Algarve, em Portugal, é o melhor lugar para se viver aposentado

100 mil estrangeiros aposentados vivem na região, no sul de Portugal

100 mil estrangeiros aposentados vivem na região, no sul de Portugal

eurodicas.com.br

O Algarve (região sul de Portugal) foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria, de acordo com o site americano Live and Invest Overseas. A região já tem mais de 100 mil aposentados estrangeiros, e oferece o melhor da Europa, incluindo cidades medievais, vilas de pescadores, mercados ao ar livre, vinho local e algumas das melhores praias da Europa.

O custo de vida em Portugalé o mais baixo da Europa Ocidental, em média, 30% menor do que em qualquer outro país no continente. Um casal de aposentados consegue viver confortavelmente, com um orçamento de apenas US $ 1.500 por mês. Com um orçamento de US $ 2.000 por mês ou mais, é possível desfrutar de um excelente estilo de vida no coração da Velha Europa. Veja em detalhe o custo de vida de Portugal.

Além de excelente qualidade de vida, o site destacou as mais de 3.300 horas de sol por ano, o que significa o lugar com mais sol da Europa. A qualidade da saúde foi considerada como “padrão internacional”, e a região tem crescente aumento de turismo médico. Entenda como funciona a Saúde Pública em Portugal. (Fonte: bemparana.com.br)

De acordo com o “Live and Invest Overseas”, são estes os 10 melhores lugares do mundo para se viver depois da aposentadoria:

Algarve, Portugal
Cuenca, Equador
George Town, Malásia
Northern, Belize
Dumaguete, Filipinas
Pau, França
Medellin, Colômbia
Abruzzo, Itália
Pedasi, Panama
Istanbul, Turquia

Clique aqui para ler mais sobre Portugal.

Compartilhe!

Sobre Maya Santana

Maya iniciou suas atividades como jornalista na década de 1970. Trabalhou em alguns dos principais veículos nacionais, como O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Mas a maior parte da sua carreira foi construída no exterior, trabalhando para a emissora britânica BBC, em Londres, onde viveu durante mais de 16 anos.

59 comentários

  1. Adorei essa reportagem!

  2. Gostaria muito de conhecer Algarve. Moro no Guarujá-São Paulo-Brasil e me disporia a trocar residência temporariamente com alguem de lá. Meu contato: sergioguarujabrasil@gmail.com

  3. Uma ótima dica!

  4. Quero morar lá…..delícia!

  5. maria inacia martins de araujo

    boa dica!

  6. Gostei da matéria e pretendo conhecer esse lugar.

  7. Adoraria conhecer!!!! Obrigada pela dica!!!

  8. Resido aqui a maior parte do ano

  9. Estive aí e me apaixonei.Agora que estou aposentada,…. quem sabe?

  10. Atenção que o verão não dura como aí no Brasil, é de Maio a Setembro, Outubro no máximo, o inverno é muito mais ameno e que no resto da Europa e dura de Novembro a Maio, para além disso nunca ouvi falar em turismo medico, o sistema de saúde publica em Portugal não é mau, mas é melhor ter um plano de saúde, pois os hospitais públicos no Algarve, quando existem casos mais graves envia-os para Lisboa que fica a 300 km e o atendimento é muito lento nos meses de verão, é verdade que se pode viver bem no Algarve, mas o custo de vida, não deixa ser um pouco mais caro que no resto de Portugal, especialmente quanto a moradia, mas existe qualidade de vida, pois o povo é pacato e há pouca violência nas ruas, digo isso pois moro em Portugal há 26 anos, apesar não morar no Algarve estive ali algumas vezes.

    • MUITO OBRIGADA. ROBERTO ROSENDO, ASSIM E’ BOM SABER A REALIDADE DE QUEM VIVE NO PAIS …… VIVEMOS NA FLORIDA, USA. PERTO DE MIAMI, 30 MINUTOS e, VOU TENTAR FAZER UMA VIAGEM POR AI’. VOU PROCURAR SE VOCE ESTA’ AQUI PELO FACEBOOK. ATE’ TCHAUZINHO.

