A casa do futuro é para todos: uma mostra para ninguém perder

Visitei a mostra e fiquei encantada com as inovações para facilitar a vida do morador

Moradia é um dos assuntos que mais interessam às pessoas que visitam o 50emais. Por isso estive em São Paulo, nesta semana, para conhecer de perto a “Mostra Lar Center 4.0: A Casa do Futuro é para Todos”. E fiquei impressionada como a tecnologia está sendo usada para, sem complicação, dar mais qualidade de vida, conforto e segurança aos idosos e às pessoas com ou sem necessidade especiais.

A sala de jantar: todos os detalhes pensados para dar conforto e facilitar a acessibilidade: ampla circulação para cadeiras de rodas, andadores, muletas e até carrinho de bebê

A casa do futuro foi idealizada por renomados arquitetos e decoradores com muito bom gosto e sofisticação. É impossível não se encantar com as soluções criativas que encontraram para propiciar o melhor que uma casa pode oferecer em todos os sentidos.

Living e hall de entrada: poltrona mais baixa, num formato que facilita a conversa

Vale a pena visitar a mostra, que tem entrada gratuita, e reparar nos muitos detalhes, pensados com todo cuidado, para beneficiar a todos. Em sua terceira edição, o evento tem como tema o Design Universal aplicado em projetos residenciais: uma tendência que preza pela maior inclusão e acessibilidade, o que beneficia diretamente o público maduro. Tudo na casa utiliza soluções inovadoras, tecnológicas, sustentáveis e inclusivas.

Quarto de casal: aparador para refeição na cama e luminária que se ajusta às necessidades

O arquiteto Maycon Fogliene, curador da mostra e especialista em acessibilidade e tecnologia assistiva, explica que a casa do futuro deve contemplar a todos. “O espaço influencia diretamente a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde de quem o habita. Por isso, é fundamental que cada detalhe de um projeto seja pensado para atender às mais diferentes necessidades, independentemente da capacidade física ou idade”, diz ele.

Cozinha e área de serviço integradas: som e luz podem ser controlados por aplicativo

São diversos ambientes, todos aconchegantes, com bastante espaço entre a mobília, para facilitar a locomoção, e muita inovação. Na cozinha, por exemplo, há torneira duplas centralizadas, para facilitar o acesso de destro ou canhotos, auxiliando pessoas com paralisias unilaterais, cubas duplas para melhorar o acesso e encaixe da cadeira de rodas em diagonal e giro pelo espaço de higienização e bancada de almoço híbrida, para pessoas sem qualquer impedimento de mobilidade e para pessoas com mobilidade reduzida. Há muitas outras novidades.

Banheiro visa a atender a pessoas com ou sem necessidade especiais e idosos, usando medidas estratégicas para a instalação da pia, das prateleiras e barras de segurança

Confesso que um dos espaços da casa que mais me chamaram a atenção foi o banheiro. Com piso antiderrapante, tem um chuveiro com barra deslizante, para possibilitar a regulagem de altura de acordo com a necessidade do morador e possibilidade de mudar os tipos de jatos. O vaso sanitária é com automação que faz a higiene pessoal com jatos de água morna e ar quente. Eu me apaixonei pela banheira, com hidromassagem e cromoterapia, onde se entra por uma porta, o que facilita muito para quem possui mobilidade reduzida.

Eu com o arquiteto Maycon Fogliene, curador da mostra

Enfim, a casa é um espetáculo. Por isso, se você está em São Paulo e quer fazer um bom programa, não deixe de visitar a mostra, aberta até o próximo dia 25 de outubro. Fica na Praça Cultural do Shopping Lar Center, na Av. Otto Baumgart, 500, Vila Guilherme. Os horários são os seguintes: 10h-22h (segundas a sábados) e 14h-20h (domingos e feriados).

#MostraLarCenter #MostraLarCenter40 #LarCenter #ShoppingDaSuaCasa #publipost

Compartilhe!

Um comentário

  1. MUITO LEGAL. Parabéns pela sugestao

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.