Elizabeth II é monarca que ocupa por mais tempo trono britânico

a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias

Aos 89 aos, ela supera a rainha Vitória, que permaneceu 63 anos e 216 dias no trono

Por qualquer ângulo que se analise, monarquias são instituições absolutamente anacrônicas nestes tempos que vivemos. Mas não é que o pensa uma boa parte dos britânicos, pelo menos em relação à rainha Elizabeth Segunda, que torna-se hoje a monarca a permanecer mais tempo ocupando o trono da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales. Parte considerável dos britânicos reverencia esta senhora sisuda que, caminhando para os 90 anos, não parece disposta a passar a coroa ao herdeiro, o príncipe Charles, 66.

Leia o artigo publicado por O Globo:

A rainha Elizabeth II se torna nesta quarta-feira, 9 de setembro, o monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo. Precisamente a partir das 13h30, pelo horário de Brasília, ela supera o reinado de sua tataravó, a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias, entre os anos de 1837 e 1901.

Coroada no dia 2 de junho de 1953, a soberana de 89 anos ocupa o trono do Reino Unido e outros 15 reinos, entre eles Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Jamaica, e no passado também foi a monarca da África do Sul, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria.

[tribulant_slideshow gallery_id=”71″] Imagens da soberana, nascida em Londres, coroada em 1953

De acordo com a agência France Presse, o marco desta quarta não contará com uma celebração pública. O único compromisso público da rainha será a inauguração de uma nova linha férrea na Escócia, uma discrição dentro do padrão de austeridade de seu reinado.

Na semana passada, a casa da moeda do Reino Unido lançou uma edição especial de moedas para comemorar o feito de Elizabeth II. A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e notas britânicas desde sua coroação.

O reinado de Elizabeth II “será recordado como um feito impressionante, permanecer de maneira segura no trono ao longo de um período de tremendas mudanças sociais e econômicas”, diz à AFP Andrew Gimson, autor do livro “Gimson’s Kings and Queens: Brief Lives of the Monarchs since 1066” (“Reis e Rainhas de Gimson: Breves Vidas dos Monarcas desde 1066”).

Apesar de ser a monarca de mais idade no mundo depois da morte do rei saudita Abdullah, aos 90 anos em janeiro, ela não é a pessoa que está há mais tempo na função. Esta honra corresponde a Bhumibol Adulyadej, de 87 anos, rei da Tailândia desde 1946.

Trajetória
Elizabeth Alexandra Mary – apelidada de “Lilibeth” por sua família – era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de seu tio Edward, príncipe de Gales, e seu pai Albert, duque de York.

Nasceu em abril de 1926 e foi criada por tutoras. Se mudou ao palácio de Buckingham em 1937, quando seu pai foi coroado, depois que seu tio Edward VIII abdicou ao trono para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson. No fim da Segunda Guerra Mundial, aos 18 anos, se integrou às Forças Armadas como motorista. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

Um comentário

  1. GOD SAVE THE QUEEN!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.