    • Roberto Rosendo, eu sou casada com portugues e nos dois temos cidadania americana. Meu esposo e da Madeira, mas gostariamos assim que nos aposentarmos (2 anos) talvez irmos para Portugal. O que me dizes do Alentejo? ou outro lugar mais accessivel. Aguardo sua resposta, por gentileza
      sonia

    • Pretendo ir para Portugal no ano que vem, para fazer um mestrado na área de Restauração e Conservação de Patrimônio Histórico, saberias me dizer qual o lugar (ou universidade) mais indicado para eu ficar e se há vagas de emprego na área. Teria que ser um lugar não muito caro, pois iria recém formada (em Arquitetura e Urbanismo), com o meu namorado (que ta na metade do curso de Educação física) e com dinheiro suficiente para poucos meses, pois teríamos despesas de moradia, alimentação, transporte, universidade, entre outros. Estamos dispostos a trabalharmos no que tiver, mas tenho medo de ainda assim não conseguirmos dinheiro o suficiente para nos mantermos la.
      OBS.: Não temos a intenção de enriquecer (na verdade até temos, mas sei que é uma “missão impossível”), apesar terminarmos nossa formação, já que aqui no Brasil a área de Patrimônio histórico (pelo menos no Sul), é fraquíssima.
      Desde já, Obrigado!

  11. morei lá 2anos e meio em 1992.
    Acho um lugar bem triste!

    • Também sou casada com português e só estou esperando minha aposentadoria para ir morar no Algarve. Temos apartamento em Portimão, já passei uma temporada por lá e achei ótimo. É claro que no inverno fica mais tristinho, porém não tem o frio das outras cidades é bem mais ameno..

  12. Amei a reportagem , Algarve é tudo de bom. Quando puder quero passar uma temporada por lá.

  13. Adoro o Algarve. É um lugar maravilhoso. Estou me preparando para viver minha aposentadoria em Lagos. Vale a pena conhecer, para mim é um paraíso, reúne tudo o que há de melhor para se ter qualidade de vida.

  14. Manuela Lopes,nasci em Olhão uma Cidade linda perto de Faro capital Do Algarve ..,.tenho muitas saudades da Terra que me viu nascer.Vive na Almanha a 44 anos mas sempre com muitas Saudades..Por ano viajo até ao Algarve 2 vez..,Para mim não há País mais lindo do mundo,conlhece outros Paises mas como ja disse para mim só o Algarve!Assim que chegar à reforma já tenho o meu paraíso para viver.Adoro a temperatura,a cozinha Portuguesa,as Praias com área que parece açúcar certas ilhas em Olhão que parecem um Paraíso,o modo de viver é fantástico.Adoro passear nas Avenidas.

    • Olá, sou brasileira e aposentada e quero passar entre 15 e 20 dias em Olhao… nyconheço nada nem ninguém por lá….acha que será facime adaptar? Ou teria outros lugares mais fáceis… vou ficar muito sozinha por lá? Ou tem indicações para eu poder conhecer a região do Algarve?

  15. Para morar ai em.portugal existe algum.incentivo do governo.alguem sabe?

  16. Portugal de uma maneira em geral é maravilhoso. O Algarve é espetacular, e sou um pouco suspeita para falar, pois, qualquer feriado prolongado na Alemanha,céu corro para lá. O custo de vida, é caríssimo para os Portugueses que têm os seus salários muito baixos. Turismo médico, jamais ouvi falar sobre isso, pois, os hospitais públicos são péssimos, e para os assegurados, muitas vezes, são obrigados a fazerem longas viagens à Lisboa, e mesmo assim, os pacientes que estão sob controles médicos de outras regiões em Lisboa, a espera é lenta e longa. Falo por experiência própria, pois, tenho muitos amigos portugueses e já acompanhei muitos aos hospitais portugueses que não são lá essas coca-colas, não. Mas, Portugal é 10. Uma boa reportagem.

