É aposentado e deseja morar em Portugal? Veja aqui o que fazer

Lisboa, capital do país que atrai cada vez mais brasileiros

Lisboa, capital do país que atrai cada vez mais brasileiros

Maya Santana, 50emais

A crise econômica (e política) que se arrasta no Brasil há tanto tempo é a principal razão da saída de milhares de brasileiros em busca de uma vida melhor em outros países. Um dos destinos mais procurados é Portugal, não só por falar a mesma língua e ter costumes semelhantes aos nossos, mas pela segurança e qualidade de vida que oferece. O 50emais recebe com muita frequência perguntas sobre as exigências de Portugal para que brasileiros possam se estabelecer lá, principalmente depois da aposentadoria. Por isso resolvi publicar este artigo do site Euro Dicas, com informações sobre como viver do lado de lá do Atlântico, em terras portuguesas.

Leia:

Sim. Você pode residir em Portugal como reformado/aposentado ou viver de rendimentos próprios (bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras). Portugal tem uma lei para receber cidadãos aposentados do mundo inteiro que desejam viver aqui, desde que provem rendimentos suficientes. Inclusive tem benefícios fiscais de isenção de impostos! Entenda como funciona o processo para que os aposentados brasileiros possam morar em Portugal e saiba todas as vantages de ser estrangeiro aposentado em Portugal, além da qualidade de vida, claro.

Como morar em Portugal sendo estrangeiro aposentado?
O aposentado deve solicitar um visto de Residência para reformados ou titulares de rendimentos junto ao Consulado de Portugal. Veja como pedir o visto de residência de Portugal para aposentados:

1 – Comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal, garantidos por período superior a 12 meses, e pode ser provado de duas formas:

No caso de aposentados, através do comprovante da aposentadoria, bem como a garantia do seu recebimento ou comprovar outros rendimentos em território nacional.

No caso de cidadãos que vivem de rendimentos de bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras, através de documento comprovante da existência e montante dos rendimentos, bem como da sua disponibilidade em Portugal.

2 – Outros documentos

– Formulário de pedido de visto a preencher online
– Carta justificativa da pretensão de residir em Portugal
– 2 fotos 3×4 a cores e fundo liso, atualizada e com boas condições de identificação
– Passaporte original, com validade superior a 3 meses
– Cópia autenticada do passaporte (das folhas usadas e de identificação)
– Cópia autenticada da carteira de identidade (RG)
– Certidões de Antecedentes Criminais, com menos de 90 dias, emitidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil, – com a assinatura reconhecida em Cartório
– Atestado Médico, com menos de 90 dias, passado por Órgão Oficial a declarar que não é portador de doença contagiosa, com a assinatura do médico reconhecida em Cartório. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

11 comentários

  1. Olá Maya, adorei seu blog, possuo o Expanda Fronteiras, brasileiro e de viagens. Gostaria de saber de quando data esse post, e se essas regras ainda estão valendo. Ainda tenho um bom tempo de trabalho por aqui, mas tenho vontade de morar em Portugal na aposentadoria. É necessário também possuir imóvel em Portugal?

    Obrigado pela atenção!

    • Muito obrigada, Francisco, pela sua mensagem. Se você for até o final do artigo no 50emais, vai ver que pode clicar num link e cair no site que publicou originalmente a matéria. Ela é de agosto de 2015. Se você tem interesse em ir para Portugal e quer esclarecer sua dúvidas, o melhor é conversar com alguém de um consulado português. Há muitos deles no Brasil. Veja nesta lista se há um na cidade onde mora: http://www.cidadaniaportuguesa.com/consulados/
      Grande abraço pra você e muito boa sorte!

  2. Maya vc não abordou o valor de rendimentos com exemplos. Vc poderia fazê-lo, por gentileza com base em 2017 ?

  3. Gostei muito do post, moro em portugal a 3 anos em Cascais e agora minha mãe está se aposentando no Brasil e vindo para cá como aposentada! Grande abraço e sucesso!

  4. Olá!
    Como seria para morar em Portugal para quem busca trabalho e deseja mudar levando a mãe aposentada?

  5. Como o valor do salário no Brasil é bem baixo, ao ir para Portugal esse valor dá para sobreviver?

  6. ME INTERESSEI POR ESSA MATÉRIA GOSTARIA DE SABER MAIS , VOU PROCURAR O CONSULADO PARA ISSO.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.