Ele nos deixou precocemente, aos 66 anos. Ficou a Melodia

O músico carioca, que estava internado, tratando de um câncer, morreu precocemente aos 66 anos

O músico carioca, que tratava de um câncer, morreu precocemente aos 66 anos

Maya Santana, 50emais

Eu não sabia que Luiz Melodia, cantor, compositor e intérprete de primeira grandeza, estava internado para tratar de um câncer e tinha feito até transplante de medula. Por isso, levei um susto quando vi a notícia de que o maravilhoso músico carioca, autor de tantas canções inesquecíveis – Estácio, Holly Estácio (Se alguém quer matar-me de amor que me mate no Estácio…), Pérola Negra, Juventude Transviada (Lavar roupa todo dia, que agonia…)-, morreu precocemente na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, aos 66 anos de idade. Num país passando por momentos tão difíceis, precisando de boas notícias, vamos fechando a semana com mais esta perda. Sempre amei o trabalho de Luiz Melodia.Sou uma dos muitos milhões de brasileiros para quem hoje é um dia de luto.

Leia mais sobre o músico neste artigo do G1:

O compositor foi internado no dia 28 de março no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte, para fazer sessões de quimioterapia no combate a um mieloma múltiplo (tipo de câncer de sangue), diagnosticado meses antes.

Segundo boletim médico divulgado na época pela produção do músico, com o início da quimioterapia, houve uma baixa glicêmica e acidez sanguínea. Por isso, o cantor permaneceu internado no CTI. O câncer voltou e o estado de saúde de Melodia se agravou bastante nesta quinta-feira (3).

“Muito triste acordar com uma notícia dessa. Essa semana morreram grandes. Morreu Guaraci do Violão, da Velha Guarda do Império. O Brasil do jeito que está, ainda perder um Luiz Melodia, é uma coisa muito ruim”, lamentou o amigo Zeca Pagodinho.

Após a notícia da morte do cantor, a diretoria da escola de samba Estácio de Sá decidiu se reunir, ainda na manhã desta sexta-feira, para decidir como será a agenda na quadra da escola ao longo do dia. De acordo com a assessoria de imprensa da escola, o velório do cantor será realizado na quadra da agremiação.

Luiz Melodia nasceu no Morro do São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. Sua ligação afetiva com o berço foi eternizada por ele em uma de suas mais célebres canções, “Estácio, Holly Estácio”, na qual determinava que “se alguém quer matar-me de amor, que me mate no Estácio”.

O músico nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Filho único, começou sua caminhada na música após ver seu pai tocando em casa. O menino Luiz Carlos dos Santos cresceu jogando bola na favela e dançando nas rodas com os músicos da escola de samba Estácio de Sá.

Compositor de ‘Pérola Negera’ e outros grandes sucessos

O cantor abandonou o ginásio (atual ensino fundamental) e passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova, além de mergulhar no mundo do samba, o que gerou um estilo musical diferenciado e único do artista.

Em 1972, os amigos poetas Wally Salomão e Torquato Neto levaram uma composição de Luiz Melodia para Gal Costa. Ela adorou, gravou e a música virou um sucesso. No palco, a música foi cantada ao lado de Cássia Eller.

Ao Fantástico, Luiz Melodia recordou a composição. “Pérola Negra é uma mulher. Mas tinha composto pra uma menina que eu namorava na época em que estava servindo o Exército. A mulher brasileira é uma fonte, posso dizer assim, de inspiração em cinquenta por cento das minhas composições”, disse.

Compartilhe!

Sobre Maya Santana

Maya iniciou suas atividades como jornalista na década de 1970. Trabalhou em alguns dos principais veículos nacionais, como O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Mas a maior parte da sua carreira foi construída no exterior, trabalhando para a emissora britânica BBC, em Londres, onde viveu durante mais de 16 anos.

2 comentários

  1. Que perda! Muito triste. Muito

  2. O melhor que vi dele foi em 2011 ou 2012, na extinta MTV Brasil. Cantou uns sambas classicos que foi um arraso, um genio. Doutra vez chegou a esculachar Seu Jorge, dizendo que Jorge cantava coisas faceis e ele, Melodia, dificeis. O pior eh que cantava mais mesmo. Soh negro neh? Cantar mais que Seu Jorge. Ainda bem que a gente tem eles. Soh falta reconhecer.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.