Portugal.

Concordo que o cenário no Brasil não está nada bom. Concordo que, quando Bolsonaro é fortemente cotado a presidente da República, não dá vontade de criar filhos nesse lugar. Entendo quem queira ir embora. Talvez, nesse momento de ignorância e truculência, até eu tivesse a vontade que nunca tive de partir daí.

Ocorre que- surpresa- Portugal não é o paraíso. Ouço um monte de gente dizer que vai pedir demissão, vender tudo e tentar vida nova em Lisboa com o discurso de “não preciso de muito, só uma casa, um empreguinho e para o resto vou usar serviço público”. Então, vamos lá, isso é uma ilusão do início ao fim.

Comecemos pelo fato de que Portugal está muito, muito na moda. Europeus de todos os cantos, africanos e milhares de asiáticos também descobriram o país. Portugal está absolutamente em alta, o que é bom para o turismo e melhora um pouco a situação econômica. Mas aumenta a concorrência para os trabalhos, aumenta os preços de tudo e, infelizmente, aumenta a resistência dos portugueses com os estrangeiros.

Esse movimento todo gerou no país uma especulação imobiliária sem precedentes. Os imóveis, para comprar ou alugar, estão realmente muito caros. A diferença entre hoje e 2014, quando cheguei, é assombrosa. Mas atenção a um detalhe: os estrangeiros começaram a comprar e alugar casas com dinheiro vindo de fora, ou seja, os salários em Portugal não aumentaram na mesma progressão que o aumento dos preços para viver nas principais cidades. Resultado: quem vive do dinheiro que se paga a título de salário em Portugal, não está tendo dinheiro para pagar aluguel nas capitais. A conta não fecha.

Quanto a “encontrar um emprego qualquer” em Portugal… Vamos lá. O turismo realmente abriu muitos postos de trabalho por aqui. Trabalho em restaurantes, hotéis, transportes. Os brasileiros não têm grandes dificuldade para conseguir empregos como garçom, vendedor ou camareira. Mas vejo pessoas achando que vão chegar aqui e facilmente conseguir trabalho como advogado, engenheiro, publicitário, administrador. Surpresa: não vão. E se, a duras penas, conseguirem, os salários serão muitíssimo mais baixos do que se imagina. Mesmo.

Quanto ao sistema público (nem vou entrar na conversa óbvia de ter que explicar que nem todos têm direito a utilizá-lo), posso dizer que 90% dos amigos portugueses que tenho têm plano de saúde privado. E seus filhos estudam em escolas privadas. E não, não é baratinho. E que mesmo nas escolas públicas quase sempre é preciso pagar um valor mensal. Quando olho para um centro de saúde público de Portugal, me pergunto se elite brasileira estaria disposta a viver assim. Tenho certeza absoluta de que não. Quem está habituado à desigualdade social tem sérias dificuldades para abrir mão dos seus privilégios.

A sensação de segurança realmente existe por aqui. Andar de ônibus à noite (lembrando que um bilhete para um trajeto, comprado com o motorista, custa quase 2 euros) sem medo é mesmo um luxo. Mas vale dizer: furtaram o celular de diversos conhecidos aqui. Deixamos nosso carro na rua de casa e no dia seguinte encontramos os vidros quebrados e não sobrou nem a cadeirinha da minha enteada para contar história. O paraíso não existe.

Mais um detalhe relevante: brasileiros são bem vindos a Portugal até a página dois. Gostam da nossa música, da nossa alegria, da nossa caipirinha. Mas não gostam tanto assim dos nossos diplomas e frequentemente não acham que somos bons o bastante para ocupar certos cargos, frequentar certos lugares ou para namorar certas pessoas. Somos frutos de uma ex-colônia. Somos América Latina. Somos hemisfério sul. E isso fica evidente na forma como somos tratados.

Uma coisa é ouvir um jovem qualquer de 20 e poucos anos dizer que vai tentar a vida fora com uma mochila nas costas. Outra coisa é ouvir que uma família com 3 filhos vai arriscar tudo para morar fora, sem certeza nenhuma, sem nem saber bem o que está fazendo, embarcando numa ilusão extremamente irresponsável. E é isso o que tenho ouvido por aí.

