O homem que colecionava árvores

Ele sempre gostou de colecionar. Objetos. Ferramentas. Selos. Mas a paixão pelas árvores o afastou das outras coleções. Até mesmo da mulher

Elza Cataldo, 50emais

Ele sempre gostou de colecionar. Objetos. Ferramentas. Selos. Mas a paixão pelas árvores o afastou das outras coleções. Até mesmo da mulher. No pequeno apartamento onde moravam, nem a estreiteza da convivência aproximava os dois. Solidão em poucos metros quadrados. Ele buscou a companhia das árvores.

A minúscula área de serviço foi suficiente para ele instalar um viveiro. Era habilidoso. Construiu prateleiras de madeira e conseguiu multiplicar o ar. Tudo muito organizado: as mudas acolhidas em saquinhos de leite. Era econômico. Lavava cuidadosamente as embalagens vazias e delas fazia seu hectare de terra. Terra muito fértil. As árvores cresciam frondosas e floridas impecavelmente enfileiradas.

Quando o filho nasceu elas já estavam com três metros de altura. Era bom pai. Falava com o filho como falava com as sementes. Ao seu lado, tudo florescia. Menos a mulher.

– Esta aqui é pau-brasil. A árvore que deu nome ao nosso país. Se não cuidarmos dela seremos uma nação de anônimos. Esta aqui é jacarandá. A que resulta em móveis sólidos. Embora sua solidez esteja cada vez mais sustentando famílias estrangeiras. Esta aqui é ipê. Ela guarda tão bem seu segredo dourado que é preciso muito tempo para merecer sua beleza.

O filho foi crescendo. Começou a andar para passear junto com o pai entre as árvores. Aprendeu a ler para decifrar a espécie de cada uma delas. Na saída da escola pegava a mão do pai, apressado.

Assim que ultrapassavam a porta do apartamento eram recebidos por uma enorme floresta. O pai já não tinha mais que dividir os parcos metros quadrados com a mulher. Ela partira para cultivar os seus próprios segredos.

Elza Cataldo é cineasta.

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.