Nasce o Diário de Maya, um espaço meu e seu no 50emais

Um vírus vindo da China, ainda pouco conhecido, mantém a humanidade refém

Há muito venho pensando numa maneira de me aproximar mais de você que visita o 50emais e tem curtido o blog nesses seus 10 anos de vida. Assim, tendo em mente o estreitamento do nosso contato, decidi criar esse Diário de Maya: um espaço novo que vou preencher com notas, observações, mensagens endereçadas a mim pelos internautas, contar casos e comentar o que considerar relevante, sem alterar a estrutura do blog. O 50emais continuará oferecendo os melhores artigos e reportagens sobre assuntos de interesse das pessoas que, como eu, já  deixaram os 50  para trás.

E o Diário de Maya nasce exatamente nesse momento único na história, quando nos tornamos reféns de um vírus estrangeiro aterrorizante, que ameaça a todos indistintamente. Obrigados a  nos recolher em nossas casas, mantendo o mínimo de contato físico com o mundo exterior, precisamos lançar mão de nossa força interior e de toda criatividade, para vivermos dias tranquilos e produtivos.

A atriz Maitê Proença preenche o tempo da quarentena arrumando casa

Hoje, recebi de uma amiga de São Paulo um e-mail contando como ela está enfrentando os dias, sozinha, no apartamento em que mora:

“Varro a casa todos os dias e depois passo pano com sabão e água sanitária. Raramente saio de casa. Se saio, na volta não entro com sapato.  E penduro minha roupa na área de serviço. Meu filho faz as compras para mim.

Um tédio. Nem sei o que seria de mim sem meus quatro gatos. Eles  é que alegram meus dias. Não consigo me concentrar em leituras. Procuro afastar os pensamentos ruins, mas a alma tá sofrida.

Procurei na internet informações sobre este vírus.Ainda não estou satisfeita,  mas descobri o seguinte: ele não é um ser vivo! Logo, não podemos matá-lo. 

Na verdade, é uma molécula com uma camada de gordura por fora. É por este motivo que a água e sabão são  tão eficientes  para eliminar esta gordura. Faz sentido: quando lavamos a louça engordurada precisamos de muito sabão ou a gordura não sai.

O pior de tudo é a morte provocada pelo vírus: a pessoa não consegue respirar, morre sufocada. Então agora estou fazendo exercícios respiratórios. Recomendo  q  todos façam. Entrem na internet e vão encontrar um montão deles. São simples e eficientes. 

Acho q esta será a maior tragédia do século 21. Falta bom senso aos nossos dirigentes.

Que momento triste nós vivemos! 

Sempre me pergunto: como o homem vai a lua, cria a bomba atômica, a internet,  e não consegue dar cabo de um vírus?”

No Diário de amanhã, vou contar para você como estou vivendo esses dias de quarentena, na casa da minha família, nos arredores de Belo Horizonte. Mande o seu relato para o 50emais – contato@50emais.com.br. E a gente publica aqui.

Para fechar, Elis Regina cantando Cartomante. “Tão apropriada pros dias de hoje. Elis, cuja roupa parece a de uma mãe de santo estilizada, exorcisando todos os demônios. Será profecia de Ivan Lins e Vitor Martins? A letra é profética.  Caia o rei!” Escreveu a amiga que enviou o vídeo de Elis pelo WhatsApp.

Preste bastante atenção na letra:

Compartilhe!

4 comentários

  1. Ebaaaaa! Sempre quis q você escrevesse um blog. Faça crônicas, contos, prosas,.. Seremos nós os ‘ganhadores’

  2. Que legal! Mais interação e mais experiência….

  3. Maria Elisa Santana

    Que ótimo, Maya, as pessoas poderem participar contando um pouquinho do que elas passam nestes tempos que nunca vimos igual.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.