Cabelos grisalhos: como adotá-los com charme e leveza

 A genética é o fator de maior peso para o embranquecimento dos fios

A genética é o fator de maior peso para o embranquecimento dos fios

Tenho uma amiga que já me disse claramente: Você está postando muitos artigos no 50emais sobre esta questão de pintar os cabelos (ou assumir os fios brancos). Concordo com essa minha amiga. Tenho falado bastante do assunto. Mas há uma razão para isso. A vasta maioria das mulheres, quando chega a uma certa idade, vive o drama de encobrir com tinta os cabelos brancos ou deixar que os fios grisalhos cresçam e apareçam. Isso justifica esta certa insistência no tema. Eu mesma, já contei mais de uma vez, deixei de pintar o cabelo – há cerca de dois meses. Pela primeira vez, aos 65 anos, vou fazer a experiência de deixá-lo natural. Se não gostar, volto às tintas. Espero ficar satisfeita com as madeixas brancas. Não suporto mais tintura.

Leia o artigo de Gabriela Petruci para o site Dicas de Mulher:

Não há nada mais natural: com o passar dos anos, a produção de pigmento dos cabelos vai diminuindo e, aos poucos, os fios brancos vão aparecendo. Há casos, inclusive, em que essa (falta de) coloração começa ainda na casa dos 20 anos.

Devido a convenções sociais, ainda hoje é incumbida às mulheres a obrigação de manter-se jovem, mesmo quando a data do registro de nascimento já diz o contrário. Curiosamente, o mesmo acontece com aquelas cujos fios embranqueceram precocemente por fatores diversos, como a poluição ou o estresse. Assim começam as cobranças para que as tintas tomem conta das madeixas.

A colorista Jaqueline Alves, do Visage Coiffeur do Rio de Janeiro, acredita que essa necessidade passou a existir por conta de uma exigência do mercado de trabalho, para o qual “uma mulher ativa não devia aparecer em reuniões de negócios, por exemplo, com os fios brancos, pois isso poderia passar a impressão de uma pessoa desleixada”, explica a profissional.

Em um movimento contrário a isso, há alguns anos já tem sido mais comum ver mulheres — mesmo aquelas que se mantêm no mercado de trabalho por mais tempo — assumirem suas madeixas grisalhas e brancas. Jaqueline ainda observa que essa mudança de atitude diante dos fios despigmentados pode estar relacionada a um número cada vez maior de celebridades que os assumem.

A genética é o fator de maior peso para o embranquecimento dos fios. Olhar para seus familiares e observar quando seus cabelos começaram a ficar mais grisalhos pode ser um indicativo para saber quando os seus fios brancos começarão a aparecer.

Leia também:
Quer assumir os cabelos grisalhos? Veja aqui por onde começar
Mulheres revelam por que se renderam ao cabelo branco

Clinicamente chamado de canície, o processo se deve à perda da capacidade de pigmentação capilar. Segundo a Dra. Juliana Spektor, médica dermatologista especializada em terapia capilar da Clínica Helena Costa do Rio de Janeiro, essa é uma resposta do organismo a uma deficiência na produção de melanina, a substância que dá cor ao cabelo.

Normalmente, quando os fios brancos correspondem a cerca de 50% da cabeça, o cabelo adquire um aspecto mais ressecado, por conta de “uma diminuição significativa das glândulas sebáceas, o que faz com que a produção natural de óleo diminua”, explica a médica.

Além disso, Juliana cita outras três novas características que podem aparecer nos cabelos a partir dos 30 anos (idade mais comum para o início do embranquecimento): a primeira delas, relacionada às alterações hormonais, diz respeito ao afinamento dos pelos seguida pela diminuição da densidade do cabelo, isto é, pela queda e crescimento de menor quantidade de fios. A soma desses dois eventos, em alguns casos, pode levar à formação de entradas, principalmente na região frontal e temporal.

Costumeiramente, essas novidades assustam muita gente, principalmente as mulheres, que sofrem uma pressão maior para parecerem sempre jovens e, por isso, recorrem com bastante frequência e periodicidade a tinturas. Para lidar com essa fase com maior leveza, a psicóloga e psicoterapeuta Blenda de Oliveira, de São Paulo, recomenda uma mudança de crenças pessoais, “por exemplo, reconsiderar que as mudanças do corpo não são equivalentes a perda de vitalidade, mas uma outra forma de estar no mundo e, portanto, o olhar no espelho é outro”. 4 motivos para aceitar os fios brancos. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

29 comentários

  1. Sou “doida ” por cabelos brancos ! Tenho vários mas só na frente, tipo uma tiara…. Mantenho com uma coloração mais próxima possivel do branco…mas não é a mesma coisa.
    Só resta esperar que a natureza aja.

    • Eu estou com 78 anos, e, em 2015 parei de pintar os cabelos, até então, tingidos de loiro.
      Talvez pelo fato de já estar usando uma cor clara, não senti nenhum susto ao me ver de cabelos totalmente brancos.
      Tive a sorte de ter uma cor uniforme, brilhante. Tenho usado cortes de cabelo mais para o curto, o que me facilita tratar, cuidar e pentear.
      Não devemos deixar de nos cuidar, em nome da simplicidade. Se mantivermos a vaidade alimentada, o branco do cabelo não nos prejudicará. Muito pelo contrário.
      Pelo menos, tenho ouvido elogios, o que me anima.

