Condomínios criados no Brasil para pessoas acima dos 50 anos

Cidade Madura, na Paraíba, foi um dos primeiros construídos no país

Cidade Madura, na Paraíba, foi um dos primeiros construídos no país

Maya Santana, 50emais

Um dos assuntos que mais chamam a atenção das pessoas que visitam o 50emais são os condomínios que vêm surgindo para quem já passou dos 50 anos. Existe muitos deles espalhados pelo Brasil. Os preços para se morar num lugar destes variam muito. Há desde aqueles com preços proibitivos, pois são caros demais para o bolso das pessoas comuns, até os projetados para gente com renda mais baixa. Encontrei este artigo no site hometeka.com.br sobre três condomínios, dois no estado de São Paulo e um na Paraíba, todos destinados a quem tem renda menor. Já falei dos três separadamente aqui no 50emais.

Leia:

Ao longo da vida, temos diversas ambições, e uma delas é chegar à terceira idade vivendo com dignidade, saúde e bem-estar. Só que isso nem sempre é possível para muitos idosos, que por falta de oportunidades, apoio da família e/ou situação financeira, acabam morando em casas inseguras ou até mesmo indo parar em asilos em condições precárias.

Existem conjuntos residenciais exclusivos para idosos em todo o mundo, com estruturas fenomenais, atividades físicas e cuidadores à disposição 24 horas por dia para os senhores e senhoras. No entanto, viver nestes locais tem um custo elevadíssimo — alguns aqui no Brasil chegam a ter mensalidades de mais de R$ 10.000.

Mas, então, o que fazer para resolver essa situação e proporcionar qualidade de vida também aos idosos com menor poder aquisitivo? Foi pensando nisso que alguns governos e organizações brasileiras construíram condomínios acessíveis voltados para idosos em diferentes estados do país. Conheça alguns deles agora:

Para morar na Cidade Madura tem que ter mais de 60 anos e ganhar até cinco salários mínimos

Para morar na Cidade Madura tem que ter mais de 60 anos e ganhar até cinco salários mínimos

Inaugurado em 2014 na cidade de João Pessoa, o programa Cidade Madura é uma iniciativa do governo da Paraíba destinada a idosos de baixa renda. Possui mais duas unidades — uma em Campina Grande e outra em Cajazeiras — e cada uma conta com 40 casas adaptadas de 54 m².

O condomínio oferece posto de saúde, academia ao ar livre, horta comunitária, pista de caminhada, centro de convivência com salão, salas de aula, de TV e de fisioterapia, copa, banheiros acessíveis e até um redário, e o investimento total do governo paraibano foi de R$12 milhões nas três unidades.

Quem pode viver no Cidade Madura? Idosos a partir dos 60 anos — preferencialmente quem vive há mais de dois anos na cidade — com renda de até cinco salários mínimos, que morem sozinhos ou apenas com os cônjuges e possuam autonomia para realizar atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas uma taxa de condomínio e podem viver lá o tempo que quiserem e precisarem.

Como as casas pertencem ao Estado, os moradores não podem modificá-las, alugá-las ou cedê-las por conta própria. Da mesma forma, quando um residente desiste da casa ou falece, não existe a possibilidade da casa ser passada como herança para alguém da família do idoso.

A Agerip - Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto - foi criada em 1975

A Agerip – Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto – foi criada em 1975

A AGERIP — Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto — é uma organização não-filantrópica e sem fins lucrativos que desenvolveu o Projeto AGERIP em 1975 para garantir um envelhecer com dignidade, segurança e conforto para as pessoas.

Um dos diferenciais do AGERIP é a oferta de diferentes tipos de construções e a possibilidade de se associar e adquirir uma reserva mesmo antes de completar a idade mínima para morar no condomínio.

Em termos de infraestrutura, o residencial possui três categorias que atendem a diversos tipos de necessidade:

Suítes: com 63,55 m² de área de construção, são compostas por dormitório, banheiro acessível, sala com minicopa e garagem ou varanda. As suítes são adquiridas a preço de custo pelo sistema de comodato — contrato em que algo insubstituível é cedido a alguém temporariamente e depois deve ser restituído.

Apartamentos: ocupados pelos associados que moram sozinhos ou com um cônjuge. São compostos de um quarto planejado com um banheiro acessível e mobiliados pelos moradores. Nesta categoria e nas suítes, são oferecidos os serviços de enfermagem e cuidadores.

Chalés: construídos pelos próprios moradores em terrenos também cedidos por comodato, os lotes são de 400 m² e as casas podem variar entre 60 m² e 160 m².

Além das moradias, o AGERIP oferece diversas atividades para seus moradores, como hidroginástica, dança de salão, pilates, bordado, artesanato, terapia em grupo e muito mais. As refeições são realizadas no restaurante do condomínio sob a supervisão de nutricionistas e são realizados almoços especiais, bailes, excursões e outros eventos para o lazer dos associados.

Quem pode viver no AGERIP? Nos apartamentos, idosos a partir de 60 anos; nas suítes e nos chalés, a partir dos 50; e qualquer associado com mais de 40 anos de idade pode usufruir das atividades oferecidas no condomínio.

