Mulher muito mais jovem que o marido pode. Por que o oposto não?

Emmanuel Macron, 39, e Brigitte Trogneux, 54: sofrendo com as más linguas

Emmanuel Macron, 39, e Brigitte Trogneux, 64: sofrendo com as más linguas

Maya Santana, 50emais

O machismo campeia solto mundo afora. Machismo que acomete não apenas homens, mas tantas mulheres. Há também um desdém e um forte preconceito, manifestados em toda parte, contra a idade. Veja esse caso na França. Desde que Brigitte Trogneux, 64, surgiu no cenário, o que mais se comenta é a diferença de idade entre ela e o marido, Emnanuel Macron, 39, candidato do partido Em Marcha e o mais votado no primeiro turno das eleições francesas, no domingo, 21 de abril. Brigitte, avó de sete netos, tem 25 anos a mais do que Emmanuel. A diferença de idade causou não só espanto, como muitos comentários maldosos, absurdamente pejorativos. Esse tipo de reação está diretamente ligado ao fato de estarmos acostumados a ver sempre o contrário: homem com mulher muito mais jovem do que ele. Quer exemplos?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: 24 anos mais velho que a mulher Melania

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: 24 anos mais velho que a mulher Melania

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 70, é 24 anos mais velho do que sua mulher Melania, 46, com quem se casou em 2005. A discrepância na idade entre os dois mal foi mencionada durante a campanha eleitoral. François Hollande, 62, presidente francês, trocou a mulher, em 2014, pela atriz Julie Gayet, 44. Mais perto de nós, os números se ampliam: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha 46 anos quando sua atual esposa, Patricia Kundrat, 39, nasceu. FHC vai fazer 86 anos em junho. Outro membro do time é o presidente Michel Temer, que completará 76 anos em junho e é casado com Marcela Temer, nada menos do que 42 anos mais jovem do que ele. Alguém viu alguma manchete sobre a distância entre as duas idades? Quando é o homem o mais velho, isso não é notícia. No mesmo figurino, o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello,67, mantém uma dianteira cronológica em relação à atual esposa, a arquiteta Caroline Medeiros, 39, de 28 anos.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha 46 anos quando sua atual esposa nasceu

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha 46 anos quando sua atual esposa nasceu

Se a gente deixar os políticos de lado e quiser ampliar a lista dos homens conhecidos que passaram dos 60, 70, 80 anos e se casaram, namoram ou namoraram gente de muito menos idade, os nomes não param de surgir: Woody Allen, 81, vive desde 1996 com Soon-YI Previn, 46 – 35 anos separam os dois. Mick Jagger, 73, teve um filho (seu oitavo) no ano passado com a bailarina Melanie Hamrick, 29, 44 anos mais jovem. A cantora Celine Dion tinhan um companheiro, René Angélil (morto em 2016) 26 anos mais velho do que ela.

A bailarina Melanie é a mãe do oitavo filho de Mick Jagger, 74

A bailarina Melanie Hamrick, 29, é a mãe do oitavo filho de Mick Jagger, 74

Entre artistas brasileiros, temos Caetano Veloso,74, que ignorou os 26 anos a menos de Paula Lavigne, com quem viveu de 1986 até 2004. Chico Buarque chegará aos 73 anos em junho e também entrou no embalo: namorou por um bom tempo a cantora Thaís Gulin, 37, sem nem se importar com o espaço de 36 anos entre eles. Mais um? O ator Stênio Garcia, 85, mantém desde a década de 90 relacionamento com Marilene Saade, 49. A julgar pelas fotos dos dois, os 36 anos de diferença não têm sido empecilho para um bom relacionamento. O mesmo a gente pode dizer de Francisco Cuoco… A lista é extensa.

