Aposentadoria: otimistas, eles economizam pouco

É preciso urgentemente aumentar a poupança  para ter uma boa aposentadoria

É preciso urgentemente aumentar a poupança para ter uma boa aposentadoria

Este é um artigo, publicado pelo jornal Valor, que toda pessoa que ainda não se aposentou deveria ler. Mostra os resultados de uma pesquisa com quase 30 mil pessoas de 20 países, entre eles o Brasil. A conclusão é que os brasileiros estão se deixando levar por um otimismo sem base e, com isso, poupando muito pouco para a aposentadoria. Como aposentada, o único conselho que daria aos que ainda não chegaram aos 60 anos, no caso da mulher, e 65 para os homens, é: poupe, poupe e poupe.

Leia o artigo:

Embora sejam otimistas quanto ao futuro financeiro, os brasileiros poupam menos com foco na aposentadoria. É o que revela um estudo global feita pela gestora de investimentos BlackRock com 27.500 pessoas de 20 países, dentre os quais 4 mil latino-americanos, do Brasil, Chile, Colômbia e México. Conforme a pesquisa, 57% dos investidores brasileiros já começaram a economizar de olho na velhice, percentual que sobre para 67% na América Latina em geral – no mundo, o índice é de 62%.

A maioria dos brasileiros (72%) entende o valor e a importância da economia necessária para a aposentadoria, mas a quantia total poupada por pessoas próximas à idade de se aposentar ( entre 55 e 64 anos) financiaria menos de um ano da aposentadoria, segundo a pesquisa. Em outras palavras, os “pré-aposentados” brasileiros economizaram uma média de R$6.250 para a aposentadoria, mas a estimativa é de que precisarão de uma renda anual de R$67 mil.

Confiantes, 67% dizem ser otimistas quanto ao futuro financeiro, acima da média latino-americana, de 67%. Além disso, aproximadamente 7 entre 10 latino-americanos (68%) estão confiantes de estarem tomando decisões acertadas de poupança e investimento. Clique aqui para ler mais.

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*