Expectativa de vida no mundo aumenta 5 anos entre 2000 e 2015

As japonesas são as que vivem mais no mundo.  Acima de 83 anos

As japonesas são as que vivem mais no mundo. Acima de 83 anos

Os japoneses são o povo que mais vive em todo o planeta, seguidos dos suiços e dos habitantes de Cingapura, de acordo com um estudo divulgado pela Organização Internacional da Saúde. Em todos estes países, as pessoas vivem além dos 80 anos. As mulheres são mais longevas do que os homens na totalidade das nações pesquisadas. A África foi o continente onde houve o aumento mais acentuado da expectativa de vida. No Brasil, estamos vivendo em média 75 anos. Esse crescimento da expectativa de vida é o maior já registrado desde a década de 1960.

Leia o artigo do portal G1:

A expectativa média de vida no mundo aumentou 5 anos entre 2000 e 2015, o maior crescimento desde os anos 60, e agora a média de vida global se situa em 71,4 anos, informou nesta quinta-feira (19) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este importante aumento se deve principalmente aos estragos desse indicador nos anos 90 pela alta mortalidade na África pela epidemia de Aids e no leste europeu após o colapso da União Soviética.

A OMS explica que a África foi a região que mais aumentou sua expectativa de vida, 9,4 anos até os 60 anos de média, graças às melhoras em assistência a crianças, ao controle da malária e ao acesso ao tratamento contra a aids, o que contribuiu ao aumento da média global.

Segundo os dados do relatório anual sobre a saúde global da OMS, há 29 países no mundo que superam os 80 anos de expectativa média de vida, e em 12 deles, é maior que 82 anos.

Os mais velhos do mundo se encontram no Japão, com 83,7 anos de média; na Suíça, com 83,4 anos; Cingapura, com 83,1; Austrália e Espanha com 82,8; Itália, com 82,7; Islândia, com 82,7; Israel, com 82,5; França, com 82,4; Suécia, com 82,4; Coreia do Sul, com 82,3 e Canadá, com 82,2 anos.

No Brasil, a expectativa de vida é de 75 anos, segundo a OMS. Veja a tabela completa.

Ao contrário, ainda há 22 países nos quais seus habitantes não superam a média dos 60 anos, todos eles na África Subsaariana.

Por sexos, a OMS destaca que as mulheres vivem muito mais do que os homens em todos os países e regiões do mundo.

Concretamente, a média de expectativa de vida entre elas se situa em 73,8 anos, enquanto entre os homens não alcança os 70, já que sua média de vida é de 69,1 anos.

Entre as mulheres, as que mais vivem são as japonesas (86,8 anos de média), as de Cingapura (86,1 anos) e as espanholas (85,5), enquanto os suíços são os homens com maior expectativa de vida (81,9 anos), seguidos dos islandeses (81,2 anos) e dos australianos (80,9 anos).Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.