Com tantas adeptas, onda dos cabelos brancos chegou para ficar

“Não foi fácil. Meu cabeleireiro recomendou que eu fizesse os reflexos para que não ficasse com aquele sinal de desleixo. Acho que foi isso que ajudou – Maria de Oliveira, 61 anos

Maya Santana, 50emais

Pesquisa mostra que quase 15% das mulheres com mais de 45 anos abandonaram as tintas e assumiram os cabelos brancos. Eu sou uma delas. Depois de refletir muito, tomei a decisão de deixar os fios ao natural em meados do ano passado. Hoje, aos 66 anos, sou mais uma das muitas grisalhas que estão aí, por toda parte. Na minha família, somos sete irmãs. Três já optaram pelos cabelos brancos, livres das tintas. Eu concordo que assumir os fios grisalhos equivale a uma pequena revolução na nossa vida. Muita coisa muda. Inclusive o olhar dos homens pra gente. Não ligo: estou gostando muito da experiência.

Leia o artigo de Amanda Ferreira para o Correio Braziliense:

Assumir os fios brancos, além de dedicação, exige um bom relacionamento consigo mesmo e coragem para a aceitação. Cada dia, a moda dos grisalhos ganha mais adeptos — muitas vezes, um desafio para as mulheres, que, aos poucos, se livram das tintas e do culto à eterna juventude. A tarefa não é fácil, mas dar esse passo pode mudar não só uma imagem vista no espelho, mas, sobretudo, a forma como a vida é vivida, com mais leveza.

Levantamento da FSBPesquisa, encomendado pela Avon, constatou que 14,4% das mulheres acima dos 45 anos já adotam o estilo platinado nos cabelos. E mais: 61,1% gostam da ideia de assumir os brancos. Para essa parcela de entrevistadas, mais que uma simples rebeldia aos padrões de beleza, esse é um sinal de atitude.

Por todos os lugares, é possível observar que o estilo é bem-vindo. Na internet, blogueiras americanas se reuniram para ajudar mulheres que, assim como elas, desejam passar pela revolução grisalha — nome dado ao site em inglês, Revolution Gray. Lá, é possível encontrar imagens e a história de transição de cada uma das quatro participantes que adotaram os fios brancos antes dos 50. A página traz ainda dicas, compartilha experiências tocantes e dá informações para pessoas que estão passando pelo mesmo processo.

Nas telas, várias atrizes destacam a beleza do cabelo grisalho. Recentemente, Sophie Fontanel, escritora e jornalista francesa especializada em moda, usou o tema como inspiração para lançar sua mais recente obra. No livro Une apparition, sem tradução para o português, relata a experiência de dar adeus às tinturas e os aceitar os fios naturalmente brancos — processo também compartilhado, em todas as etapas, com os mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.

A tendência de assumir os fios brancos chegou à Europa, originária dos Estados Unidos, e se popularizou há alguns anos. Mulheres de 30, 40, 50 anos ou mais idade passaram a expressar, por meio dos cabelos, que estavam fartas de se submeter a pinturas regulares e a sofrer com os produtos químicos. Cabeleireiros e profissionais da área aproveitam a fase para propor soluções inovadoras durante o período de transição e para atenuar o efeito bicolor. Enquanto isso, aumenta a procura por produtos que evitam o tom amarelado nos fios grisalhos.

Por aqui, as brasileiras também lutam pela aceitação e pelo empoderamento dessa revolução. “Assumir essas mudanças significa aumentar a autoestima. As mulheres começam a entender que é possível viver com os cabelos brancos e, mesmo assim, continuarem jovens, saudáveis, interessantes e, acima de tudo, belas”, ressalta Amsha Carvalho, psicóloga parceira do Hospital Anchieta. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

11 comentários

  1. Assumi meus frios branco em 2010 muito antes de virar tendência. Com 43 anos , a decisão tomada e sem medo de ser feliz ouvia os mais diversos comentários tanto de aceitação quanto de rejeição. Surpreendentemente foram os jovens e masculinos que aprovaram a ideia ligo de cara . Amigas rechaçaram imediatamente . Levava na brincadeira todos os comentários. Foi libertador e não pretendo voltar a pintar.

  2. Elizabeth Pereira Formoso

    Queria assumir meus cabelos brancos mas queria muito colocar uma tinta branca nos cabelos para não fixar com duas cores poderia me ajudar como faço?

    • Oi, Elizabeth, no Facebook há um grupo chamado Grisalhas Assumidas em Transição. Nele discutimos essas questões. São muitas alternativas para disfarçar os cabelos nessa fase. Boa sorte.

  3. Isso mesmo. A liberdade começa quando nos livramos dos padrões sociais na boa. Isso mesmo esto dentro.

  4. estou sem tintas desde 2013, estou mais bonita, cabelos sedosos. eu fiz assim: fiquei 2 meses sem tintura e cortei curtíssimo tirando toda a tirntura e ai ele foi crescendo maravilhoso. tenho 57 anos.

  5. Eu parei de pintar meus cabelos em 2012, quando também os cortei curtíssimos! Morrendo de medo, me olhei no espelho e… AMEI o que vi! Uns meses depois, fui parada na rua por um senhor muito elegante que me parabenizou pela atitude, segundo ele, corajosa! Nunca mais pintarei!

    • Vilma Aparecida c Lima

      Faço 57 anos daqui alguns dias e cansada de pintar os cabelos e custo alto , a sete meses aderi ao grisalho , sempre uso cabelos curto , então foi fácil ! Uso produtos de boa qualidade , tenho cabelos sedosos e brilhantes !

  6. Neusa Pedrosa Pimenta

    Tenho 65 anos e nunca pintei meus cabelos para esconder os brancos. Sempre me senti bem. Já ouvi várias vezes que precisava pintar para me parecer mais jovem. Me sinto muito bem com os brancos.

  7. Tenho 66 anos e prossigo numa vida profissional muito ativa. Há um ano deixei os cabelos ficarem naturais; cuido deles com shampoos e produtos para cabelos grisalhos e digo: é preciso atitude, sob múltiplos aspectos: adotar uma maquiagem leve, desde a manhã, num jeito elegante e discreto de estar na vida… Só sei que vale a pena viver de um modo mais autêntico!

  8. Pretendo parar de pintar meus cabelos mas estou sem coragem tenho 63anos…já estou cansada de retoques… abraços a todos…

  9. Melânia Araújo da Silva

    Tenho 63 anos, e desde dos meus 61, que resolvi deixar de pintar os meus cabelos, livre de tintas , hoje me sinto muito bem, me acho até mais bonita com os meus cabelos toralmente brancos. Pessoas me perguntam se platinei, e acham que fico muito bem. Amo ter os meus cabelos brancos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.