Aos 96, ela lança antologia de Fernando Pessoa

Cleonice Berardinelli, maior autoridade em literatura portuguesa no Brasil

Ocupante da cadeira número 08 da Academia Brasileira de Letras, Cleonice Berardinelli, aos 96 anos de idade, acaba de lançar o livro Fernando Pessoa – Antologia Poética. Trata-se de uma coletânea do que existe de mais importante na produção do poeta, organizada por sua maior especialista, responsável também pela apresentação e por ensaios ao longo de mais de 50 anos de estudos dedicados à poesia e literatura portuguesas.

Fruto de cinco décadas de estudos da obra do poeta

Faltando apenas quatro anos para completar um século de existência, dos quais mais de cinco décadas foram dedicadas ao estudo do poeta português, a escritora produziu a coletânea que abrange quase 20 anos de produção poética de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos – Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

O livro é o segundo da “Coleção Cleonice Berardinelli”, editada pela Casa da Palavra. Este ano, também pela mesma editora, ela lançou a antologia Gil Vicente: autos, sobre o dramaturgo, considerado o pai do teatro português. Ele também foi músico, ator e poeta.

“Organizar uma antologia não é tarefa fácil, ainda mais se o poeta em questão é Fernando Pessoa, que não é um, mas vários. Esta edição buscou, na medida do possível, escolher poemas que dialogassem entre si, a dar conta das várias posições em que se situa o poeta ao enfocar um único ponto. Buscou-se, além disso, selecionar composições de todos os momentos de uma produção que abrange cerca de vinte anos e na qual se reconhece que não houve evolução, mas viagem”, afirmou Cleonice Berardinelli.

Fernando Pessoa – Antologia Poética proporciona ao leitor não apenas a possibilidade de conhecer a obra do grande poeta português, como de se aprofundar em seus temas mais recorrentes por meio dos ensaios da autora e organizadora, ensaios estes sempre marcados por seu imenso conhecimento literário e sensibilidade.

Compartilhe!

Um comentário

  1. Com certeza vou “mergulhar” neste livro sem piedade. Amei. bjo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.