Costanza Pascolato dá dez dicas de moda e comportamento

 Dicas estão no livro mais recente da consultora de moda, "Meu caderno de estampas"

Dicas estão no livro “Meu caderno de estampas”

Costanza Pascolato costuma dizer que não é ela quem vai determinar o que é permitido ou não na hora de escolher que roupa usar. “Sempre digo, aliás, que na moda é proibido proibir. Vejo, por exemplo, mulheres da minha idade felizes da vida usando minissaias, saltos altíssimos ou jeans justérrimos, desconstruindo, à maneira delas, o que antes parecia impossível”, observa a papisa da moda no Brasil.

No livro mais recente, Meu caderno de estampas (Editora Planeta, R$ 34,90), porém, Costanza reúne uma série de recomendações sobre comportamento, estilo, moda e bem estar.

Fizemos uma releitura livre de dez dessas dicas. Confira:

DICA 1
Em temperaturas quentes, looks totalmente estampados estão “permitidos”, especialmente se envolvem elementos com cores da mesma família, como vermelho com laranja.

DICA 2
Sabe aquele mito de que o preto emagrece? Ele é verdadeiro. Mais ainda se o preto for fosco, que absorve a luz e reduz a silhueta, ao contrário do preto brilhante, que reflete a luz – muitas vezes onde não desejamos.

Livro mais recente da consultora de moda

Seu livro mais recente

DICA 3
Vermelho é, de fato, a cor mais sexy. Exige, porém, moderação: um vestido todo vermelho dispensa, por exemplo, decotes exagerados. O look não deve ficar over.

DICA 4
Aquele bom e velho estilo high and low, que mescla peças sofisticadas a peças de fast fashion, desgastadas, é praticamente tradição no Brasil. A recomendação é misturar roupas activewear (esportivas) com roupas clássicas, como calça de alfaiataria com camiseta esportiva e tênis de corrida.

DICA 5
Comprar calças de número inferior ao adequado ao corpo é um erro. Se não conseguir se sentar com a calça, não compre.

DICA 6
Jeans azul básico e camiseta branca de algodão são indispensáveis. Servem para várias ocasiões, basta combinar acessórios diferentes.

DICA 7
No Brasil, combinar peças verdes com peças amarelas remete à Copa do Mundo, ao patriotismo e à bandeira nacional. Melhor substituir um dos tons por outro da mesma família, como laranja ou dourado (no caso do amarelo).

DICA 8
Se tiver que optar por um único tom de roupa, escolha o preto. É a cor mais sóbria, que cai bem nas mais diversas ocasiões, com acessórios e calçados diferentes. A maquiagem também contribui para fazer do preto uma cor mais sensual, mais formal ou até mais descontraída.

DICA 9
As estampas de caveiras, que ganharam as vitrines e prateleiras nacionais há algumas temporadas, devem ser usadas somente se representarem seu estilo. Como qualquer outra tendência, parecem “forçadas” quando não combinam com quem usa.

DICA 10
Estampas étnicas, por outro lado, combinam com qualquer mulher, especialmente em tons naturais, como vermelho urucum, amarelo açafrão e ocre. Étnicas em tons escuros também são versáteis. (Fonte: Diário de Pernambuco)

Compartilhe!

40 comentários

  1. Prezados,
    sou fã da Costanza. A meu ver, a mulher brasileira mais elegante do nosso país!
    Obrigada pela reportagem! É sempre bom ter a C Pascolato por perto. rsss
    Ela poderia participar do programa.É uma sugestão!
    Abraços

  2. Acho que é hora de relevar tantas regras. Quem é livre e feliz não se importa com elas. Tem gente que gasta todos os recursos que tem (materiais e imateriais) pra cumprir essas tais regras de vestir e de corresponder aos padrões impostos, e fica totalmente estéril, sem saber criar nada e sem respeitar os que são livres. O resultado é um monte de gente vazia e igual, na aparência e na intolerância infestando os lugares por aí… Aff!!!!

  3. Costanza é divina!! Maravilhosa!! Nos ajuda dando dicas, mas nos deixa livres para escolher. Nada de patrulhamento, nada de padrões impostos. Só podia ser, elegante e sincera como é. Obrigada Costanza Pascolato!