Portugal é um país lindo, onde se come bem e onde é possível ser feliz. O Brasil também. Com vantagens e desvantagens, nenhum dos dois é a Noruega. Portugal mais seguro, Brasil mais alegre. Portugal mais sereno, Brasil com muito mais oportunidades. Mas parece que tem gente achando que Portugal é um país escandinavo perdido na península ibérica. Surpresa: não é. Pensem bem no que estão fazendo.

69 comentários

  1. Tenho 62 anos . Não existe conto de fadas . Tudo de bom que você consegue é com muito trabalho e depois de muito tempo . Nada é de graça ou de uma hora para outra .

  2. Realmente, onde junta muito brasileiro e problematico. Vira zona. E melhor os brasileiros ficarem no brasil. Eu sou brasileiro e sei como é o povao

  3. Os brasileiros querem sair com medo dos partidos de esquerda que querem transformar o país em uma Venezuela. Eu mesma sou uma. Se o Bolsonaro ganhar as eleições não quero sair do Brasil. A Sra está enganada.

    • Adorei sua resposta. Aqui não se pode viver tranquila com essa insegurança que temos com violência.

    • Vc não tem noção do que fala!!

    • Bolsonaro é a insegurança e todos sabem disso! Não vamos sair do país nem deixar Bostanaro ganhar nada!

    • Eu tb quero sair do Brasil por causa do que a esquerda fez ao pais. A pior administração, os maiores casos de corrupção e prefácio de verbas públicas, a insegurança em grau altíssimo e a destruição de todos os serviços, justamente pela falta de investimento pelos desvios criminosos. Se o Bolsonaro vence, o pais. Vai melhorar e não piorar. E depois muitos brasileiros vão preferir ficar. É o contrário do que vc escreveu do que esta acontecendo no Brasil. Só os esquerdopatas querem os vermelhos no poder. Quem tem bom senso e não é cego e nem teleguiado, sabe o que é melhor pro pais e do que precisa. Como está, não pode continuar.

    • Santa ignorancia. Se esse bocal ganhar a primeira discussao com seu vizinho a senhora podera levar um tiro pois uma das propostas dele e armar todi mundo.

    • Vc ñ tem ideia do que edtá falando, srnhora. Acreditar em um fascista é, no mínimo, a pior insensatez que alguém pode cometer. Cuidado com seus pensamentos…

    • Tb penso assim.moro na italia e vou ao brasil somente para exercer minha cidadania e tirar essa esquerda maldita.

    • Minha senhora brasileira mal informada, os brasileiros querem sair do Brasil porque ninguém aguenta mais este governo maldito que em 16 anos acabou com o Brasil. Se o Bolsonaro ganhar as eleições, a esperança de empregos, mais segurança, mais educação e saúde vai renascer e ninguém vai mais embora. Ao contrário, os brasileiros vão retornar ao Brasil.
      ,

  4. Gostaria de saber se está assim somente em Lisboa ou por toda parte.
    De qualquer forma, sou muito grata!
    Bjs!

  5. Vera Lúcia de Souza Mateus

    Morei fora do Brasil por alguns anos na cidade de Manchester – Inglaterra e tive o privilégio de poder conhecer 14 países novas culturas adorei tudo muito lindo muito certinho tudo muito válido mas como brasileira que sou não existe melhor país do mundo como a nossa terra o Brasil para se viver!

  6. Já passou pela minha cabeça morar em Portugal, mas dada a quantidade de brasileiros que estão indo e as lambança que estão fazendo prefiro continuar no Brasil ! Mesmo aposentado, estou em meu pais e, pensando melhor é mais seguro !!

  7. Suannes Pucci Dalila

    Ruth Manus brilhante, como sempre. O paulista adora a Bahia e quando para lá se muda vê não era bem isso que esperava, pois baiano não é paulista. E vice versa.
    Imagine mudar de país……e, para Portugal, onde acham vantagem, devido à língua, esquecendo que estamos há mil anos luz longe da cultura européia.