A associação tem mais de 750 associados atualmente, e a sede conta com mais de 100 construções prontas e mais algumas em produção. São 1000 títulos disponíveis, sendo 100 para reserva patrimonial, que pode ser feita por pessoas de qualquer idade e transferidas de pais para filhos. Após adquirir o certificado do Título Patrimonial, o associado passa a contribuir com a mensalidade do título. É possível saber com mais detalhes como se tornar um associado. Clique aqui.

Vila Dignidade é um projeto já implantado em várias cidades paulistas

Vila Dignidade é um projeto já implantado em várias cidades paulistas

Instituído em 2009 em uma parceria entre a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), secretarias e prefeituras de municípios paulistas, o Programa Vila Dignidade também é voltado a idosos independentes de baixa renda e já conta com unidades em cidades como Ribeirão Preto, Avaré e Mogi das Cruzes.

Com o objetivo de proteger os moradores e preservar suas condições de autonomia, os residenciais foram projetados segundo o conceito do Desenho Universal, que facilita o uso da moradia por qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, seja temporária ou permanente.

Assim, todas as casas possuem itens de acessibilidade, como barras de apoio, portas e corredores mais largos, rampas de acesso e pisos antiderrapantes. Outro diferencial é o “botão de pânico” no banheiro e quarto, que pode ser acionado para avisar os vizinhos caso o morador sofra algum acidente doméstico.

Na unidade de Avaré – onde os imóveis contam até com aquecedor solar – os recursos de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns do condomínio, que oferece salão para festas, cursos, reuniões e mais eventos. A vila ainda possui um posto do Acessa SP com acesso à internet e monitores para promover a inclusão digital dos residentes.

Moradores da Vila Dignidade de Sorocaba plantando árvores

Moradores da Vila Dignidade de Sorocaba plantando árvores

Quem pode viver na Vila Dignidade? Idosos a partir dos 60 anos — preferencialmente quem vive há mais de dois anos na cidade — com renda de até dois salários mínimos, que vivam sozinhos e possuam autonomia para realizar atividades diárias. Os beneficiados são indicados pelo Conselho Municipal de Idosos, recebem assitência social e participam de atividades socioculturais e de lazer.

No caso da unidade de Mogi das Cruzes, o prefeito Marco Bertaiolli disse que toda a vila é acessível, e caso algum idoso necessite de cuidados por problemas de saúde, estará sob responsabilidade da Prefeitura e será transferido para alguma unidade de saúde do município que possua cuidadores.

Apesar de toda a repercussão positiva, também há quem critique essas iniciativas por acreditar que os idosos não deveriam viver “isolados” da sociedade, em um local exclusivo para eles. Também existe a dúvida sobre como fica a situação dos moradores que perdem autonomia nesses condomínios, já que eles devem morar sozinhos — ou apenas com o cônjuge — e muitos não possuem familiares que possam abrigá-los e auxiliá-los fora de lá.

Entretanto, não restam dúvidas de que ideias como o Cidade Madura, AGERIP e Vila Dignidade são de extrema importância para promover qualidade de vida, conforto e segurança a pessoas que tanto já contribuíram para a sociedade.

Compartilhe!

252 comentários

  1. Muito interessante! Em cada cidade deveria ter esse projeto maravilhoso! Parabéns!!!

  2. Que essa ideia chegue à todos os estados do BR. Aguardando ansiosamente aqui em Curitiba.

  3. Precisamos desenvolver projetos como esses em todo o país !
    Gostaria de ter contato com seus empreendedores. É possível ?
    Grata

  4. Amei tenho 58 anos e sempre sonhei com um lugar assim para minha velhice,pena que no Paraná meu estado não tem nada disso nem projeto, moro em Foz do Iguaçu Pr.Vou entrar em contato com a AGERIP.
    OBRIGADA.

  5. São projetos maravilhosos, também acho que deveria haver essa disponibilidade em todos os estados. É muito importante para que tenhamos preservada a nossa individualidade e independência com qualidade de vida. Gostaria muito que houvessem condomínios como estes em Curitiba.

  6. Mariza Ferreira Bodart

    Adorei esse progeto deveriavtwr em todas. Cidades dos Estados do Brasil .

  7. Adorei a ideia, tenho 69 anos, sou professora aposentada, moro sozinha, e gostaria de saber se há planos para construção de algum condomínio deste tipo no Rio de Janeiro – Niterói especificamente.

  8. Sempre foi o meu sonho, desde nova. Vc deve seguir a sua vida sem depender de ninguém da sua família. Sempre fui independente e gostaria de continuar sendo.
    Parabéns pela iniciativa!
    Espero ansiosamente um desses, aquino Riode Janeiro…

    • Olá também sou do Estado do Rio e penso como você. Vi o site hoje e poderíamos nos unir a outras pessoas interessadas e fazer um movimento para que se faça algo parecido aqui no Rio, você topa?
      Grande abraço.
      Angela.

