Dráuzio Varella discute menopausa em nova série na televisão

menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 48 e 52 anos

Menopausa é o nome que se dá à última menstruação,em geral, entre os 48 e 52 anos

O médico Dráuzio Varella estreia no próximo domingo, 11 de setembro, um novo quadro no ‘Fantástico’. Direcionada às mulheres, a série contará com três episódios e terá como tema a menopausa e a reposição hormonal. “ Vamos acompanhar personagens que estão entrando no período, e também discutir os sintomas e as formas de lidar com eles”, esclarece.

Segundo o médico, menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 48 e 52 anos, mas há mulheres que entram mais cedo nessa fase. “O conceito de menopausa só é considerado depois que as menstruações da mulher cessaram há um ano. O climatério é o que antecede a menopausa”, ensina.

Gravada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a série vai abordar assuntos que podem ajudar a mulheres de todo país, que sofrem com os sintomas, e também com a desinformação.

“Além do acompanhamento médico, fazer atividade física é fundamental. Quanto mais intensa for a atividade, melhor. É a única estratégia além da reposição hormonal para aliviar os sintomas”, diz o médico, informando ainda que, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, atualmente o país tem 18 milhões de mulheres passando pelo climatério.

Temas como reposição hormonal, sintomas, alterações físicas e psicológicas serão tratados por Dráuzio, trazendo luz às dúvidas. Ele também entrevista especialistas, como o médico Cesar Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

“Os sintomas podem ser passageiros, mas também intensos, e podem dificultar a vida social da mulher, o sono e as atividades diárias”, diz, acrescentando que os tratamentos devem ser feitos com acompanhamento médico. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

4 comentários

  1. Claudete Bezerra Silva

    Boa tarde Dr. Dráuzio!
    Tive meu primeiro filho aos 41 anos, 6 meses depois comecei a sentir os sintomas da menopausa ,tenho tido muito calor e meu sistema nervoso perturbado, me irrito com facilidade e com pouca coisa, tem dias que só faço chorar. Não posso fazer reposição hormonal, pois tenho casos de câncer próximos (mãe e pai) na família.Tive também na gravidez, uma trombose na safena. Estou precisando, carecendo de uma orientação com urgência; eu, meu casamento, meu filho e minha mãe desde já agradecemos. HELP!!!!

  2. Excelente dica. Não vou perder por nada!!

  3. tenho 52 anos e pela primeira vez estou a 20 dias mestruada nao tenho dor, gostaria q vc me diga o posso tomar para parar ja fui ao medico ele so mandou eu fazer uma ultra som mas ainda nao fiz pois ja foi mascada para o dia 11 de fevereiro

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.