Aldeia da Sabedoria: para quem ousa se reinventar depois dos 50

Piracanga, sul da Bahia, onde acontece a Aldeia da Sabedoria, de 4 a 7 de dezembro

Piracanga, sul da Bahia, onde acontece a Aldeia da Sabedoria, de 4 a 7 de dezembro

Publieditorial

Se você passou dos 50 anos e sente o desejo de ressignificar sua vida, vale a pena conhecer a Aldeia da Sabedoria. Trata-se de um projeto criado pela experiente psicóloga Cristina Guimarães, que o idealizou como um retiro, capaz de ajudar você a se libertar de padrões culturais opressivos, descobrir coisas boas dentro de si e, afinal, encontrar um novo significado para a vida.

O sucesso da Aldeia da Sabedoria em auxiliar pessoas maduras a recriar sua existência ficou evidente desde a primeira vez em que o evento foi realizado, em outubro de 2015. Tanto que, nesse curto intervalo, já está sendo organizada a sua quarta edição, que acontece no período de 4 a 7 de dezembro próximo. O local escolhido não poderia ser mais especial: Piracanga, ecovila e centro holístico de cursos e terapias, no Sul da Bahia, que atrai brasileiros e estrangeiros, extasiados com o verdadeiro tesouro de belezas naturais da região.

A ideia de criar a Aldeia da Sabedoria surgiu há pouco mais de um ano, quando a própria Cristina, hoje com 62 anos, sentiu na pele o drama do envelhecimento: “Talvez influenciada pelo pensamento social, que fica mais agudo nessa fase da vida, ou por uma amiga que havia completado 60 anos e dizia que essa idade era um portal para a decadência”. Mas, ao contrário de muita gente nessa faixa etária que entrega os pontos e passa a levar uma vida morna, sem vitalidade, ela – até por ser psicóloga, “uma buscadora” – foi atrás de uma saída para aquele estado de espírito.

Cristina Guimarães com participantes da Aldeia da Sabedoria

A psicóloga Cristina Guimarães é a idealizadora da Aldeia da Sabedoria

“Decidi buscar uma saída em Piracanga, num processo de 21 dias, que incluía jejum, vivendo de luz, como Buda”, recorda. O resultado desse profundo mergulho em si mesma foi uma total transformação interior. “Era hora de dar ao mundo tudo que tinha adquirido até então. Percebi que toda vez que se adquire conhecimento, e não se passa esse conhecimento para frente, faz mais mal do que bem. E muita gente chega a essa idade sem saber que já tem tudo dentro de si, todo conhecimento que adquiriu ao longo do caminho”.

Com esse estado de espírito,Cristina criou a Aldeia da Sabedoria. Ao longo de quatro dias, esse processo ajudará você, através de jogos psicodramáticos, exercícios de consciência corporal, atividades artísticas, trabalhos com Constelação Sistêmica, Leitura de Aura e danças, a descobrir os dons e talentos escondidos no seu interior.O grupo varia de 10 a 15 pessoas e a primeira atividade dos participantes consiste em responder a quatro perguntas básicas:

1 – O que não é mais necessário, está ultrapassado, pesado e nos impede de avançar?
2 – O que construímos até agora e queremos manter?
3 – O que deve ser ressignificado?
4 – Qual será o novo, para esta fase que ansiamos descortinar, criar, inventar, mas que ainda não está claro para nós?

A psicologa Cristina Guimarães é a idealizadora da Aldeia da Sabedoria

Cristina Guimarães com participantes da Aldeia da Sabedoria

São questões de enorme importância, que ajudam os participantes, desde o ponto de partida, a refletir sobre eles mesmos. No decorrer das atividades, as pessoas vão se redescobrindo,até encontrar, no desfecho da experiência da Aldeia da Sabedoria, o verdadeiro significado de sua existência. “Se antes eu não via saída, com esse trabalho, descobri o meu potencial. Agora, estou aflita porque não vou ter tempo de pôr em prática tudo que tenho vontade” – diz a sempre bem disposta Cristina.

Não foi por acaso que a psicóloga escolheu Piracanga para se integrar consigo mesma e transmitir seus conhecimentos. O lugar, rodeado por uma paisagem estonteante, abriga uma comunidade holística desde o ano 2000, formada por brasileiros e muitos estrangeiros, totalmente integrados à natureza. Sem energia elétrica,a luz das casas é gerada pela energia solar. As noites, iluminadas apenas pela lua, são pura poesia. Esse cenário mágico induz à reflexão e desperta a espiritualidade.

A Aldeia da Sabedoria é uma oportunidade única para aqueles que ousam se reinventar nessa fase da vida, que costuma ser associada à solidão e à falta de horizontes. Os que passaram por essa experiência inesquecível perceberam que podem colher os frutos mais saborosos da maturidade.

Por do sol em Piracanga: experiência inesquecível

Por do sol em Piracanga: experiência inesquecível

Serviço:
Aldeia da Sabedoria
Local: Piracanga, Bahia – www.piracanga.com
Data: De 04 a 07 de dezembro de 2016
Inscrição e mais informações: Pelo email eventos.cristinaguimaraes@gmail.com ou pelo telefone 11.98166-7862 – falar com Alice Alfaya
As acomodações em Piracanga devem ser reservadas diretamente através do linkhttp://piracanga.com/centro-inkiri/reservar-acomodacao/

Facilitadora:
Cristina Guimarães
PsicólogaTranspessoalcomváriasespecialidades, coaching, facilitadora de constelaçõessistêmicas.
Idealizadora e fundadora da Escola da Mulher.
Sócia-proprietária da Oficinado Ser.

Compartilhe!

5 comentários

  1. Estel lugar me parece bom de nós mulheres (e homens também, claro!) nos reinventarmos.Lugar talvez para descobrirmos que não temos mais 20 anos, mas não estamos mortas. Ao contrário, estamos cheias de vivências e são elas que vão nos realimentar e, quem sabe, alimentarmos o outro.

  2. quero mais informações e agenda de cursos

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.