    • Elexina Medeiros De 'Angelo

      Mulher incrível, a Costanza!
      Ela se reinventa a cada roupa que veste e nos ajuda a entender a harmonia ( ou não) do que vestir e qual seria o resultado. Depois, é só escolher ” Com que roupa, eu vou,? “

  4. Bom gosto sempre é agradável ….aprendi que a forma como nos vestimos é também a forma como nos comunicamos com a sociedade…bom senso sempre ajuda! Obrigada pelas dicas…

  5. Ótima,como sempre Constanza,nos dá dicas super atuais.Obrigada.

  6. Se estampa de caveira deve representar o estilo da pessoa, o que a própria Constanza diria sobre sair nas fotos fazendo o símbolo do “heavy metal”?????

    • Celi Ane Alves Valente

      Acho que foi isso que ela quis mostrar, quando falou das caveiras, logo chama a atenção de quem conhece a pessoa e sabe que aquilo não combina com o estilo dela. Assim como você percebeu que o símbolo do “heavy metal” não combina com ela.

    • E por acaso nós sabemos se ela gosta de rock?
      E por outro lado, o gesto pode ter sido um retorno que ela tenha dado a alguém à sua frente. E se um dos roqueiros mais famoso do mundo tem a mesma idade de Constança (Mick Jagger), qual o problema de seu gesto?
      Não esqueça que o rock nasceu no início dos anos 50…

  7. Constanza, continua e será com certeza um ícone de elegância da moda brasileira!!!

  8. Cirlete Marcondes O. Peegrinelli

    Excelentes dicas. Sempre informações que nos ajudam a compor um visual clássico.

  9. Show! Amei!
    Sempre bom ler e observar!
    Obrigada!

  10. As pessoas se vestem como querem, o que ocasiona muito constrangimento pra outros. As pessoas são sem noção. Obrigada constanza pelas dicas. Amo você.

  11. Adoro estas dicas..que são preciosas e que nos deixam a vontade para usarmos…isso é bom senso,elegância, charme. Toda mulher bem arrumada e produzida da maneira correta é sempre linda…e se sentir linda e poderosa…desculpem..NÃO TEM PREÇO…..obrigada Contanza…pelas dicas…te considero uma melhor amiga…aquela que nos alerta quando precisamos melhorar…beijo.

  12. Maria Pereira Duarte

    Eu tbm gostei mto . Parabéns pela matéria ensina a descomplicar as coisas.

  13. Muito bom. Sempre é bom ter em mente as orientações de uma das mulheres mais elegantes do Brasil, afinal não sabemos quando precisaremos utiliza-las.

  14. Idéias maravilhosas, temos que saber aproveitar.

  15. Mulher lindissima e chiquerrima.
    Sempre atual ,educada ,isso faz dela essa mulher chique …

  16. Amo Constanza, suas dicas são ótimas, segue quem quer. Acho que todos sao livres para se vestirem como quiserem, entretanto, eu, por exemplo não gosto de parecer ridícula.

  17. Preciso de um vestido roxo,mas tenho medo de ousar. Q vcs acham?

    • Não tenha medo de ousar Maria Lúcia. O roxo é lindíssimo, dependendo da ocasião vc coloca assssorios preto, qdo mais descontraído amarelo. São só algumas dicas. Mas vá em frente, vista e mostre seu poder, rsrsrs. Abraços.

  18. Gosto das dicas. ..É bom saber que roupas usar e cores adequadas. .

  19. Eu gosto .as vezes ficamos meio perdidos com o que usar em determinado momento

  20. Gostei das dicas são sempre bem vindas. A liberdade de escolha e de cada um .

  21. Só discordo do uso preto em qualquer ocasião. Uma vez fui a um casamento onde quase todos os convidados usavam preto, parecia um velório! Vi as fotos depois e ficaram horríveis, monocromáticas. Um evento feliz ficou com aspecto triste… jurei nunca mais usar preto em grandes comemorações !

  22. Aos 74 anos eu digo que “quando eu crescer” quero ser como você!

  23. Obrigada Constanza por suas dicas preciosas!

  24. Gosto muito dos seus livros e sugestões sobre moda. E sobre como você se coloca na moda!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.