      • Olá eu também tenho grande interesse em morar num condomínio como esses que acabei de ver

      • ICLEIA MARIA OLIVEIRA DUTRA

        Bom dia. Moro em Juiz de Fora, bem próximo do Rio. Tenho grande interesse tb em investir num projeto assim. Coloco meu nome à disposição para contato, caso vc saiba de algum empreendimento. Obrigada.

      • Dilma Barros Portela

        Tenho 68 anos. Muita saúde e independente. Gostaria já de me programar para os 70 anos, viver em um lugar desse, com autonomia sem depender de filhos.

      • Angela você deu ideia fe juntarmos umas pessoas para fazermos isto no Rio de Janeiro. Eu quero participar
        Moro fora do Brasil vou deixar o meu whatsapp. Ok? 00593998692623 o ou se voce tiver dificulldade de se comunicar me manda mensagem com o teu whatsapp. E eu te incluo. Obrigada

      • Maria Helena Nina de Oliveira Santos

        Gostei pq vc teve a mm ideia que eu e a mesma disposição. Vamos fazer um movimento nacional começando no Rio? Eu topo. Me incui. Movimento poderia ter esse nome: EU TOPO! Estou na zona Sul do Rio. Podemos nso comunicar?

    • Maria Helena Nina de Oliveira Santos

      Vamos fazer isso por nós no Rio?

  9. É bom, mas ao mesmo tempo é uma forma de segregação ao meu ver, separar pessoas por idade, criando um espaço delimitado. Acho que todas as moradias deveriam ser pensadas para o conforto das pessoas em qualquer fase, desde a infância até a velhice, é vc deveria ter segurança e conforto para viver em qualquer lugar que queira. Seriam mais um modelo para ser seguido.

    • Valeria Livramento

      Essa é uma opção exatamente para pessoas que sempre foram independentes, e agora gostariam de ficar próximas, mas não junto, de pessoas na mesma faixa etária e interesses. Sou de Floripa e vejo, pelos meus pais e tios, que se pudessem, ou melhor, se tivessem se programado, poderiam ter investido em negócio assim. Cada um na sua casa, com independência mas com áreas áreas em comum, serviços de segurança e saúde. Nossa! Tudo de bom!

    • CLEUSA TEREZINHA LISBOA

      Tenho interesse . Moro.em Brasília e queria um perto daqui . Adorei . Sou jornalista aposentada do governo federal.

    • Maria Helena Nina de Oliveira Santos

      Vamos planejar de forma que não isole. Vamos estudar e formar um grupo nacional com especialistas de várias áreas e consultar quem queira investir? Tenho 75 anos e saudável e lúcida mas gostaria de ajudar nosso futuro. Sou do Rio.

  10. Existe alguma inciativa em São Paulo, capital?

  11. Gostaria de comprar algo assim perto de São Paulo

  12. DIVINO FLAUSINO DE ALMEIDA

    Maravilha, exemplo a ser seguido, falta o poder público se sensibilizar para criar modelos parecidos para abrigar aqueles que não podem pagar. Como Diretor de uma Unidade Hospitalar pública da FHEMIG,com uma extensa àrea verde, cerca de 100 hectares, Já levei essa idéia para o secretário Estadual de saúde de Minas Gerais em 2015. infelizmente concluí que essa não era uma prioridade de governo. Mesmo sendo ele conhecedor do envelhecimento rápido da população Brasileira. Projeções apontam que até 2025 o caos na saúde se instalará em razão dessa população de idosos. Hoje em Minas somos cerca de 12% da população, esses consomem cerca de 26% dos recursos do SUS. O governo precisa desenvolver políticas sociais e de saúde, urgente nesse sentido. Principalmente no que se refere a prevenção de incapacidades em pessoas idosas.

    • Governo falido e imediatista!!! Uma pena não reconhecer e valorizar o seu projeto!!! Sou profissional de Educação Física e sei o quanto seria importante!!!! Tenho 69 anos, ativo fisicamente praticando natação e caminhadas.

    • Maria Helena Nina de Oliveira Santos

      Precisamos tomar iniciativas por nós e nos associarmos nacionalmente pedindo colaborações para projetos e reuniões nacionais. Eu toparia.

  13. Acho a ideia extraordinária
    É o meu projeto para o futuro

  14. Quero um desse na Bahia.

  15. Meu sonho é que essa idéia chegue ao Rio de Janeiro

  16. Maria Lourdes de Moura Araujo

    Muito interessante, gostei em Pernambuco existe a possibilidade deste projeto?

  17. Tenho 69 anos , moro sozinha a dez anos e fiquei interessada nessas moradias. Salvador! Vamos entrar nessa?

    • Me interessei , moro numa cidade do interior do Rio de Janeiro temos 69/64 de idade , lógico que nem todas as Prefeituras tem condições ou falta iniciativa nesse sentido , a iniciativa privada poderia enxergar esse filão e fazer um projeto desse em formato de aluguel …

  18. Quero um desse na Bahia, urgente!

  19. Muito interessante! Paraná e Santa Catarina tem?

  20. Jacqueline Salomao Leite

    Instituições como essas deveriam ter em mais cidades. É sensacional

  21. Adorei essa ideia. Existe algum condominio desse tipo no Rio de Janeiro?

  22. Maria Angela Barbosa

    Tenho interesse, gostaria de saber se existe algum Condomínio desses admitindo inscrição?

