Gravidez depois dos 40 anos vai se tornando comum no Brasil

A maior desvantagem de adiar a gravidez para depois dos 40 anos é o fato de que, quanto mais velha a mulher fica, mais difícil é engravidar, independentemente de ser o primeiro filho ou não

A maior desvantagem de adiar a gravidez para depois dos 40 anos é o fato de que, quanto mais velha a mulher fica, mais difícil é engravidar, independentemente de ser o primeiro filho ou não

Maya Santana, 50emais

Encontrei esse pequeno artigo no portal Uai sobre como está crescendo no Brasil o número de mulheres que vem deixando para ter filhos depois dos 40 anos. Resolvi procurar mais informações sobre gravidez após os 40 – quais os riscos e benefícios, para ampliar o tema. Achei no site brasil.babycenter dados sobre o que é bom e o que é ruim na decisão de adiar a hora de ter filhos. Juntei os dois artigos, assim você poderá se inteirar melhor do assunto.

Leia:

A fertilidade feminina se inicia na adolescência e, com o passar do tempo, vai diminuindo, até parar completamente, com a menopausa, que ocorre por volta dos 45 aos 50 anos. O novo estilo de vida das mulheres e o adiamento da maternidade é um fenômeno cada vez mais comum como consequência das mudanças dos padrões familiares e sociais. Entre 2003 e 2012, o número de mulheres que engravidou entre 40 e 44 anos passou de 53.016 para 62.371, aumento de 17,6%, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixar esse sonho para depois, muitas vezes, pode gerar alguns problemas relacionados à fertilidade. Diferentemente dos homens, as mulheres se tornam menos férteis com o passar do tempo e a probabilidade de uma gravidez natural vai diminuindo. “O que vem ocorrendo é que as mudanças sociais interferem diretamente na vida da mulher. Hoje, elas têm mais acesso aos estudos e se esforçam para ter uma carreira estruturada, o resultado disso é o adiamento da gravidez. O que deve ser levado em conta é que, depois dos 40 anos, as chances de engravidar sem o auxílio da medicina reprodutiva são bem mais baixas e as complicações também são maiores”, revela o diretor da Clínica de Reprodução Assistida Vilara, Sandro Sabino. (Fonte: portal Uai)

Benefícios

As preocupações com a carreira, a espera pela estabilidade financeira e a busca por um relacionamento estável são algumas das razões que levam muitas mulheres a adiar a decisão de ter filhos.

Só que, infelizmente, as chances de engravidar diminuem drasticamente com o passar do tempo. Alguns especialistas chegam a dizer que após os 45 anos, é praticamente impossível uma mulher conceber um bebê usando seus próprios óvulos.

Mas muitas mulheres com mais de 40 anos conseguem ficar grávidas, sim — seja naturalmente ou através de tratamentos de fertilização. E mais: estudos recentes mostram que pode haver muitos benefícios em ter filhos mais tarde, tanto para as mães quanto para os bebês.

Como tudo na vida, ser mãe com mais de 40 anos tem suas vantagens e desvantagens. O BabyCenter conversou com algumas dessas mulheres, além de especialistas em fertilidade, consultores financeiros e psicólogos, para que você tenha um quadro mais realista da situação.

O lado bom de deixar para engravidar depois dos 40
A maior vantagem de esperar para ter filhos é exatamente ter esperado para ter filhos. Você teve tempo de curtir bem a vida, ver o mundo, e, claro, amadurecer. Você provavelmente tem mais segurança financeira e está em uma posição confortável na sua carreira. Pode ser também que você e seu parceiro já se conheçam melhor, mais profundamente.

Alguns estudos comprovam o que já era de se imaginar: mulheres mais velhas em geral têm mais sabedoria do que as mais jovens e tomam decisões melhores em relação aos cuidados e à educação dos filhos.

As mães de 40 anos ou mais, na média, têm mais disposição para amamentar, e, segundo pesquisas, também escolhem alimentos mais saudáveis para suas crianças, preferindo frutas, legumes e verduras a doces, refrigerantes e comidas processadas.

Esperar para ter um bebê também traz vantagens financeiras. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que as britânicas economizam muito mais a cada ano passado sem filhos dos que as que se tornaram mães mais jovens, além de terem mais segurança para voltarem ao trabalho após o fim da licença-maternidade.

Psicólogos especialistas em relacionamentos familiares e casamentos também concordam que pais mais velhos dão mais atenção a seus filhos do que casais mais jovens. “Há menos pressão financeira, então não precisam trabalhar tantas horas por dia nem se estressam tanto por questões de carreira”, explica a terapeuta americana Susan Heitler.

O lado ruim de deixar para engravidar depois dos 40

A maior desvantagem de adiar a gravidez para depois dos 40 anos é o fato de que, quanto mais velha a mulher fica, mais difícil é engravidar, independentemente de ser o primeiro filho ou não.

O principal motivo para isso é que o número de óvulos que a mulher produz começa a cair cerca de 15 anos antes da menopausa. Além disso, há mais chances de os óvulos produzidos terem defeitos nos cromossomos, o que aumenta o risco de aborto espontâneo ou malformações. Clique aqui para ler mais.

0 Compart.

Um comentário

  1. Meu nome é Elizabeth estou aqui para contar a minha história maravilhosa de como eu tenho o meu resultado positivo depois de ter abortos numerosos por 4 anos, eu estava frustrado e perdeu toda a esperança. Eu nunca pensei que haverá um médico herbal maravilhosa, porque a taxa de fraudadores Na internet hoje foi alto não até que eu contatou este grande IYA HINDI NATIVO que me ajudou com alguma raiz e xarope de ervas que me fez conceber e tenho meu tripleto no tempo exato … tudo graças a IYA HINDI NATIVE por suas obras maravilhosas, ele É realmente um verdadeiro ajudante.Você pode entrar em contato com ele. Hindinative@yahoo.com.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.