Filmes da Netflix sobre histórias de amor entre pessoas maduras

Cena de Simplesmente Complicado, com Meryl Streep e Alec Baldwin

Maya Santana, 50emais

Heloisa Noronha, do Uol, teve uma ótima ideia: pesquisou e fez a relação de nove filmes exibidos pela Netflix que contam histórias de amor entre pessoas que já não são mais jovens. Tem filme para todos os gostos. Eu assisti alguns poucos, como Nossas Noites, lançado há relativamente pouco tempo, estrelando Jane Fonda, que vai completar oito décadas de vida este mês (clique aqui para ler sobre os 80 anos da atriz) e Robert Redford, 81. Também vi e gostei muito de Simplesmente Complicado,de 2009, com Meryl Streep, 68, e Alec Baldwin, 59. Vou aproveitar e ver os outros.

Leia:

Sensíveis, melancólicos, dramáticos ou cômicos, esses títulos falam das particularidades dos relacionamentos afetivos na maturidade. Há opções para todos os gostos, confira.

Paz, Amor e Muito Mais (2013), de Bruce Beresford
Recém-incluído no catálogo do serviço de streaming, mostra a reinvenção de Diane (Catherine Keener), uma advogada conservadora na faixa dos 40 anos que é pega de surpresa pelo pedido de divórcio do marido.Ela decide retomar o contato com a mãe, Grace (Jane Fonda), que não vê há mais de 20 anos e leva os filhos adolescentes para passar um fim de semana na casa da avó ? uma autência riponga que ainda vive seguindo os preceitos de Woodstock. Entre um conflito de geração e outro, Diane acaba se interessando por um músico, Jude (Jeffrey Dean Morgan).

Nossas Noites (2017), de Ritesh Batra
Cansada da solidão, uma bela noite a viúva Addie (Jane Fonda) decide bater na porta do vizinho, o igualmente só Louis (Robert Redford) para dormir em sua casa. Em vez de sexo, o que há por trás da proposta inusitada é o desespero em combater a insônia. A convivência e a intimidade entre os dois acaba se transformando em algo mais ao longo desse filme que traça um retrato bem sensível e honesto sobre a terceira idade. Quem curtir a química entre os atores deve dar pelo menos uma espiada em ?Descalços no Parque? (1967), também disponível no Netflix, comédia romântica que mostra Jane e Redford bem novinhos e vivenciando personagens com personalidades bem parecidas às de Addie e Louis.

20 Anos + Jovem (2013), de David Moreau
De olho em uma promoção e sentindo-se ameaçada pela presença de uma concorrente mais jovem e moderna (pelo menos aos olhos do seu chefe), a editora de moda Alice Lantins (Virginie Efira), de 38 anos, acaba aproveitando um mal-entendido para engatar um romance com o universitário Balthazar Apfel (Pierre Niney) – e, assim, conquistar a fama de ousada e subir na carreira. É óbvio que ela vai se apaixonar de verdade pelo moçoilo nessa comédia romântica francesa que, apesar de previsível, é deliciosa de assistir e tem várias questões que qualquer mulher madura vai adorar ver.

Blue Jay (2016), de Alexandre Lehmann
Em uma breve passagem por sua cidade natal, na Califórnia, Amanda (Sarah Paulson) acaba reencontrando por acaso o ex de vinte anos atrás, Jim (Mark Duplass), em um supermercado. Apesar de um tanto tímidos e incomodados com a situação, os dois decidem ir tomar um café, na sequência fazem um passeio e terminam na casa dele remexendo nas lembranças ? físicas e emocionais ? do relacionamento marcante e inesquecível que tiveram. Totalmente filmado em preto e branco, o que só reforça o clima de melancolia, Blue Jay é aquele tipo de filme que faz rir e chorar, às vezes ao mesmo tempo.

Simplesmente Complicado (2009), de Nancy Meyers
Separados há dez anos, Jane (Meryl Streep) e Jake (Alec Baldwin) têm três filhos adultos e mantém uma relação amistosa. Quando se encontram para a formatura de um dos rebentos, em um hotel fora da cidade, acabam tomando uns drinques em um bar e confirmando aquela velha máxima de que “quando o álcool entra, a verdade sai”. Terminam a noite na cama, para enorme deleite de Jake, que, embora casado com outra mulher, insiste para que a ex se torne sua amante. O caldo entorna de vez quando Jane contrata o arquiteto Adam (Steve Martin) para remodelar a cozinha de seu restaurante e ele se apaixona por ela. Clique aqui para ler mais.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.