  23. Maria Clara de Sousa

    Projeto maravilhoso, aguardando brevemente em São Luís -Ma .

  24. Torço pra chegar logo em Fortaleza.

  25. gostaria de saber quando terá esse projeto aqui em Campinas tem muita gente intesada eu sou uma delas

  26. Aparentemente um projeto com boas intenções que esconde uma face cruel de segregação dos idosos para mim um Asilo de proporções citadinas só isso…

  27. Maria Claudia Pereira

    Gostei muito! Tem algum perto do mar ?
    Me interessa.

  28. Tenho 57 anos e penso muito num projeto desse aqui em BH ou próximo. Eu e minhas primas que regulamos a mesma idade ja pensamos em morar juntas na velhice, se tiver um projeto assim seria o ideal .f

  29. Maria Rute de Oliveira

    Gostaria de saber sem tem esses condominios em Jundiai-SP

  30. VERÔNICA MARIA DA ROCHA GUERRA

    Muito importante esse projeto.comemorei a implantação dele no nordeste. Esperançosa , espero esse projeto a qui em Pernambuco.

  31. VERÔNICA MARIA DA ROCHA GUERRA

    Corrigindo…
    Esperançosa AGUARDO esse projeto aqui em Pernambuco.

  32. Não acredito que esses projetos são no Brasil. .
    Me lembra os kuibut. .em Israel. ….
    Deveria ser implantado em todo o Brasil. ..Estados e Municípios. ..

    Parabéns! !!!

  33. Ivoneide de Jesus silva

    Meu sonho morar sozinha tenho 59 ,é uma pena que seja tão caro não são todos os idosos que tem renda,maior ou igual 2 salários mimino.
    São Paulo capital

  34. Antonia Eliane Á. Cabral

    Tenho muito interesse na Cidade Madura, mas preciso me inteirar a melhor forna de adquirir esse tipo de moradia, é possível? Tenho 57 anos

  35. Alessandra Regina da Silva

    Será que na grande São Paulo ou litoral Paulista já tem, minha mãe tem reumatismo, e fica muito tempo em casa sozinha. Eu gostaria de arrumar um condomínio assim pra ela, é quem sabe ir pagaram u.pra mim também, pois tenho 44 anos, tenho que pensar no futuro. Obrigado

  36. Gostaria de ter mais informacoes sobre este tipo de moradia no Estado de Sai Paulo!

  37. Gostei muito gostaria de ter mais informações sobre esse tipo de moradia em bsb ou são Paulo.

  38. Ana María Fernandes Teixeira

    Sou Ana,!trnho 56 anos, voltei depois de 39 anos morando fora do Vrasil, meu sonho era envelhecer aqui,, tenho saude . Ainda trabalho, e quero muito
    Me associar em algo assim, inclusive tenho asistido muitos vídeos de Co-Housing para entender melhor como funciona ,em São Paulo , capital (onde quero morar)
    Por favor deixo meu telefone para que contatrm ?
    Me interessa muito… +55 11 970150271

  39. Mero em BH e gostaria de um lugar assim para ter uma vida mais alegre. Tenho bom plano de saúde, boa renda mas não tenho o melhor que é companhia de pessoas.

  40. Maria das Graças Gomes Santos

    Gostei muito acho que é o melhor remédio pro idoso viver independete dos filhos moro em Minas Gerais e gostaria de saber se tem algum projeto em vista e se tiver gostaria de ser uma associada.obrigada aguardo resposta.

  41. Que a ideia chegue em sp fico no aguardo

  42. Maria Vilani de Alencar

    Sempre pensei em algo assim quando chegasse na terceira idade. Tem algum projeto para Campo Grande MS?

  43. Dino A Ezequiel Netto

    Tenho enteresse. Campinas Sp ouna micro regiao
    Casal faixa 70 anos.

  44. Helenice A . Oliveira

    Gostaria de receber informações referente a esse projeto. Tenho preferência para a Capital de São Paulo ou litoral norte.
    Obs. Preços e comodidades, etc.

  45. Marilena Henriques Pereira

    Fiquei viúva tenho 76 anos tenho saúde toco violão teclado e gosto de festa e interessei por um chalé ou casa.Preciso de verde e ser feliz pois sou muito alegre.Preciso de mais tetalhe.Obrigada.

    • Marilena, você teria que pesquisar, talvez no Google, para encontrar o condomínio que procura. Quando encontrar um que lhe agrade, entre em contato com o condomínio – através de telefone ou e-mail. Muito boa sorte pra você!

    • Quero ser sua vizinha…kkkk

      • Aos 64 anos estou pensando que morar só e ao mesmo tempo junto com pessoas da mesma faixa etária seria muito legal. Falei com meus amigos para nos projetar tal moradia, que seria a compra de um terreno de 1.000 m2, no qual construiremos 10 suite de 20 m2 cada e na mesma área teria um salão de festas com churrasqueira, lavanderia, pista de dança, telão, piscina uma horta e teriamos um micro ônibus para passeios. Contratariamos 01 motorista , 01 porteiro para guardar a entrada e 02 empregadas para cuidar da limpeza e cozinhar.

