Ex-faxineira torna-se uma das mulheres mais poderosas do País

Zica Assis foi uma das primeiras no Brasil  a valorizar cabelos crespos

Zica Assis foi uma das primeiras no Brasil a valorizar cabelos crespos

Heloísa Assis – ou Zica Assis – tem uma dessas histórias que inspiram o mais profundo respeito. Nascida em uma família sem recursos, ela tornou-se empregada doméstica aos 9 anos de idade. Foi babá e faxineira. Hoje, aos 54, é uma das empresárias mais poderosas do Brasil: fundadora do Instituto Beleza Natural, maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, com mais de duas dezenas de salões em vários estados e um quadro de funcionários que ultrapassa os dois mil.

Conheça mais da história de Zica Assis nesta reportagem de Heloisa Belloni para o Brasil Post:

A máxima para um empreendedor de sucesso é ter a coragem para apostar em algo que, até então, ninguém dava valor. No caso da carioca Heloisa Assis, o que ela queria mostrar ao mundo era a beleza do cabelo natural, algo impensável 20 anos atrás, quando a premissa era “chapar” quaisquer madeixas.

“Nos anos 90, os únicos tratamentos que existiam eram para alisar, e eu queria manter meu cabelo natural, mas com balanço e brilho”, disse. “Na minha época, o cabelo crespo – o Black – era visto como forma de desleixo. Eu mesma alisei meus fios para poder ser aceita em empregos, mas nunca me conformei com isso.”

Não se conformar com algo que foi imposto a ela foi, na verdade, o que desencadeou tudo o que Zica, como Heloisa é chamada, conquistou desde então.

A empresária com algumas de suas muitas funcionárias

A empresária com algumas de suas muitas funcionárias

Empregada doméstica desde os 9 anos de idade, Zica conseguiu emprego em um salão de beleza aos 21 anos de idade com o desejo de conhecer o próprio fio. A ideia, na época, era abrir um estabelecimento especializado em cabelos crespos e cacheados.

Os anos passaram e o pequeno salão de beleza de Zica virou o Instituto Beleza Natural, maior rede de salões especializada em cabelos crespos e ondulados no País. Neste mesmo intervalo, a ex-faxineira se tornou uma das 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil, de acordo com a revista americana Forbes.

anto prestígio, porém, não veio do dia para a noite. Com o emprego no salão, surgiu a oportunidade de fazer um curso para conhecer melhor os produtos de beleza. Foi quando Zica teve a ideia de criar sua própria linha para fios crespos, testando as misturas no próprio cabelo, e em casa.

Após dez anos de testes, Zica conseguiu chegar à fórmula apropriada e decidiu que era hora de tocar o negócio. Mas aí surgiu um empecilho: quem bancaria o projeto?

“Recursos financeiros eram muito escassos. Basicamente, as economias que meus sócios Leila Velez e Rogério Assis tinham e o dinheiro da venda de um fusca antigo do meu marido, Jair Conde. No total, equivaleria a uns R$ 6.000 hoje.”
Com o dinheiro em mãos, o primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993: o Beleza Natural. Clique aqui para ler mais.

0 Compart.

Um comentário

  1. nubia solange fernandes januario

    zica gostaria de obter um treinamento e teus produtos para trabalhar no interior como que faco meu cel 73 81533051

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.