  2. ACHO UM PAPO MUITO CHATO. JURO MESMO!

  3. tayra regina mota gonçalves

    deixei o meu sem pintar e estou adorando ver ele ficar grisalho.

  4. Eu adoro os meus cabelos brancos!

  5. Adoro meus cabelos brancos.

  6. Eu adoro. Descolori os que ainda estavam escuros. E agora platinei todo

  7. Tentei deixar os cabelos sem pintar mas não gostei do resultado não me senti bem com eles grisalhos ficaram bonitos mas eu não gostei .

  8. Há 3 anos tenho meus cabelos brancos, me dei alforria das tintas e progressivas adotando meu visual natural! Estou amando!! Me arrependo não ter começado antes! Beijos

    • Tenho muitos escuros na parte de tras, e a famosa tiara na frente, estou na duvida a 40 dias, contra a vontade de muitos. Concordo, não esta fácil. Pinto ou não pinto? Aida como foi inicio da sua decisão? Manteve-o em que comprimento? Conto como foi, a minha vontade é adorar o natural, cansei de pintar.

  9. Boa Noite, vendo e lendo os comentários a respeito dos cabelos brancos confesso que ainda estou em duvida quanto não pintar mais ,dá trabalho e nem sempre fica bom,será que experimentando uma peruca com cabelos brancos ajuda a dar uma ideia de como ficarei e assim decidir afinal, o que vcs acham ?

    • Maristela, pela primeira vez, estou com os cabelos grisalhos expostos.Deixei de pintar há cinco meses. Cortei curtinho e agora espero os fios cresceram. È muito prático e, claro, muito mais barato. O meu raciocínio é o seguinte: se não gostar, volto a pintá-los. Por enquanto, estou gostando muito. Grande abraço pra você e boa sorte!

  10. Há dois anos assumi os meus grisalhos e amei o resultado. Chega de tinta ! Liberdade é o meu sobrenome rs

  11. Como é o processo de deixa los ficar branco??

  12. Às vezes penso em deixar mas como meu cabelo é escuro eles ficam amarelados dando um aspecto desleixado, então acabo pintando mas gostaria de me livrar das tintas !!

  13. Sempre falei que quando estiver com cabelos brancos iria deixa-los assim…Branquinhos
    Adoro cabelo curto e branco fica charmoso

  14. Que fazer para os cabelos brancos não adquirir aquele amarela?
    Gostaria de deixá-lo brancos, mas fica amarelados!!

  15. Jussara da Silveira

    Oi Elaine tudo bem??? Como vc fez para deixá-los platinado. Grata
    M9

  16. Angela Singui M. G. Ribeiro.

    Há muito que venho querendo os meus cabelos da cor natural em que já estão. Grisalhos, tipo platinado; natural eis o que os meus estão. Pessoas viviam me torrando a paciência pra pintar. Que saco !!! Hj estou com 65 anos e resolvi me assumir. Tô amando o que está vindo por aí. Em três meses, aproximadamente, quando eu cortar as tais pontas, devo estar livre, leve e solta das tinturas, que conseguiram trucidar a beleza natural das minha “madeixas”. Nunca me senti tão bem.

  17. Os meus ficaram só na frente. Comecei a pintar e nunca ficava satisfeita com o resultado
    Em fim resolvi fazer um corte moderno e descolorir. Agora estou muito feliz com ele todo branco!

    Boa sorte companheiras!

  18. Suely Raya de Calderón

    Eu nunca pintei o cabelo. Tenho 66 anos e agora que os grisalhos estão aparecendo em maior quantidade. Estou gostando da cor, mas a textura do meu cabelo modificou totalmente desde que começou a fica branco. Está bem mais seco e “rebelde”. Gostaria de saber se existem produtos específicos para tratamento de cabelos grisalhos, para deixa-los sedosos e brilhantes.

  19. Fiz 58 agora no final de setembro e desde o ano passado resolvi assumir os brancos, amei! Não tenho preocupação no que os outros acham. O importante é estar feliz!

  20. Deixei de tingir há 8 meses e o resultado ficou muito bom, a maioria das pessoas elogiam, falam que estou chique! O processo foi rápido porque o meu cabelo cresce muito rápido e uso ele curto. Ainda estou me acostumando, mas não volto mais a tingir, tenho cabelo branco desde os 25 anos, não aguentava mais, é uma liberdade, mas tem que cuidar, senão fica feio.

  21. Tem shampoo especial para os brancos e loiros que tiram o amarelado e fica brilhante e prateado lindo uso no minimo 1x por semana sao normalmentes shampoos de cor roxa e bom usar algum tipo de leave in condicionador par hidratar.Tenho 52 anos e ja tem 4 que parei de pintar.Libertador.

  22. Tenho 65 anos e pintava na cor chocolate, por ele ter bom crescimento eu retocava toda semana. Até que em janeiro ao me olhar no espelho estava lá aquela tiara branca, eu me vi escrava de mim mesma. Corri para o salão e fui radical no corte, três meses depois eu estava com ele todo branco. Amei! Estou curtindo o meu novo visual e muito feliz.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.