  46. Irineu Rodrigues de Oliveira

    Tenho 60 anos e preciso de um lugar pra morar.
    Sou sozinho. Me acho ainda jovem pelo menos na forma de pensar. Gostaria ta-2nto de encontrar uma parceira pra dividir as despesas e ter com quem conversar. Qualquer lugar do Brasil pra mim esta bem. Caso alguém se interesse em dividir as despesas e ter uma companhia estou ao dispor
    091-98751-2230 também e whatsapp
    Irineu

  47. MÁRCIA BERENICE DUARTE DE OLIVEIRA

    Gostaria de saber se existe residencial deste estilo, com casinhas ou chalés para pessoas acima de 50 anos. Tenho 54 anos, sou filha única, sem filhos, solteira e sem uma família para contar e compartilhar a minha vida. Sou cadeirante a dois anos e estou me adaptando com prótese e amaria morar num lugar como estes mostrados acima , no qual se preocupam com a segurança e mobilidade. Sou professora aposentada da Prefeitura de Campinas. Por favor, se puderem me ajudar, deixo aqui o meu e-mail: marciabereoli@gmail.com
    Obrigada.

  48. Marta Maria do Amaral Ribeiro

    Olá!
    Meu nome é Marta, tenho 57 anos, sou aposentada.
    Gostaria de saber se existe este tipo de residencial em Brasília.
    Att,
    Marta

  49. Gostaria de saber se ha algum condomínio desse tipo aqui no Rio de Janeiro, ou se há projeto para construção de algum condomínio.
    Será perfeito se houver aqui no Rio de Janeiro e em todos os estados do Brasil.
    Envelhecer com dignidade e preservando individualidade.
    Aguardo as informações.

  50. Gostaria de receber informações,se já tem esse projeto no interior do Rio de Janeiro.
    Tenho 62,aposentada ,família espalhada e moro na roça só.

  51. MARCIA DA CONCEICAO FERREIRA

    Simplesmente maravilhoso, seria um sonho para muitos em que a família acha ser um peso para eles, quando vão fazer aqui em santa catarina, gostaria muito de morar nesse local.

  52. Sou de Fortaleza e conheço pelo.menos umas 10 pessoas que tem total interesse, pessoas de.poder aquisitivo médio alto, porém solitárias. Poderiam analisar a.possibilidade junto ao governo do Ceará . So uma dica.

  53. Gostaria muito que tive aqui em São Luis MA. Maravilha de ideia

  54. ICLEIA MARIA OLIVEIRA DUTRA

    Como gostaria que houvesse algum projeto desse nível em minha região! Tenho até um grupo de amigos que se interessaria muito. Mesmo que fosse para fazermos investimento de algum recurso.

  55. Marcia Villas-Bôas Costa

    Boa tarde
    Me chamo Marcia, gostaria de informações sobre esse condomínio , moro em Santos Litoral de SPaulo tenho 55 anos , né interesso para o futuro se puderem mandar informações agradeço

    obrigada

  56. Adorei a iniciativa mas a materia deveria colocar valores! Assim teriamos noção e possivel acesso ao projeto. Na Bahia existe? Tenho 61 anos, estou em busca de uma moradia voltada para esse modelo

  57. Adorei ,gostaria de saber sobre esse de Mogi das Cruzes, endereço e telefone ,pra conhecer melhor,mas amei a ideias e pra lá que quero ir,parabéns a tds envolvidos

  58. Quero ser contato quando houver a implantação destes condomínios no ABC ou zona sul de São Paulo. Obrigada !

  59. Se houver um projeto desse nos estados do Sul do pais, por favor me avise

  60. Bacana! Em Santa Catarina já existe algum local assim? Obrigada

  61. Jussara Rosangela da silva

    Tenho 62 anos e moro so. Gostaria de ter a oportunidade de morar em um destes mais próximo de Minas. Alguem6 indica?

  62. Delícia, já me vi fazendo uma boa roda de samba com muita dança e alegria! Bora cantar, sorrir e curtir com alegria as pessoas, claro bom bate papo!

  63. Av. Praia de Genipabu,2100 Condomínio Corais do Atlântico Bl Itaparica Ap.1501 Ponta Negra
    Cep 59094-010 Natal-RN

  64. ROSELI MACHADO MERCER

    Achei muito muito interessantes, séria um sonho se tivesse aqui em Curitiba no Paraná ,e se estivesse dentro das nossas possibilidades de compra.
    Na verdade já procuro algo assim, estou com 65 e tudo fica mais dificil após essa idade.

  65. Gostaria de saber mais , existem muitas cidades q poderia implantar

  66. Boa tarde.
    Como se cadastrar? Gostaria de ficar na minha terra Paraíba.
    Tenho 60 anos.

  67. A bahia com este clima,esta alegria do pivo tem tudo para se adquar um projeto deste tanto na capitsl,como na região metropolitana de salvador como muitas cidades do interior .Porque então tbm não aderem este projeto? Falta portanto iniciativa das construtoras e do governo viu Ruy Costs?

