Criada nos anos 30, meia de nylon faz 75 anos

Marilyn Monroe foi uma das que ajudaram a dar glamour às meias de nylon

Marilyn Monroe foi uma das que ajudaram a dar glamour às meias de nylon

Maya Santana

Assim como muitas das mulheres que ajudou a tornar as pernas famosas, a meia de nylon chega definitivamente à terceira idade: está completando 75 anos. Marilyn Monroe, Britt Ekland, Marlene Dietrich, Rita Hayworth, Ava Gardner e Sophia Loren estão entre as grandes estrelas do cinema que contribuíram para fazer da criação americana uma peça indispensável do vestuário feminino. A meia foi criada nos Estados Unidos pela DuPont, empresa que ganhou enormes somas de dinheiro com a sua comercialização.

A história da meia de nylon tem início em 1930, quando pesquisadores da DuPont passaram a estudar materiais que pudessem substituir a seda, com toda a sua suavidade. Depois de várias experiências, chegaram ao nylon, cuja produção marcou o início de uma nova era para as fibras sintéticas.

Par de meias de Marilyn Monroe arrematados em um leilão, em 2009

Par de meias de Marilyn Monroe arrematados em um leilão, em 2009

A meia só começou a ser comercializada de verdade em 1939. O primeiro teste de vendas foi feito com as mulheres dos funcionários da DuPont. Em três horas, os quatro mil pares de meias destinados à venda desapareceram. Só no primeiro ano, a empresa vendeu 64 milhões de pares.

Quando as lojas receberam suas primeiras encomendas, as mulheres precisavam saber como usar e como cuidar do acessório. A DuPont, então, fez este filme, dando as explicações:

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939/1945), o material usado na confecção das meias foi desviado para fazer produtos utilizados no esforço de guerra, como paraquedas. Mas logo as meias voltaram a ser encontradas nas lojas. A peça nunca perdeu o seu glamour, alimentado pelas mulheres mais glamorosas do mundo. Um par de meias usado por Marilyn Monroe chegou a ser arrematado em um leilão, em 2009.

Veja que bonito:

Compartilhe!

Um comentário

  1. uma maravilha de invenção. As pernas com meias de nylon ficam infinitamente mais bonitas

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.