Os benefícios da uva para a saúde e a beleza

Preparativos para o banho de imersão no vinho com óleos essenciais

Preparativos para o banho de imersão no vinho com óleos essenciais

As muitas vantagens de se consumir uva são detalhadas neste artigo de Lilian Monteiro, publicado pelo Estado de Minas. A julgar pelo artigo, a uva tem poderes quase mágicos:é rica em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, e vitaminas C e do complexo B. Além disso, possui o resveratrol, substância que faz maravilhas no organismo.

Leia:

Hieróglifos no Antigo Egito recordam o cultivo de uvas. A história atesta que povos antigos da Grécia, Fenícia e Roma cultivavam a fruta para alimentação e produção de vinho. Na Bíblia, elas são mencionadas pela primeira vez na fazenda de Noé. E ainda são ligadas aos deuses Dionísio e Baco. As uvas são especialmente simbólicas, vistas sob vários significados e, nos tempos atuais, exaltadas pelos benefícios à saúde e à estética.

A nutricionista funcional Junia Bethonio enfatiza que a uva é estudada desde a mitologia grega, quando Baco recebia de lindas mulheres cachos de uva na boca. Rica em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, e vitaminas C e do complexo B, ela é valorizada pelo fitoquímico polifenol resveratrol, substância cardioprotetora, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição de formação de coágulos sanguíneos, na prevenção da trombose e, por ser antioxidante, é amiga da longevidade ao prevenir o envelhecimento. E é uma substância anti-inflamatória. Segundo Bethonio, “a uva vermelha tem mais resveratrol”.

Como não gosta de indicar álcool a ninguém, Junia destaca que basta um copo de suco de uva integral para obter os benefícios do resveratrol. “É suficiente.” A nutricionista lembra que a beleza e o bem-estar vêm de dentro para fora e, hoje em dia, além do suco, a substância está presente até em cápsulas e balas. Sem falar que a fruta trata a pele com resultados a olhos vistos. “Na vinhoterapia, a pele absorve o resveratrol e agradece. Um banho de imersão hidrata, previne envelhecimento e regenera as células. Vale ressaltar que a uva tem vitaminas, minerais e frutose, que é carboidrato, gera energia e alimenta.”

De acordo com o resultado de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Universitário Metodista IPA, do Rio Grande do Sul, em 2014, o suco de uva puro pode ajudar a perder a barriga, dilema de homens e mulheres, como prevenir doenças. O suco protege o fígado, o coração, o sistema nervoso central e o cérebro, além de aumentar a imunidade do organismo e a longevidade. Para especialistas, o ideal é incluir o suco integral na alimentação diária. Clique aqui para ler mais.

0 Compart.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios. *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.