  68. Quando tiver vaga no litoral e puder usar gostaria, tenho 81 três stents mas continuo surfando.

  69. Salário de prof aposentada não é 5 salário mínimo

  70. Enedina correa marques

    Como gostaria de um lugar assim mais sossego para mim e meu esposo eu tenho 62 anos ele 70 deveria ter um lugar assim em todas as Cidade eu moro na Cidade Mirandópolis sera que vai vim pra Mirandópolis seria uma boa merecidos nessa idade um lugar mais sossegado eu sonho um dia mora num lugar assim.

  71. Como a gente fica sabendo se na Cidade da gente tem ou vai ter eu tenho 62 ano e meu esposo 70 ano sonho muito com um lugar assim

  72. Auriene de Araújo Ferreira

    Eu gostaria de saber quando vocês vão fazer .na grande São Paulo .

  73. Gostaria que tivesse em Santa Catarina , eu adoraria mora em lug
    ar assim seguro

  74. Felinto ferreira neto

    Informação sobre esse empreendimento estamos perguntando se ja tem em Goiânia ou em Goiás

  75. Se for exatamente como li nessa postagem, parabenizo a quem tomou essa iniciativa maravilhosa. Sou aposentada, tenho 65 anos, gosto muito de interagir com outras pessoas e nesse condominio o q n falta eh atividades Gosto de movimento. Sou do grande Rj. Qdo tiverer esse condomio por aki me avisem, me interessei demais. Grande abraco.

  76. Meu sonho ,será que esses confortos, cheguem aqui no Rio Grande Do Sul.

  77. Maria Angelina Tedeschi

    aonde tem vaga na grande são paulo

  78. Eu também. Seria bom demais. Em Curitiba cidade moderna vamos lá fazer. Candidatos teriam.

  79. Tenho interesse morro em Ponta Porã. M.S

  80. Carlos Augusto dodl

    Tenho interesse caso exista na Grande Florianópolis.

  81. Luiza Maria Enriconi

    Tenho interesse! Precisamos pensar num projeto desses para Balneário Camboriú!

  82. Uau, adoraria morar num lugar desse. Tenho 65 anos e meu marido faleceu no ultimo da 19/3.
    ( era só ele e eu ) Pena não ter aki em Jacarei ou São José dos Campos. Parabens aos idealizadores do projeto

  83. Vera Lúcia dos Santos

    Que ótimo,gostaria que houvesse no Rio de Janeiro.Tenho 63anos,moro sozinha por opção. Devia ter em todo Brasil, há muitas pessoas nessa faixa de idade abandonada por seus familiares ou mesmo por opção de querer sua individualidade,porque a família quer sempre dominar.Aguardo respostas.

  84. SE existe algum projeto como esse ou similar aqui em Brasília e também pra pessoas com renda mais alta, com atendimento médico próximo e outras facilidades, eu gostaria de ter o site/contato. Tenho 72 anos. Obrigada.

  85. Zenaide Rodrigues da Silva

    Boa tarde.
    Sou aposentada por idade. Tenho 69 anis e 11meses. Gostei deste projeto. Pois pago aluguel. Existe condomínio próximo a Capital de São Paulo. Tamanho pequeno que eu possa pagar. Agradeço as informações.
    Zenaide

  86. Em todos os condomínios obeservei a falta de verde. De jardins

  87. Achei excelente a idéia, deveria ter aqui em Londrina, a terceira maior cidade do Paraná.

  88. Mary Marcia Nitsche

    Desde que meu matido faleceu.ando procurando.Umbom lugar para morar ,Me sinto muito sozinha apezar de morar com meu filho Sou de BHMG Mas gostari de visitar ,um lugar deste apesae da idade ,vou fazer 79 sou muito indepedente ,faço tudo sozinha,Mas me sinto muito, triste falo Alemao um pouco de Ingles.mas a solidao e terrivel.Gostaria de visitar los

    • Mary, com seu sobrenome alemão é pleonasmo.
      Existe uma ciência para construir bem, mas ignorada pelos demais.
      Tem que ser BIM,LEAN, GREEN e LEED
      Clientes incautos e empreendimentos falaciosos dá dejetos.
      Sem construtibilidade, Manutenibilidade e rastreabilidade tudo falácia.
      Sem sistemas abertos elasticos e flexiveis, abordagem sistêmica, regime turn key enganação.
      Encontre quem contemple esses temas, me chame e pagarei sua conta.
      85999836815

  89. Projetos como esse deveriam fazer parte das políticas públicas não só das cidades mas dos estados e do país como um todo. Existem muitos idosos vivendo em pessimas condições em todas as classes sociais.

  90. Lucimara das Dores R. I.Rocha

    Muito interessante, não tenho ainda essa idade mais tô quase.
    E como tenho apenas filho homem, que já estão preparando para ter sua independência, e sou separada.
    Já é bom pensar.

