Hillary Clinton ganha 1º debate com o exótico Donald Trump

Ela mostrou sua experiência na vida política. Ele, a sua inexperiência

Ela mostrou sua experiência na vida política. Ele, a sua inexperiência

Maya Santana

Quem assistiu na íntegra, na noite desta terça-feira, ao debate entre os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos, nas eleições de 8 de novembro, não teve dúvida: a grande vencedora foi a democrata Hillary Clinton. Pouco tempo depois de encerrado o primeiro encontro dos dois na televisão, a rede de TV CNN divulgou o resultado de uma pesquisa, mostrando que 62% dos telespectadores acharam que Hillary se saiu melhor, contra 27% do polêmico republicano Donald Trump.

Nos primeiros 20 minutos, o republicano, de 70 anos, conseguiu se impor, mas depois, demonstrando toda a sua inexperiência política, acabou perdendo espaço para Hillary, 68. E ela aproveitou para, com sua longa experiência na vida pública – primeira-dama durante os oito anos da presidência do marido, Bill Clinton, senadora, secretária de Estado no governo de Barak Obama – fazer acusações e dar respostas muito mais consistentes do que as dele. Toda a falta de cancha na política do bem sucedido empresário ficou à mostra ao longo de pouco mais de uma hora do debate.

Eu fiz questão de assistir a tudo do princípio ao fim, porque, como boa parte dos que acompanham a corrida presidencial americana, acho que seria um perigo eleger um homem com idéias tão estapafúrdias, tão preconceituosas e agressivas presidente do país ( ainda o mais poderoso do planeta).

Por outro lado, admiro a disposição de Hillary Clinton. Perto de completar 69 anos (em 26 de outubro), quando a vasta maioria das pessoas já está aposentada, ela se lança na disputa mais difícil de sua vida. E, se Donald Trump tiver nos dois outros debates que ainda serão realizados antes da eleições o mesmo desempenho de ontem à noite, não haverá como impedi-la de entrar para a História como a primeira mulher a tornar-se presidente dos Estados Unidos.

Compartilhe!

Um comentário

  1. ESPERO Q ELA LEVE. OS USA ELEGERAM UM NEGRO AGORA É A VEZ DE ELEGER UMA MULHER.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.