A excêntrica Iris Apfel é contratada como modelo aos 97 anos

Os exagerados óculos redondos são a sua principal marca

Maya Santana, 50emais

Há quem considere que a quase centenária Iris Apfel, uma espécie de símbolo da velhice antenada, está mais para uma árvore de Natal do que para ícone da moda na idade avançada. Até porque, Íris não se prende à moda. Ela está acima da moda. Guiada por seu peculiar senso de estética, ela criou seu próprio jeito de vestir, impossível de ser copiado, a não ser por Natália Thimberg, que encarna com perfeição a nonagenária novaiorquina na peça “Através da Íris”, em cartaz em São Paulo.

Íris é uma decoradora de interior com tanto talento e poder que decorou a Casa Branca, em Washington, nove vezes, nas presidências de Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan e Clinton. Com seu jeito espalhafatoso, exagerado e elegante de vestir, ela tornou-se uma celebridade quando já tinha 83 anos. Foi depois que o Metropolitan Museum, museu de Nova York que é um dos mais importantes do mundo, fez uma exposição, em 2005, tendo ela, Iris, como tema. Desde então, sua popularidade só aumenta. Ela acaba de ser contratada por uma grande agência de modelos.

Seis momentos da quase centenária novaiorquina

Leia o artigo do site mdemulher.com.br

A decoradora e queridinha do mundo da moda Iris Apfel, aos 97 anos, é a nova contratada da IMG, agência de modelos das maiores e casa de gente como Gigi Hadid, Kate Moss e Kaia Gerber. “Quem poderia imaginar uma ‘garota da capa’ com 97 anos?”, brincou ela em entrevista ao WWD.

Conhecida pelos óculos com armação redonda, fios brancos, lábios sempre com batom vermelho e por causa dos looks ultracoloridos e cheios de joias e bijuterias, além de ter sido a responsável pela decoração da Casa Branca durante o mandato de 9 presidentes, ela não tem interesse em desfilar nas passarelas mundo afora, está mais inclinada para parcerias com marcas, presenças VIP e outras oportunidades em revistas. “Como eu poderia desfilar? Isso é ridículo. Eu espero que possamos fechar colaborações, ou talvez eu me tornar uma porta-voz. Vou deixar isso para eles (a IMG) resolverem, eles sabem melhor das coisas do que eu”, disse.

E, apesar dela nunca ter tido um agente, como disse, Iris tem um currículo impressionante. Em 2005, por exemplo, foi a primeira pessoa viva, que não uma estilista, a ter uma exibição com as roupas e acessórios dela no Metropolitan Museum of Art, de NY. Entre os trabalhos como modelo, já esteve na revista britância Dazed & Confused (aos 91 anos, foi a mulher mais velha a aparecer na capa da publicação), na Vogue Itália e fechou importantes parcerias com MAC e Kate Spade.

Conheça mais de Iris Apfel, apresentada no vídeo por Regina Guerreiro:

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.