Aos 57, Zica Assis expande sua rede de salões e chega a Nova York

Milionária aos 57 anos,  Zica Assis abre seu primeiro salão nos Estados Unidos

Milionária aos 57 anos, Zica Assis abre seu primeiro salão nos Estados Unidos

Maya Santana, 50emais

A empresária Zica Assis, 57, é o que se pode chamar de mulher muitas vezes vitoriosa. Foi a criadora, em 1993, do Instituto de Beleza Natural, uma bem sucedida rede de salões especializada em cabelos crespos e ondulados que, agora, amplia os horizontes de seus negócios ao partir para o exterior.

Zica tem uma história apaixonante. Nasceu em uma família pobre,com 13 filhos. Morava na favela do Catumbi, no Rio de Janeiro. Para ajudar a sustentar tanta gente, começou a trabalhar muito cedo: aos nove anos, foi ganhar seus trocados como babá. Depois, passou a trabalhar como faxineira. Ralou muito como empregada doméstica.

Hoje, milionária, figura entre as mulheres mais poderosas do Brasil. Seus 26 salões e 19 quiosques para vender produtos do Instituto Natural, espalhados por cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, empregam três mil funcionários. Não se sabe quanto a rede fatura atualmente. Dados de 2015 mostram, no entanto, que faturou 250 milhões de reais. Agora, sua atenção se volta para o exterior: vai abrir daqui a dois meses, em junho um salão em Nova York, no Harlem, tradicionalmente um bairro de moradores negros.

Até surgir os primeiros salões da rede Instituto Beleza Natural, qualquer pessoa com cabelo crespo ou muito anelado que chegava a um salão de beleza não tinha opção senão o alisamento. Como é negra, Zica vivia o problema de perto. Ostentava um cabelo black power e não passava por sua cabeça alisá-lo. Ao contrário. Queria algo que ajudasse a mantê-lo mais bonito, com os cachos hidratados. O que fez? Criou ela própria, de forma caseira, produtos para relaxar os cabelos, para torná-los mais naturais. O primeiro salão foi inaugurado no início da década de 90. De lá para cá, Zika só acumula sucessos. Tornou-se figura tão admirada, que inspirou personagem de novela da TV Globo – a cabeleireira Monalisa, vivida por Heloísa Périssé em Avenida Brasil.

Vinte e quatro anos depois de abrir seu primeiro salão para cabelos crespos no Brasil, Zica Assis prepara-se para outro passo ousado, a abertura de sua primeira unidade nos Estados Unidos. Clique aqui para a reportagem completa no uol.

Compartilhe!

4 comentários

  1. Olá, em Portugal tem o beleza??

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.