Casa especial põe aposentado japonês em contato com a natureza

As casas têm o formato de tendas, mas os cômodos são quadrados

Maya Santana

A ideia é de um arquiteto japonês e tem como objetivo manter os aposentados, pessoas com mais de 60 anos, em contato direto com a natureza e facilitar a conexão de quem vive no lugar. Olhando de longe, parecem casas de brinquedo. Mas, como você vai ver no vídeo no pé da matéria, são bastante confortáveis. O Japão é o país com o maior número de velhos do mundo. Lá tem surgido bons projetos de moradia para pessoas mais velhas.

Leia a matéria do site hypeness.com.br:

Estas casas construídas em contato com a natureza no Japão mais parecem uma ousada invenção de algum designer do país e poderiam muito bem ser a nova sensação do turismo internacional. Porém, mais do que um visual inspirador, as construções que ganharam o nome de Jikka também respondem a uma função social.

A ideia do arquiteto idealizador da Jikka é manter os idosos em contato com a natureza

Construídas pelo arquiteto japonês Issei Suma, as casas têm formato de cinco cabanas que se interconectam. A sua construção também foi feita para conectar pessoas. A pedido de duas mulheres de cerca de 60 anos, a casa abriga idosos e pessoas com habilidades especiais em Shizuoka, no Japão.

Uma das suas criadoras trabalha como assistente social, enquanto a outra é cozinheira. Unindo suas habilidades com o talento de Issei, elas foram capazes de criar um ambiente perfeito para acolher pessoas que necessitam de auxílio.

São casas confortáveis, que facilitam a convivência das pessoas

Em uma das cabanas fica uma cozinha onde são preparadas refeições para entrega na casa de pessoas da comunidade que não são mais capazes de cozinhar ou sair para comprar sua própria comida.

Com uma área de 100 metros quadrados, o espaço construído em 2015 oferece acomodações em um quarto compartilhado, bem como banheiro e área para armazenamento de pertences de cada hóspede. Além disso, há uma piscina em espiral planejada para que cadeirantes possam entrar na água sem dificuldades.

Veja o vídeo:

Compartilhe!

4 comentários

  1. Ana Maria de Mattos

    Simplesmente demais…perfeita.O sonho de qualquer um que ame o contato com a natureza.Amei.

  2. ANA MARIA CAVALCANTI

    PARECE DELICIOSO.

  3. A ideia é excelente e o projeto maravilhoso. mas será que tem espaço np Japão, um ilha pequena, na maior parte montanhosa, e com a mesma população que o Brasil..

    • Minha querida Betise, a população do Japão está em torno dos 130 milhões de habitantes, bem menos do que os 210 milhões do Brasil, mas, ainda assim, a população japonesa é enorme para um país tão pequeno e com tão pouco espaço, dada as suas características geográficas. O problema de espaço é sério lá, mas parece que a casa é compacta -5 blocos interligados – já projetada para não ocupar área muito grande. beijo pra você querida e saudosa amiga.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.