  8. Zenilda Silva do Amaral

    Gostei de tudo que você escreveu e concordo. Tenho 66 anos, casada, 2 filhos, 4 netos e micro empresária.
    Sou uma dessas que sempre diz, se fosse mais nova iria morar com minha família em Portugal.
    Discordo quando você falou sobre Bolsonaro. Você votaria nos outros candidatos se morasse aqui no Brasil????

  9. Francamente
    E interessante o texto mas faço uma pergunta
    PQ VC NAO VOLTA MORAR NO BRASIL terra amada por todos nos.
    Hj vc casou com um cidadao portugues…tem sua vida em Portugal..
    Nos continuamos aqui nessa violencia cotidiana
    Onde ja se conta 24 milhoes de desempregados…e nao estamos vendo luz no fim do tunel…
    Francamente …amo muito meu Brasil patria amada…mas pra quem esta de fora…facil dizer
    FUQUEM ONDE ESTAO NAO SAIAM..VAI MELHORAR…volta e nos ajuda a conquistarmos
    Novamente nosso Brasil
    Traga Cabral de novo…pra comecarmis diferente
    s

    • Concordo com você Araújo
      As pessoas não sabem o que falam então o porque não voltam.
      Só não é bom morar aí para quem quer levar uma vida de mordomias
      Aí se quiser viver bem tem que trabalhar duro.
      Se eu pudesse iria sem medo.

    • Concordo plenamente com a tua resposta!!!!

    • Hahahahah EXCELENTE

    • Hahahahahahaahaa EXCELENTE concordo então que VOLTEM TODOS OS BRAZUCAS pra esse BRSUL que eu quero hahahahaha BIG HUG ARAÚJO!

    • Boa pergunta, volte para o Brasil, já arrumou a mala ?

    • Concordo plenamente, logicamente que quem está lá nao quer que vá mais ninguém.Pergunto se ela nao levaria algum familiar???

    • Araújo olá!
      Tive o mesmo pensamento!!!
      Acredito que não deva ser nada fácil nos adaptarmos a uma cultura e costumes diferentes, isso sem falar no “ preconceito” que infelizmente teríamos que enfrentar. Agora falar fique por aí que aqui não é esse paraíso, acaba soando mais ao fato do número de brasileiros que estão “invadindo “ Portugal e querendo ou não, somos concorrentes ( com desvantagens é claro) e estamos incomodando!
      Mas prefiro ficar no meu país apesar dos pesares!
      Abraço

    • O texto é para ser lido na integra. Todas as posições posta pela autora são importantes. Se ela fez um comentário sobre o MITO é sinal que tem peso na reportagem.

    • O problema do Brasil foi justamente ter sido colonia de Portugal, pais que explorou todas as riquesas que havia aqui. Se tivessemos sido colonizados pelos ingleses teria sido diferente. Agora, nao gostam dos brasileiros. Nunca gostaram. O Brasil so serviu para explorarem as riquesas que tinhamos aqui. Conheço Portugal e pra mim eh um pais muito sem graça. Com muito poucas ou quase nenhuma oportunidade principalmente para estrangeiros. Se fosse muito bom os portugueses nao saiam de la.

  10. Paulo de Lacerda PhD

    Tola ilusão incentivada pela mídia
    Poucos estrangeiros vencem em Portugal atualmente além de serem vítimas de burocracia e preconceitos de toda ordem
    Viver bem na capital Lisboa e no belo Porto e para poucos estrangeiros mesmo..

  11. LAERCIO CRUVINEL JUNIOR

    Surpresa! A Noruega também não é a Noruega! Desde Adão e Eva que o paraíso só existe em sonhos, filmes e novelas…

  12. Bom dia!
    Porque vc tem medo de BOLSINARO?Um brasileiro que ama seu país e não trabalha para regime autoritário que se esconde como democrs democratas .

  13. Muito interessante esta tua reportagem. Eu adoro Portugal, mas para passear. Não troco meu Brasil. Parabéns pelas dicas.

