App que envelhece vira febre pois mostra o futuro. Mas cuidado!

A atriz Juliana Paes, 40, pelas lentes do aplicativo aparenta ter quantos anos aqui?

Maya Santana, 50emais

Todo mundo – ou quase todo mundo – se deixou atrair pelo aplicativo que transforma pessoas de qualquer idade em velho, o “FaceApp” . Tão logo surgiu, o app virou febre. Foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas, curiosas para se ver no futuro, com todas as rugas, cabelos grisalhos e expressão tão modificada. Muita gente acabou encantada com o que viu. Outros se assustaram

E a brincadeira arrastou todo mundo, inclusive, artistas, jogadores de futebol, políticos e outros famosos. Mas só agora, depois de dias de efervescência – eu mesma recebi fotos dessas de uma porção de amigos e familiares – é que as pessoas começam a se perguntar: de onde surgiu isso? Será que há algum risco no uso desse aplicativo?

A apresenta Xuxa em dois tempos: “É assim que me veem

É preciso ficar atento – Nesta quarta-feira, 17 de julho, o Blog do Altieres Rohr, de O Globo, chamou a atenção para os riscos que podem haver no uso de certos apps. Parece que não é o caso desse, mas quanta gente não pensou um minuto antes de usar o aplicativo, criado por uma empresa russa.

Leia também: Xuxa: “Sou muito cobrada, meu envelhecimento choca as pessoas”

O articulista de O Globo escreve: “Ao que tudo indica, trata-se apenas de uma empresa na Rússia desenvolvendo um aplicativo que por acaso virou febre e fez muita gente se divertir coletando mais ou menos as mesmas informações que todos os outros aplicativos patrocinados por publicidade. “.

Jogador velho: o argentino Leonel Messi, 32, com sua cara de lenhador

Desvincule o perfil – Segundo o autor do artigo, o que não é possível saber até agora é o que essa empresa vai fazer com as fotos e dados obtidos do Facebook. Por isso, ele recomenda: “Quem realizou a vinculação com o perfil, depois que a moda passar, desvincule o perfil. Isso pode ser feito na área de Aplicativos e sites do Facebook.”

Leia também: Processo de envelhecimento da voz se dá a partir dos 65 anos

O efeito que se obtém com o envelhecimento é resultado de um sistema baseado na inteligência artificial, que analisa e altera a fotografia levada automaticamente aos seus servidores. E, assim, consegue os efeitos desejados, envelhecer ou rejuvenescer, por quem quer aparecer na foto. A fotografia envelhecida realmente parece muito real. E é isso que está divertindo as pessoas.

Veja mais nesta reportagem:

Leia também: Dançar atua como remédio contra envelhecimento do cérebro

E mais: 8 fatores que levam ao envelhecimento mais rápido do rosto

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.