Carinhoso, uma das músicas mais populares , completa 100 anos

Pixinguinha e João de Barro (ou Braguinha) nos deram "Carinhoso"

Pixinguinha e João de Barro (ou Braguinha) nos deram “Carinhoso”

Maya Santana, 50emais

Achei muito bom quando a minha amiga e colaboradora do 50emais, Ana Maria Cavalcanti, me escreveu sugerindo que eu fizesse um post sobre “Carinhoso”, uma jóia da música popular brasileira, que está completando um século neste ano de 2017. Composta pelo lendário Pixinguinha em 1917, a música só ganharia a letra (tão popular) de João de Barro, o Braguinha, 20 anos depois, em 1937.

No mesmo ano, foi gravada por Orlando Silva.

Caiu no gosto do povo e bombou, tornando-se das mais conhecidas do nosso cancioneiro. Em 1997 foi feito um concurso para escolher a música brasileira do século 20. A vencedora foi Aquarela do Brasil, mas Carinhoso ficou entre as primeiras. Quem da nossa geração e de outras, enamorado ou não, não cantou: “Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo, mas, mesmo assim, foges de mim…”

“Pixinguinha foi mais que um gênio. O fervor por ele era tanto que o jornalista Fernando Faro, criador do icônico programa Ensaio, da TV Cultura, chegou a afirmar que o músico era um “santo”. Por isso, ele dizia que Pixinguinha morreu dentro de uma igreja em Ipanema, no Rio, durante um batizado, em 1973 (o que realmente aconteceu).” É assim que se refere ao mestre carioca Alexandre de Paula, em um artigo publicado pelo jornal Correio Braziliense, em abril deste ano, a propósito dos 120 anos do nascimento de Pixinguinha.

Praticamente todos os grandes cantores e cantoras brasileiros gravaram “Carinhoso”.

Elis Regina:

João Gilberto:

Caetano Veloso:

Maria Bethânia:

Gal Costa:

Paulinho da Viola e Marisa Monte:

Chico Buarque, Joyce, Zélia Duncan, Monarco e Carminho:

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Estamos fazendo uma campanha para tornar o 50emais ainda melhor. Clique aqui para para participar.

0 Compart.

2 comentários

  1. Muito bom!
    Para mim, as melhores interpretacões são as de Orlando Silva e Elis Regina.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.