  14. Primeiramente, ja se falando de bolsonaro, se percebe que, vc é de carater duvidoso,pq diz que brasileiros querem ir embora do brasil pq ele é o mais cotado para ser presidente do País, MENTIRA, pq a maioria dos brasileiros aqui , querem ele ele como Presidente SIM, talvez vc deve ser apoiadora de lula, ou outro canditado comunista, e que me deixa pensar no seu carater que deve ser meio duvidoso, se for apoiadora de LULA principalmente.
    Lembrando que , eu vou para portugal com minhas filhas e tudo que vc disse, não é nenhuma novidade, e mesmo assim eu troco o brasil por qualquer outro País do mundo,Brasil é bagunça, Portugal é um país de respeito, onde se não deve “namora” quelquer pessoa mesmo como vc diz, se é que me entende ok.

  15. legal o seu texto mas discordo apesar de vc estar aí há 4 anos, o problema dos brasileiros que saem do brasil eh que não tem capacitação, acham que uma simples faculdade já é grande coisa, como aqui no brasil, e na verdade não é se lançam ao léu sem ao menos estudar o lugar onde indo, dificuldade toda mudança trás o que te faz vencer é a força de adaptação e ter a humildade que tudo irá iniciar-se do 0

  16. Desculpe Sra. Maya Santana mas por que não volta para o Brasil?
    Não lhe fica bem falar mal do País que a acolheu e que, sim, é um paraíso em todos os sentidos. Obrigada.

    • Ana,acho que você fez confusão: eu moro no Brasil. A autora do artigo, Ruth Manus, é que vive em Portugal. Este artigo foi publicado em O Estado de São Paulo, um dos maiores jornais brasileiros. Abraço para você!

    • Marcelo, se você voltar ao post que publiquei – Você está pensando em morar em Portugal? Antes, leia isso – vai ver que no primeiro parágrafo, em negrito, está o nome da autora e do jornal no qual o artigo foi publicado. Volte lá, por favor. Não acredito que me escreveu esta mensagem por maldade, mas porque não prestou atenção. Grande abraço pra você.

  17. Parabéns pela matéria, não podia ser mais perfeita, eu morei em Portugal 5 meses e quando eu percebi tudo isso peguei minha família e voltei para o Brasil.. arrendei um restaurante por 2 meses não virou nada, muito diferentes de nós, aqui no Brasil tive por 16 anos, mas o importante é que voltei e mesmo mediante a crise estou me restabelecendo com um negócio novo… esperamos q mais pessoas acreditam nessa matéria perfeita, Parabéns mais uma vez

  18. Ótimo artigo! As ponderações feitas sao reais.
    As pessoas precisam ter essa visao de que nada é facil, nem aqui nem lá.

  19. Eu,iria bem mais adiante no tocante penissúla iberica,mesmo a Espanha é uma porcaria vivi lá por quatro anos,um spostamento chamado de primeiro mundo onde o salário minimo é 780 euros e grande maioria ganha em torno de 1000 euro,um absurdo chama a penissúla iberica de primeiro mundo.
    Já portugal e uma verdadeira piada,um país onde o salário minimo é 500 euros,onde um terço da população sobrevive com menos de 250 euros mês,fala sério.
    O Brasil é muito melhor que Potugal,aqui se vc tiver corage de trabalhar,mesmo se não tiver curso superior vc vai longe. Emquanto lá em portugal o maxímo que vc vai consiguir é momer e pagar o aluguel de um comodo nada mais.

    Morei nesses dois países de segundo mundo e posso dizer,não vai pará lá pensando que vai ganhar dinheiro,pois as próprias pessoas locais vivem na merda. Já da França pará cima já melhora.
    Sim uma coisa devo reconhecer lá a segurança é melhor,muito melhor mais é só isso e nada mais.

  20. Texto bem ponderado. Estou em Portugal há 17 anos e já vivi várias fases do país. Não vivo nem grande centro como Lisboa e Porto, por isso nem eu, nem meus amigos -portugueses e brasileiros- temos planos de saúde. Utilizamos a saúde pública e, até agora, não tenho motivos pra reclamar. Em relação à escola, eu optei por uma particular mas a maioria dos meus amigos têm filhos na pública e estão satisfeitos.
    A grande questão é concordo plenamente com o texto é que em Portugal não temos a cultura de sermos servidos como no Brasil, nós abastecemos o carro, nós fazemos muitas coisas que aí contratamos alguém para fazer. Nem toda gente se habitua! Mas como tudo na vida…há coisas boas e ruins! Eu amo os dois países como se fossem meus…e apesar de todos os problemas em ambos faço dos dois o meu paraíso particular!