  91. Evaristo Cordeiro Neto

    Boa noite gostei muito e gostaria de ter mais informações sobre estes condominios como funciona

  92. Boa noite, gostaria de saber aqui em Pernambuco onde tem algum local assim, pois tenho 52 anos, sou divorciada, e tenho apenas um filho homem…Gostaria de conviver com outras pessoas em situações idênticas, não acho q seja segregação pois creio q todos tem liberdade de sair e resolver suas coisas no dia a dia, apenas a moradia q é comunitária, creio tbm q as pessoas se ajudam entre si, quem tá em melhor situação da uma forcinha a quem tá pior e por aí vai, tornando a vida menos penosa…Achei boa idéia, afinal em grupo somos mais fortes.

  93. Gostei muito achei muito legal
    Gostaria de ter mais informação
    Moro em Joinville sc

  94. Eliza dos Santos Moreira

    Vila Dignidade é uma enganação!Em Ribeirão Preto,uma cidade com mais de setecentos mil habitantes existe uma vila com doze casas , onde existe beneficiários que estão lá mais de seis anos e um critério duvidoso! Coisa de político para Inglês vê!

  95. QDO CAMPO GRANDE CAPITAL MATO GROSSO DO SUL TERÁ CONDOMINIOS PARA IDOSOS.??????

  96. Telma Tânia D Silva

    Oi bom dia gostaria de saber se na minha cidade São José,no meu estado Santa Catarina,tem esse benefício pra seus idosos.Se não, como faço pra ficar sabendo boa acolhida,esse abraço carinhoso pra seus idosos.

  97. Tenho 72 anos sou sozinha gostaria de maiores informações preferencialmente um lugar que não faça muito calor..
    Tenho algumas economias posso pagar . Por favor entrem em contato comigo. Meu zap 11 995063232.obrigada

  98. Lindalva de Oliveira Gomes

    Tenho 62 anos, achei muito boa ideia de um condomínio para idosos, o dia que tiver aqui em Itapeva – SP com certeza me interesso .

  99. Eleci Garcia de Mello

    Que maravilha, coisas desse tipo deveriam existir em todas cidades Bradileiras, pois clínicas, asílos, estão sendo depósitos de idosos. Familiares depositam a pessoa nesses lugares e somem. Mto triste e sofrido para os idosos. Amei, pena que na minha cidade, estado, não tem. Idosos merece carinho, amor e respeito. Parabéns aos criadores desse projeto. É isso tudo que o idoso precisa. Deus abençoe a todos. Grande abraço a todos.

  100. Que lindo pena que não tem no Rio Grande do Sul. Deveria ter um em cada capital grande abraço

  101. Maria de Fátima Santos

    Que beleza!
    Quero uma vaga para morar nesse espaço.
    Já que sou solteira, não tenho filhos e ser sozinha, preciso muito de um lugar desse para morar quando me aposentar agora em agosto próximo.
    Como farei, para garantir uma vaga?
    Muito agradecida!!!

  102. Janete Aparecida Gomes Martins

    Achei muito interessante gostaria de receber endereço. Das vilas digni5 tenho 57 anos e meu irmão 63.

  103. Paulo Roberto de Oliveira

    Há pouco estava me engajando em um projeto de Cohousing , mas tive que adormecer por algum tempo o desejo de morar em grupos e este lance de condominio me agradou, seu alguém souber de projetos de cohousing, coliving e ate de condomínios para a melhor idade to aberto.

  104. Por favor, onde fica a Unidade de Ribeirão Preto? É Vila Dignidade? Obrigada!

  105. Projetos com esse precisam ser iniciados no país inteiro. Estou lendo aqui muitos comentários de pessoas da terceira idade perguntando se nas suas regiões há algo parecido. No meu ver, se não há, essas pessoas podem tomar a iniciativa de se mobilizar, ao invés de procurar algo já pronto. Não espere que comecem, pra você aderir. Seja você o iniciador, o estimulador, o “começador”. Mesmo porque esses estilos de moradia não são um luxo, são uma necessidade urgente. Atualmente são de primeira necessidade, são coisas básicas e necessárias, urgentes mesmo. Amigos, precisamos acordar, arregaçar as mangas. E tomar cuidado com os aproveitadores. Muitos agentes imobiliários, que estão interessados apenas em vender áreas em lugares distantes e desvalorizados vão se apresentar como defensores da ideia e tentar empurrar terrenos encalhados. Nós, da terceira idade precisamos ficar atentos. Tenho 65 anos. Obrigado. Antonio Lopes. Paraná. Brasil.

  106. Moro em Belo Horizonte gostaria de saber se por aqui existe algo parecido com estas moradias. Este também é o meu sonho de vida. Ah resposta.

  107. JOAO CARLOS PIMPINATTI

    O mais importante são os preços. Não vejo nenhum.!

  108. ÂNGELA LUIZA BOMFIM DE OLIVEIRA ELITA

    Boa noite!!!
    Solicito por gentileza, me enviar informações sobre essas r
    residência para a terceira idade.
    Dessa já agradeço.

