Cris Campos: Ser avó é usufruir do paraíso em toda sua plenitude

Colando figurinhas com os netos: “Como é gostoso rir junto com os pequenos da camisa de toalha de mesa dos croatas”

50emais

Meu álbum de figurinhas inesquecível foi o do filme “Marcelino Pão e Vinho”, nos anos 50. Aí cresci, casei duas vezes, tive três filhos. Que preencheram inúmeros álbuns com os heróis e atletas de cada época. No lugar de mãe, o máximo que fazia era adquirir os álbuns e abastecer a casa de figurinhas.

Depois de trabalhar como uma condenada nas agências de publicidade, tinha que dar conta do supermercado, das reuniões de pais, do preenchimento das lancheiras, da levadas e buscadas no inglês, na natação, no futebol e no teatro. Os mesmos desafios que, hoje, minha filha e minha nora enfrentam, ainda que aparelhadas com ferramentas mais modernas, mas também mais estressantes, como “grupos de mães de whatsapp”.

“Marcelino Pão e Vinho” foi o meu inesquecível álbum de figurinhas

Do lugar de avó servidora pública, a partir das cinco da tarde, hoje sou dona do meu pôr de sol. E, exceto nos dias de Academia, posso sentar com meus netos e preencher com eles o álbum da Copa da Rússia. Num mundo em que as crianças já nascem conectadas em smartphones e ipads, só avós têm tempo, e na minha opinião a obrigação, de mostrar a delícia que é trocar figurinhas com amigos. Não por acaso, a expressão hoje significa trocar idéias, numa boa, sem que nenhuma das partes imponha nada à outra.

E como é gostoso rir junto com os pequenos da camisa de toalha de mesa dos croatas ou contar que o pai deles esteve na Costa Rica surfando! Melhor ainda é apresentá-los a uma amiga adulta que, prestes a terminar seu próprio álbum, os presenteia com dezenas de figurinhas repetidas. Ser mãe podia até ser padecer no paraíso. Mas ser avó é usufruí-lo em toda sua plenitude.

Leia também de Cris Campos:
A idade da liberdade
Temendo o envelhecimento, elas “vampirizam os jovens”
O drama do “bulling” no trabalho contra pessoas mais velhas

0 Compart.

2 comentários

  1. Que maravilhosa mulher, essa Cris Campos!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.