  21. Eu sou uma que falo que se o Bolsonaro ganhar vou mudar pra Portugal, mas adorei a matéria! Excelente! Não se muda de país na empolgação! Mas hoje o maior problema do Brasil é a ignorância, uma matéria super legal e já vem as agressões porque a pessoa não votaria em quem a pessoa quer. E já começa as agressões, chamar de esquerdista, como se isso fosse um regime político, ou uma seita. Uma loucura isso! Muita falta de conhecimento! Isso realmente cansa muito!

  22. Admiro muitas pessoas que fazem vídeos ajudando os brasileiros a irem para Portugal…dizem que é difícil mas que é possível sim, se a pessoa se planejar corretamente. Acho Absurdo me desculpa vc desmotivar as pessoas assim. Tenho um casal de amigos que foram e hj estão super bem, vivendo de boa aí. Agora eu digo…pq comigo tbm não pode acontecer isso? Enfim…acho que o papel do ser humano devia ser o de colaboração e humanidade. Falar sim que não é um mar de rosas ok, pq não deve ser mesmo de início. O certo é auxiliar as pessoas a estudar, pesquisar e planejar sua ida ao maximo , creio que isso é o mais correto e humano a se fazer. Desculpa. Abraço

  23. Texto de tendência esquerdista – comunista já que faz menção ao candidato líder nas pesquisas já que condenado em segunda estância não pode concorrer. O BRASIL está um lixo por conta de políticos corruptos de todas as vertentes, por aqui não há direita, centro ou esquerda; todos são unidos para espoliar a população brasileira. Tenho cidadania portuguesa pois sou filho de português. Estou em processo de partida porquê não acredito mais nos políticos brasileiros, pagamos muitos impostos para ver o assalto constante aos cofres públicos sem solução. Estou fechando minha empresa no Brasil para abri-la em Portugal. A Europa não é terra para duro, essa é a realidade que todos devem entender

  24. Realmente há dois artigos sobre o mesmo assunto com títulos diferentes. Qual o verdadeiro objetivo dos artigos? Falar com qq pessoa deve saber que não é fácil mudar para outro lugar, ainda mais com cultura totalmente diferente da sua origem. Ou fazer com que as pessoas desistam de ir para reduzir o desequilíbrio econômico que a imigração está provocando em Portugal? Desculpa mas não ficou bem claro. E porque vc não volta? É possível morar à distância, falo por experiência. Obrigada.

  25. Parabéns pela matéria, muito esclarecedora e bem escrita!

  26. Algumas verdades no seu texto, também não dar pra comparar um país com mais de 280 milhões de habitantes com um, com pouco mais de 10 milhões, não concordo que chutar o balde e sair do meu país é ilusão, em qualquer lugar do mundo, não só em portugal, viver ilegal também é sofredor, melhor continuar no seu pais, porém se houver planejamento e pesquisas ouvir vários brasileiros e fazer planejado, a uma tendência de dar certo, quem mora ai está sem noção como é viver no país onde você perdeu o direito da sua segurança, onde seu filho, marido familiares saem para trabalhar e não sabem se volta tamamha é a violência, então sugiro que voltem e depois opine!