  109. Maria Helena Nina de Oliveira Santos

    Participantes da mesma opinião sobre essa maravilhosa iniciativa em Curitiba, Floripa e São Paulo!!Eu tenho interesse nessa iniciativa, embora ainda esteja vivendo com conforto e lucidez no Rio de Janeiro. Mas quem se interessar em ajudar a si próprios ou outras pessoas, por que não começamos a nos unir em volta da ideia para o nosso futuro próximo?
    Vamos constituir uma Associação Nacional de Idoso em defesa de nós mesmos e de outros que virão em número cada vez maior. Eu topo participar de um grupo iniciante e quem conhecer alguma iniciativa nacional ou mesmo estadual que já começou, se apresente. Que tal nos juntarmos e estudarmos a Lei e as possibilidades de criarmos esses condomínios de preço e recursos acessíveis em todo o país? Não vamos desistir, mesmo que os governos dos Estados não participem.
    Já tentei iniciativa com donas de casa a respeito dos preços abusivos dos Supermercados, depois a respeito do estado decrépito das calçadas no Rio e quase nem uma senhora aqui teve a coragem de se juntar a mim. Se formarmos um grupo forte em nível nacional, vamos crescendo e com ajuda de economistas , advogados, médicos, fisioterapeutas e psicólogos bem intencionados e com amor aos idosos, poderíamos avançar nas redes sociais e com encontros presenciais, congressos e outros eventos sem fundos lucrativos. Se alguém entender bem de Internet pode ajudar tb, jovens e maduros trabalhando juntos pelo bem-estar futuro de todos numa nação que está envelhecendo rápido. Eu sou uma entusiasta de 75 anos, saudável ainda e que colocará o celular ou email à disposição, caso necessário. Vamos ver se há adesão e seriedade e especialistas interessados. Aguardo contato dos iinteressados a começar por aqui. OK?

  110. Sônia Maria Paereira

    Parabéns a esta idéia maravilhosa. Eu gostaria de receber sempre as renovações dos condomínios. Não sei se um dia haverá algum local que me interesse. Muito obrigada.

  111. Gostaria de saber como me inscrever para São Paulo.
    Obrigada

  112. Vera Rejane Marafiga Moura

    Embora eu e meu esposo estejamos com 57 anos e fortes, e não temos filhos, acho maravilhoso uma comunidade como essas. A pessoa idosa em geral mora sozinha, não tem companhia. Os filhos cuidam da sua vida e muitas vezes não querem nem saber dos pais…. Conheço inúmeros idosos solitários, pois moram próximo a vizinhos que, por mais que sejam amigos, não satisfazem no que diz respeito a uma verdadeira companhia… Conversas prolongadas…. Almoço, janta, diversão, carinho… Estar sempre por perto… Entendo ser como uma grande família… Acho ótimo… Moro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, e gostaria que tivesse um projeto desses aqui. Parabéns pela iniciativa.

  113. Há tempo venho pensando como enfrentar a velhice daqui a alguns anos. Lendo está reportagem, somada a outra já de meu conhecimento, tive um “insight”. Sugerir ao filho Carlos Alexandre Hennrichs que, quando estiver com menos trabalho que então, elabore um projeto nesse sentido é apresente aos nossos governantes, pois, creio eu, que não é pequeno p número de idosos que necessitam ser assistidos nessa questão.

  114. DEVERIA EXISTIR NO BRASIL INTEIRO!

  115. WALDENICE PEREIRA RABESCHINI

    Por favor,
    Me interessei por este projeto e gostaria de algumas informações, para criar uma associação na minha cidade e quem sabe construir esse projeto….

  116. Bom dia! Fiquei impressionada com tudo que vi, tão bom se tivesse este projeto aqui no Rio de Janeiro. Mais pelo que sei nunca vi falar. Trabalhei até os 70 anos hoje tenho 76, e ficaria muito feliz que encontrasse um sossego deste.Obrigada. Olimpia.

  117. Fiquei impressionada com o projeto e gostaria de obter mais informações.
    Moro em Santos

  118. Gostaria de saber em quais cidades te. Esse projeto….obrigado!!!
    E parabéns …adorei…

  119. Uma iniciativa maravilhosa. Mas por que o nome Vila Dignidade? Não seria melhor Vila Felicidade?

  120. Maria Rosilde Ribera

    Fantástico!
    Na minha opinião o idoso quer o canto dele, quer sossego, e essa Vila é o que há para eles.
    Vocês estão de parabéns por conceder aos idosos, uma vida de sociabilidade!
    Eu tenho interesse em adquirir um local desse para eu morar.
    Qual e o procedimento para se conseguir uma moradia dessa nessas cidades de São Paulo?

  121. Nely Onofre Mota santana

    Tenho 66 anos e gostaria de morar em um lugar assim é simplesmente maravilhoso. Existe possibilidade da Bahia também existir um dia?

  122. Olá, boa noite! Gostaria de me comunicar com a Maria Helena, também sou do município do Rio e compartilho os mesmos interesses. Deixo e-mail para facilitar o contato, paranhosaline@hotmail.com

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.