Maiores de 70 têm níveis mais altos de bem-estar

Beatriz Nogueira da Cunha, de 72 anos, preenche o dia com muitas atividades

Beatriz Nogueira da Cunha, de 72 anos, preenche o dia com muitas atividades

Vista como um sinônimo de solidão e melancolia para muitas pessoas, a terceira idade mostra que pode ser uma fase feliz da vida. A pesquisa IBGE apontou, pela segunda vez, que os maiores de 70 anos têm os melhores níveis de bem-estar entre todas as faixas etárias analisadas. Eles alcançaram um índice geral de 0,69 na avaliação, superando os mais jovens em quase todas as dimensões analisadas.

Segundo a psicanalista Cleuza Bueno, a explicação para toda essa disposição pode estar na maior possibilidade dos mais velhos em fazer escolhas. O tempo livre e a ausência da pressão do dia a dia podem contribuir positivamente para a qualidade de vida nesta faixa etária.

– Mas isso vai depender muito da vida que a pessoa teve e da forma como ela se constitui hoje. Ser feliz na velhice também é uma consequência das experiências anteriores – pondera.

Fôlego extra

A escolha feita pela pedagoga aposentada Beatriz Nogueira da Cunha, de 72 anos, foi não ter tempo livre. Sua agenda lotada de compromissos se divide entre teatro, dança, musculação, jogo de câmbio (uma espécie de vôlei adaptado à terceira idade) e o trabalho voluntário na Associação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Capital.

– Saio de casa de manhã e só volto no fim do dia. Sempre fui assim, nunca gostei de ficar parada – orgulha-se.

Beatriz levava uma vida sedentária antes de se aposentar, há quase 20 anos. Foi na velhice que descobriu o prazer de fazer somente o que gosta, cuidar da saúde, do corpo e da mente. O segredo para o bem-estar, segundo ela, está em amar a vida.

– Eu gosto de viver, de ter sempre um desafio, algo para realizar. As atividades me fortalecem – revela.  Leia mais em zerohora.com.br

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.