    • Olá Tânia; bom dia. Quando ouço falar em turismo médico, fico a pensar que são pessoas que veem até cá para se tratarem, pois parece que o nosso sistema de saúde (principalmente o pago), não é assim tão mau como isso; temos bons equipamentos médicos, e bons proficionais tambem; o que estraga o meu país, é a corrupção ( todos os niveis). Meia duzia de anos atrás reencontrei casualmente um amigo holandês, e em conversa mostrei-lhe o meu desagrado pela situação hospitalar, e ele me contou que à esposa havia sido diagnosticado um cancro no cérebro; imediatamente regressou à Holanda, para ser por lá tratada, mas segundo ele o que a salvou foi mesmo regressar ao Algarve para ser tratada no hospital de Faro. hospital esse que respeito muito, pois o que por lá falta é mais pessoal com o calibre daqueles que lá trabalham; muito competentes, muito bons proficionais e muito humanos; as urgências sim deveriam melhorar e muito

  17. Oi Roberto Rosendo, achei o maximo seu site. Sou Brasileira do RJ e vivo nos USA, tbm cidada. Quero me aposentar logo, logo. P viver em Portugal nessecito me legalizar? Eu e minha Irma estamos procurando um lugar como esse p nosso descanco. Um abraco Lidia Kalina

  18. Sou brasileira, e já fui lá a quase 20 anos atrás. É realmente lindo!!!! Voltaria lá e em todo Portugal pelo menos mais uma vez!!!!

  19. Caros internautas portugueses,

    Quando se trata de responder aos comentários de brasileiros é sempre bom relativizar as coisas. O que os portugueses acham de uma grande distância (300 km até Lisboa pelas melhores estradas do mundo, por exemplo) é quase nada para quem está acostumado com as distâncias no Brasil e com a péssima qualidade das estradas. O mesmo vale para a espera nos hospitais e para a qualidade dos serviços. Só quem vive no Brasil é que sabe avaliar o que é isso.Resumindo: em que pese o mau humor típico dos portugueses (e eu sou um deles), acreditem, Portugal é, sim, um paraíso para se viver, e vale muito a pena ir pra lá. O Algarve, então, nem se fala, por isso, não tenham medo, se tiverem condições, recomendo que vão para lá ainda hoje se for possível.

  20. outra coisa: Turismo Médico é um nicho do turismo constituído por visitantes que se deslocam por motivos de tratamento médico. Ele acontece em regiões ou cidades nas quais os serviços médicos são de reconhecida qualidade, ou onde há especialidades específicas. Um bom exemplo disso é a cidade americana de Cleveland (Ohio), que há muitos anos atrai pacientes de todo o mundo. No Brasil, Porto Alegre luta para ser reconhecida por esse aspecto do turismo, tendo, inclusive, uma entidade formada por diretores de hospitais e por técnicos da secretaria de turismo e outros organismos, que desenvolve estratégias para firmar a cidade como destino de Turismo Médico. Um abraço a todos.

  21. Já fui em Algarve e adorei esse lugar! Várias praias maravilhosas, hotéis bons. Fui em julho de 2015. Possuo cidadania portuguesa e pretendo mais para frente talvez morar em Portugal, lá é sensacional!!!

  22. Quanto custa uma casa ou apartamento em Algarve? Claro que uma média

  23. Estou interessada. Porém não conheço Algarve ainda. Vocês teriam indicação de acomodações com alimentação e diárias a um preço viável, para que eu possa passar uma 20 dias sozinha e me ambientar/ conhecer e procurar um lugar para eu morar? Aguardo
    Grata

  24. adorei o site e as opiniões. Já sou aposentada e estou na fase de cálculos para viabilizar minha moradia no Algarve. Lá chegarei !! Obrigada, Maya !

