Peça de Agatha Christie está em cartaz há 6 décadas

Teatro em Londres onde “A Ratoeira” está em cartaz


Ana Maria Cavalcanti

A versão teatral do livro “A Ratoeira”, da britânica Agatha Christie, acaba de comemorar 60 anos em cartaz, em Londres, sempre com casa cheia. Pra comemorar a data, a peça vai fazer 60 apresentações pelo exterior.

É o espetáculo que está há mais tempo em cartaz no mundo. Este sucesso começou em 1947, quando a história foi apresentada como uma peça curta de radio, pela BBC. O nome era, então, Three Blind Mice – Três Ratos Cegos. Em 1952, foi lançada como peça teatral, com o nome de A Ratoeira, no Teatro Ambassador. Atualmente, está no St Martin´s Theatre, no West End, a região onde ficam os teatros na cidade.

Até agora foram 25 mil apresentações, com a participação de 400 atores. O elenco é trocado uma vez por ano, sempre em novembro. A história é simples, mas cheia de suspense: um casal abre um hotel. Em um dia de muita neve, os dois e mais quatro hóspedes ficam presos dentro de casa, ninguém entra, ninguém sai. Aí aparece no hotel, de ski, o detetive Trotter, que comunica que um assassino está a caminho. O fato é que o assassino está entre os hospedes. Mas quem é ele?

A famosa escritora inglesa de livros de suspense Agatha Christie

A obra, traduzida para 50 idiomas, tem a marca da criadora conhecida como a “rainha do crime”, graças aos mais de dois milhões de livros policiais que vendeu. Agatha aliou uma imaginação brilhante a sua grande habilidade de narradora. Vários de seus personagens ganharam fama internacional, como Miss Marple e o detetive belga Hercules Poirot, que se tornaria um dos mais famosos personagens de toda a história da literatura.

O super detetive Hercule Poirot, personagem conhecido da literatura

A Ratoeira, sem sexo, sem violência , tem uma estrutura sólida, com início, um clímax e desfecho. E que desfecho! Em todos os espetáculos, pede-se aos espectadores que não revelem o final da peça quando saírem do teatro.

0 Compart.

2 comentários

  1. Ana adoro este detetive Poirot, nao perco um capitulo dos seriados,bjs

  2. Eu ADORO os livros de Agatha Christie. Suas estórias são incríveis!!! As tramas, os personagens, o enredo, tudo me fascina. Leio e releio sem me cansar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.