  27. Tenho 54 anos, Motorista de caminhão e ex técnico de segurança do trabalho.Seria fácil emprego nessa áreas?

  28. Olá a todos…
    Sou Português e amo a minha pátria, como julgo que todos os brasileiros também amam a sua.
    Sinceramente acho que ninguém tem gosto em largar o seu país, os seus familiares, amigos, enfim deixar tudo para trás.
    Concordo que realmente Portugal como qualquer outro país no mundo, mesmo os países que se dizem mais evoluídos, têm dificuldades, e outros impõem muitas dificuldades aos emigrantes.
    Não, aqui não somos um País diferente, temos as nossas dificuldades, a nossa cultura e é necessário uma adaptação a tudo isso.
    Gostaria de vos fazer uma pequena reflexão….
    Pelo que conheço do Brasil em inúmeras visitas que fiz, e pelo povo Brasileiro que conheço e amo, vi sempre um povo muito trabalhador, alguns com condições precárias, alguns que acordam de madrugada, apanham conduções lotadas, dias de trabalho duro com um calor enorme a acompanhar e um regresso novamente duro aos seus lares. condições de Educação para os filhos precárias, saúde nem se fala, e acompanhar isso tudo um ambiente de criminalidade e insegurança realmente assustadores.
    E o que tenho a dizer a todos é o seguinte, aqui em Portugal assim como em outros países da Europa também há que trabalhar muito, correr atrás, fazer pela vida, tem que se trabalhar duro tal como no Brasil. contudo o que verifico é que a maioria não vem a fugir do trabalho, vem a fugir da insegurança terrível que o Brasil atravessa, vem á procura de uma vida mais pacifica, de poder dar também á sua família a mesma segurança.. Até porque temos assistido muitos Brasileiros de classe média alta a vir para a Europa, e são unânimes no que dizem, a decisão foi fundamentada em viver com segurança. além de poder mesmo a nível de saúde e educação ter melhores condições também.
    O Ser Humano está cada vez mais consciente que o maior património que pode ter é o bem estar da sua família, a segurança tem um valor incalculável…
    Brasil é um País maravilhoso, muitas pessoas maravilhosas, mas que vive já a alguns anos, uma situação bastante delicada que vem se agravando a cada dia infelizmente…
    O que digo aqui em Portugal, quando vejo alguma descriminação, é que os Portugueses também noutra altura foram para o Brasil, agora somos nós a receber…
    Felicidades a todos

    • “a decisão foi fundamentada em viver com segurança. além de poder mesmo a nível de saúde e educação ter melhores condições também.”

      E é por isso que o texto é um alerta. As pessoas acham que irão para um país desenvolvido e acabam em Portugal.
      Tirando a segurança, é um país que não tem nada a oferecer. E muito menos o bem estar de uma família.

    • Otimas palavras. Obrigado pela ajuda e pelos comentarios reais.

    • Bravo!!! Perfeitas palavras Alexandre!!!! Obrigada pelo carinho em estar disposto a receber os brasileiros!!!!!

    • Que belas palavras,Alexandre! Nossos países são irmãos, nossos problemas e anseios, os mesmos! Também amo Portugal…Sou louco por Ele. Claro que gostária de aí estar…Mas tenho que ficar, abrir caminhos para que meus filhos e netos possam viver melhor…Já passamos por momentos ruins…NEm tudo na vida é pra sempre! Um grande abraço!!! Dias melhores virão …Nosso povo é destemido.

    • Parabéns Alexandre. Sua mensagem foi de uma educação e bondade emocionantes. Você olhou de forma isenta o verdadeiro problema que aflige o brasileiro. Sem partido, sem soberba e com muito discernimento.

    • parabens Alexandre, pela ponderaçao e veracidade da resposta.

  29. Bolsonaro, esse homem despreparado, com ódio no coração, tacanho, inculto, presidente, é uma razão, sim, pra sair do Brasil. Ficaremos completamente desmoralizados de eleger essa criatura. Pena que sejamos terceiro mundo e desrespeitados por aí afora e nem sejamos bem recebidos para cargos técnicos de nivel superior.

  30. Algumas coisas estão corretas no que escreveu mas algumas não nomeadamente a saúde pública,não sei que amigos portugueses têm mas garanto que 90% dos portugueses não tem sistema de saúde privado e 90% nao usa escola privada para seus filhos

  31. Eu estou achando as pessoas sem nenhuma esperanca por melhores dias,ainda nao houve eleicoes para presidente, portanto vamos aguarda,estive em Portuga ,l andei sondndo a possibilidde de ficar uns meses por la, nao poderia alugar apt.porem atravez de uma amiga iria morar em casa de um amigo que me daria um quarto pra alugar em Cascais, achei a noite muito melancolica pra mim nao serviu o impacto da solidao prefiro Copacabana ,e como falo quem tem marido, filhos etc vale pra m im nao so a passeio.obrigada Lisboa amo.Porto.

  32. Acho que há um equívoco aí… Brasil país de oportunidades?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*