  25. gostaria de saber sobre a cidade de Fátima, alguém poderia tecer comentários sobre o seu estilo de vida

  26. Sou português aposentado e moro em Caldas da Rainha, a cidade dos meus antepassados, que fica a pouco mais de 80 quilómetros de Lisboa, esta a cidade onde nasci e onde vivi até à data de aposentação.
    Conheço muito bem Portugal e posso garantir que o Algarve é o melhor lugar para viver a aposentação. Eu próprio tive durante alguns anos um apartamento em Portimão onde ia com frequência. Sucede que tenho os filhos e netos em Lisboa e não consigo estar longe deles por muito tempo. A distância de 300 quilómetros, sendo reduzida para os padrões brasileiros, começou a tornar-se maçadora para mim e, assim sendo, acabei por vender o apartamento em Abril deste ano.
    Não só pelos meus filhos e netos também tenho dificuldade em viver longe de Lisboa. A cidade onde nasci está hoje melhor do que nunca e tornou-se um caso sério no que ao turismo de massas se reporta. Ao morar em Caldas da Rainha vivo no centro de uma região muito bonita (Alcobaça, Nazaré, Peniche, Óbidos, etc.) e estou a menos de uma hora de Lisboa.

  27. Olá, eu e minha esposa, estamos vendo uma possibilidade de ir visitar, pra futuramente morar em Portugal, e li algum artigo sobre Algarve e muito me interessou. Gostaria de saber se o custo de vida é bom… e também gostaria de indicações para me hospedar.

    Grato.

  28. Suzete Ribeiro da Silva

    Eu estou tentando fazer um visto de aposentadoria para viver em Portugal.Esta complicado em relação ao câmbio pouco restaria para completar o valor que eu preciso para fazer o visto.E mesmo assim não posso trabalhar com o referido.Mas um coisa é certa eu vou até o final.Sou sozinha e nada me impede em realizar meu sonho.Boa sorte à todos.

    • Se vc conseque provar mais de 700 euros de salário , aluguel , poupança ,aplicações etc. Vai ter sua residência , depois de 6 anos pode ser cidadania( muito fácil: consulado te informa tudo

  29. Bom dia. Gostei da interação de todos e das informações. Mas o que me faltou entender com clareza é porque exatamente Algarve é o melhor lugar para a aposentadoria. Alguém poderia esclarecer e ajudar por gentileza? Obrigada

    • Jayne, o que o artigo diz é que o Algarve oferece “excelente qualidade de vida, recebe mais de 3.300 horas de sol por ano, o que significa o lugar com mais sol da Europa. A qualidade da saúde foi considerada de “padrão internacional”, há muita história na região, com seus castelos medievais. E o custo de vida não é alto.
      Grande abraço pra você e volte sempre ao 50emais!

  30. Ando querendo sair do Brasil e Portugal é uma opção. Mas gostaria de ir para uma cidade pequena e tranquila, e onde o custo de vida fosse o mais barato possível. Alguma sugestão ??

  31. NOS DISPOMOS A TROCAR DE MORADA PARA EXPERIENCIA DE ADAPTAÇÃO SOMOS UM CASAL APOSENTADO. TEM,OS QUINTA COM 90.000 MT², DENTRO DE PORTO ALEGRE CASA BOA, ENVIAMOS FOTOS. JA TEMOS FILHAS RESIDINDO NO PORTO PARA MAIORES CONTATOS OK. XIRU JOÃO DO MATO E MARIAZINHA, 71 E 65 ANINHOS.
    OBRIGADO,

  32. passamo ferias no porto com as filhas, uma delas é presidente da associação Mais Brasil, gostamos muito de Portugal, residimos sozinhos numa quinta que chamamos de sitio aqui. nos informaram que Algarve é uma cidade como gostamos. estamos dispostos a enviarmos fotos daqui para comparações ok. obrigado.

  33. Sou aposentado, saudável e ainda posso atuar em área técnica, administrativa e imobiliária.
    Tenho pensado em mudar para Portugal, especificamente para a região do Algarve.
    Por onde devo começar a pesquisar? Quais os passos para ajudar a definir esse projeto?
    Grato

  34. Aqui no Algarve é muito difícil residir devido a falta de imóveis para alugar,quando se acha é um absurdo o valor.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*