Caetano Veloso, 74, e Paula Lavigne: ele tem 26 anos a mais do que ela

Caetano Veloso, 74, e Paula Lavigne, 48: ele tem 26 anos a mais do que ela

Confesso que quando li a história do relacionamento de Emmanuel Macron e Brigitte Trogneux gostei muito. Exatamente por ser difícil, mesmo para uma mulher bonita, com ares de Jane Fonda, atrair homens mais jovens bem intencionados. Mas muita gente não perdoa Macron pela escolha de uma companheira mais velha. A incapacidade de compreender como um homem jovem, inteligente, rico e culto pode se apaixonar por alguém com tantos anos a mais é tamanha que chegaram a insinuar nas redes sociais que Macron só estava com ela porque é homossexual.

Leia também:
Brigitte, mulher de Macron, tem 25 anos a mais do que ele
O charme da mulher mais velha

Um jornal inglês se referiu aos dois como “casal estranho”. Mas ninguém destilou tanto fel em cima de Macron e Brigitte como Jan Mor, do jornal conservador Daily Mail. Num longo artigo intitulado “pode um homem que fugiu com a professora ser presidente da França?“, a polêmica colunista debocha, dizendo que Macron deve se perguntar: “Eis o meu dilema – como posso querer que o mundo me leve a sério, se todos pensam que sou um filhinho da mamãe, com uma mulher 25 anos mais velha do que eu?”

É ou não é puro machismo e um preconceito escancarado?

Compartilhe!

16 comentários

  1. Vivo isso…confesso que mtas vezes é desanimador,mas o preconceito maior não é dos homens é das mulheres!

  2. Vivemos numa sociedade machista, onde o número de oportunistas é muito grande, quando se vê um casal, como Macron e Brigitte onde ele é um homem bem sucedido político e financeiramente, é visto como fora dos padrões, ou até mesmo chamado-o de Gay, numa tentativa errônea de justificar tal união.

  3. Ainda bem que temos Elza Soares, Marília Gabriela, Suzana Vieira, Ana Maria Braga e Madona, entre outras, que namoram sempre homens mais jovens. Vou entrar para a lista. Detesto homens velhos. Um Caetano Veloso até que dava para encarar (rs). Mas Temer e Trump então, nem pensar!

  4. e pior ainda, quando entra a questão étnica, ai o preconceito vem a galope

  5. o preconceito maior é da ala feminina portanto essas mulheres que criticam geralmente sao mulheres que temem a vida, nao sabem amar e não sabem como ser feliz pois não existe formula para amar. Nem cor, nem sexo e muito menos idade maso diferente assusta e causa inveja pq ele foi ousado. Espero que mudem e consigam a paz interior agregada ao amor.

    • Ana Silva ,isso tem nome : machismo internalizado E essa sua idéia de que isso tem a ver com “amor”,está totalmente fora da realidade de como uma cultura misógina funciona manipulando os desejos femininos a se submeteram ás vontades masculinas. Vc nunca ouviu aquela que “mulher gosta de carácter e homem gosta de beleza”? E vc ainda cacha que existe “amor” nisso?

  6. Até eu que nem sou muito moderninha já tive um namorado 26 anos mais novo…. E foi louco de bom!!!

  7. “A julgar pelas fotos dos dois, os 36 anos de diferença não têm sido empecilho para um bom relacionamento. O mesmo a gente pode dizer de Francisco Cuoco… ”

    Seria muito bom,mas muito bom mesmo se nós mulheres tivéssemos mais senso crítico e parássemos de ficar procurando “algo positivo” no machismo. Essas bizarrices só acontecem porque nós mulheres somos culturalmente forçadas a achar isso normal. tem casos aí que beira a pedofilia. E eu na idade da Marcia Temer,NUNCA IRIA com um home tão mais velho e tão ridículo. Pergunte para qualquer garota de 20 anos se ela se deitaria com o Temer! Achei o texto muiro razo e sem noção da real realidade opressiva que promove tais bizarrices. Chamar isso de “amor” é no minimo ingênuo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*